O detector de plágios no jornalismo

O detector de plagios.

Do Jornalistas da Web, via twitter

25/02/2011 – 12:02:43
Site detecta jornalismo copia e cola no meio online

Churnalism.com vasculha a mídia britânica a fim de encontrar vestígios de releases

Imagem ilustrativaR
IO DE JANEIRO (Da Redação), 25 de fevereiro – AMedia Standards Trust, organização sem fins lucrativos voltada para a promoção de padrões de qualidade da imprensa, lançou nesta semana o site Churnalism.com, que tem por objetivo ajudar o público a distinguir o jornalismo original do “churnalism” (algo como jornalismo batido ou jornalismo processado), termo que designa a prática do jornalismo constantemente baseado em press releases.

A ferramenta, centrada na mídia britânica, possibilita, por exemplo, comparar um press release com mais de 3 milhões de artigos publicados por sites de veículos britânicos, como BBC e Sky News, desde 2008. Através do serviço, é possível saber qual porcentagem de um release foi copiado e colado em matérias. O usuário também pode navegar entre exemplos de cut & paste salvos por outras pessoas ou coletadas automaticamente pelo site.

Segundo o diretor da Media Standards Trust, Martin Moore, o serviço contribui para com a transparência dos veículos. “Organizaões noticiosas podem ser muito mais transparentes em relação às fontes de suas matérias, mas muitas delas ainda não são. Esconder a relação entre press releases e notícias não faz parte dos interesses do público”, diz.

Exemplos do chamado “jornalismo copia e cola” também podem ser compartilhados via Twitter e Facebook através do site. JW.

Tags: churnalismchurnalism.cominglaterrajornalismoreino unidouk.

http://www.jornalistasdaweb.com.br/index.php?pag=displayConteudo&idConte…

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador