O dia em que Boris equiparou a CNN ao Jornal da Cidade, por Luis Nassif

No Brasil, ocorre o contrário. Graças a Boris Casoy, a CNN Brasil passou a desempenhar o mesmo papel da Fox News nos Estados Unidos.

Divulgação CNN

O modelo Fox News de atuação política manifestou-se na primeira eleição de Barack Obama. A Fox News criava factóides que se espalhavam pelas redes sociais.

Na época, o grande contraponto foi feito pela CNN, que se esmerou em fazer jornalismo e em rebater as falsificações da Fox News.

No Brasil, ocorre o contrário. Graças a Boris Casoy, a CNN Brasil passou a desempenhar o mesmo papel da Fox News nos Estados Unidos.

Na semana passada, o Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, proibiu 16 pessoas de utilizarem as redes sociais para difundir o boato de que a cúpula do PT, associada ao PCC, estaria por trás da morte do ex-prefeito de São André, Celso Daniel.

Antes disso, o Ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça, havia feito julgamento similar.

Jornal GGN produzirá documentário sobre esquemas da ultradireita mundial e ameaça eleitoral. Saiba aqui como apoiar

“No vídeo divulgado pelo Canal “Dr. News”, da plataforma Youtube, o Deputado Federal Otoni Moura de Paulo Júnior promove uma ligação direta entre a morte de Celso Daniel e a “cúpula petista”, que supostamente aproveitava do dinheiro proveniente de atividades criminosas praticadas pelo PCC.

O Parlamentar chega a afirmar que “o mesmo STF que liberou o Lula, que liberou o Lula ladrão, é o mesmo STF que acolhe agora essa delação de Marcos Valério mostrando a sinergia do mal que havia entre o PT e o PCC”. Referido vídeo é acompanhado de texto que ratifica a desinformação, nos seguintes termos: “Descobriram PROVAS do envolvimento de LULA, STF com PCC para Golpe milionário…”.

Patente, portanto, a participação do Deputado Federal Otoni Moura de Paulo Júnior na disseminação das notícias fraudulentas veiculadas pelo “canal de youtube DR News”.

A divulgação feita pelo Jornal da Cidade, por meio de sua revista “A Verdade”, ilustra o pré-candidato Luis Inácio Lula da Silva vestido com uma faixa, lembrando a presidencial, contendo as siglas do Partido dos Trabalhadores e da organização Criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), em clara alusão ao pleito eleitoral que se avizinha, chegando a propor que o ex-presidente seja “o candidato do crime organizado”.

Nesse contexto, nesse juízo preliminar, a responsabilidade pela veiculação e divulgação das notícias fraudulentas direciona-se ao canal de youtube “Dr News”, ao Jornal da Cidade (revista “A Verdade”) e ao Deputado Federal Otoni Moura de Paulo Júnior.

A divulgação de fato sabidamente inverídico, com aparente finalidade de vincular a figura do pré-candidato a atividades de organização criminosa, como no caso, parece suficiente a configurar propaganda eleitoral negativa, na linha da jurisprudência desta CORTE, segundo a qual a configuração do ilícito pressupõe “ato que, desqualificando pré-candidato, venha a macular sua honra ou a imagem ou divulgue fato sabidamente inverídico” (AgR-REspe 0600016-43, Rel. Min. LUIS FELIPE SALOMÃO).”

Ora, esse boato é divulgado periodicamente pela CNN, através de seu comentarista Boris Casoy, Mas tem a blindagem da CNN para escapar das sanções de Moraes.

De qualquer modo, a lista de Moraes coloca Boris – e a CNN – em pé de igualdade com os seguintes propagadores dessa fake news, entre outros.

  1. Deputado Otoni Moura de Paula.
  2. Jornal da Cidade.
  3. Flávio Bolsonaro.
  4. Carla Zambelli
  5. Jornal Minas Acontece
  6. De News.
  7. Titio 2021

Pelas informações de colegas, o método de trabalho da CNN é uma área de checagem, que checa as informações antes de ir para o ar. Alguns reclamam que esse trabalho atrasa o “furo” mas, de qualquer modo, é uma garantia de qualidade.

O que explica, então, Boris difundindo informações livremente, que o próprio STF acaba de qualificar como fake news, sem ser corrigido? O que está por trás desse anti jornalismo que transforma a CNN Brasil em uma cópia da Fox News?

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

marcelo milanez da silva

- 2022-07-23 09:50:56

BORIS PICARETA CASOY, VOCE É UMA VERGONHA

Camilo

- 2022-07-18 19:46:19

O sonho do meu sogro era ficar velho igual ao pai dele. As vantagens da velhice (segundo ele) é ouvir o que quer (fingindo de surdo) e falar os cantâros (pois velho ninguém escuta). Entre outras vantagens estava poder peidar a vontade em qualquer ambiente. Essas grandes redes usam o mesmo sistema. Contratam idosos que deveriam estar curtindo a aposentadoria e a família, mas continuam a espalhar suas mágoas pelos 7 cantos. Sob o manto do "os comentários não refletem necessariamente a opinião da empresa" continuam azedando o ambiente com suas flatulências. Às vezes saem de casa em uniforme militar, pois o pijama está lavando.

José de Almeida Bispo

- 2022-07-18 14:43:47

O feitor de garis? (Lembra o Casa de Ciganos, de Debret?) Agente do CCC? (Lembra o Roda Viva?) Não se espere nada de valor. Dele e de quem com ele se conluiar.

Leonardo Marques Francisco

- 2022-07-18 14:33:39

Doia na alma ver políticos progressistas, na maioria petistas, fazerem fila para ser entrevistado por esse reacionário " light". Passava a ideia de um falso pluralismo político. Eduardo Suplicy, Luíza Erundina, pra citar alguns. O próprio Zé Dirceu, que nunca foi ingênuo na vida, chegou a afirmar que este decadente, decaído jornalista era o melhor na sua área. DOEU!!!!!!!!! Parei de assisti-lo e levá-lo a sério, quando da compra do avião da Presidência pelo Lula, o cínico defendia que o presidente usasse avião de carreira. Fim da picada. O presidente da então Oitava economia do mundo, depois veio a ser Sexta, passando a Inglaterra, viajar pelo mundo de avião de carreira. Avião exclusivo só então para João Dória, Luciano Huck, Luciano Hang. Estes caras podem ter avião exclusivo, a presidência do Brasil, NÃO! Então, tá!!! Este é apenas um exemplo singelo das asneiras propaladas por esse senhor de ascendência judaica defensor do fascismo tupiniquim.

Manoel

- 2022-07-18 13:26:43

Borís sempre foi um canastrão . Sempre tentou passar como isento . mas não foi muito longe . e já em outra emissora mostrou quem é ,pois um " mentiroso" não consegue mentir o tempo todo. Sempre tive os dois pés atrás com o Boris e as Forças Armadas . Para mim dois blefes .

Pindorama

- 2022-07-18 12:55:25

E houve época, Nassif, em que você acreditava que a CNN traria um novo modelo de jornalismo. Eu sempre desconfiei dela, com aqueles debates pífios etc. Mas o telejornalismo ficou pior: surgiu a Jovem Pan. E a GloboNews (logo ela) virou o jornalismo mais equilibrado (ou, melhor, menos tendencioso). É o retrato da nossa desgraça.

Carlos

- 2022-07-18 12:42:33

Com isso, será que a Wikipedia Brasil vai colocar a CNN Brasil como fonte não confiável? ;-)

jossimar

- 2022-07-18 11:35:43

A CNN consegue ser MUITO pior que a globonews. Auto elogios não bastam para fazer bom jornalismo. Dizem que está mal da pernas. Que quebre logo e volta para o lixo de onde saiu.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador