O equilíbrio de gênero na mídia brasileira

Jornal GGN – Diretoras da Agência Nacional do Cinema (Ancine), participaram de um encontro, promovido pela Federação das Indústrias do Rio Janeiro (Firjan), para debater a representação de gênero no cinema e na televisão brasileira. A recente análise de mercado feita pela Ancine evidenciou dados quantitativos que auxiliam esse debate. Por exemplo, 23% são os roteiros criados exclusivamente por mulheres e 41% são as produções executivas exclusivamente feminina.

O filme Juno [trailer] e a diretora Debora Ivanov [palestra] são exemplos. “A pesquisa mostra que a presença feminina é maior em documentários e obras de curta duração. Mulheres têm menos acesso a obras de alto investimento”, diz Debora Ivanov à Folha de S. Paulo (aqui). Flávia Villela, da Agência Brasil, produziu reportagem sobre o encontro, veja a matéria aqui.

Em 2016, o debate sobre diversidade esteve presente no maior evento audiovisual do planeta, o Oscar. Com denúncias da ausência de negros na disputa pelo Oscar de melhor ator e atriz, alguns optaram por boicotar o evento como forma de luta. A organização materializou o debate no discurso de abertura de Chris Rock, veja abaixo cortes feitos por Felipe Pereira:

https://www.youtube.com/watch?v=nhTKCy5VQMY width:700 height:394

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador