Professora da USP recusa convite para participar de programa da Globo

Do Conexão Jornalismo

Chamada a participar de programa na Globo, nutricionista diz “não”

Da Redação

A onda de dizer “não” à TV Globo diante de convites para participar do jornalismo na emissora tem se repetido com frequência. A nutricionista Patrícia Jaime, professora do Departamento de Nutrição da USP, foi o último caso tornado público e pelas mesmas razões alegadas por especialistas anteriores: o engajamento da Globo no processo golpista que ameaça tirar do poder o governo democraticamente eleito de Dilma Rousseff. Patrícia, uma das mais renomadas profissionais do país, explicou seus motivos na sua página do Facebook.

O problema maior que os produtores da Globo estão enfrentando é que os convidados em geral pedem para que os convites sejam encaminhados via e-mail. A partir daí eles ficam à vontade para recusar e usá-lo como prova de que de fato ocorreu. Mas este não é o drama maior da emissora: como os melhores profissionais estão dizendo “Não” a Globo, a orientação é para que chamem entrevistado de segundo ou terceiro escalão. 
Trata-se dos profissionais que em situação normal não seriam nem sequer chamados. Assim, comooportunidade de aparecer na mídia, tais profissionais não hesitam em aceitar. O problema é a qualidade do que é dito no ar…

Veja a manifestação de Patrícia Jaime.

Chegou a minha vez de dizer não à Rede Globo

Hoje recebi um convite para participar, mais uma vez, de um programa matinal da emissora para falar sobre alimentação, com o tema “SAL, AÇÚCAR E GORDURA”.
Reproduzo a resposta que dei ao convite, sem aqui expor a pessoa da produção que estive em contato.

Olá XXXXX, 
Agradeço o convite. Poderia falar com você, mas participar do programa não será possível. Tenho visto com preocupação a linha editorial que a Rede Globo vem adotando na cobertura do momento histórico que vivemos. No passado, a emissora já se colocou contra as conquistas democráticas do Brasil e me parece que a empresa segue no mesmo sentido.
Mesmo não sendo o tema em questão diretamente relacionado à agenda política, mas, por outro lado, em reconhecimento aos avanços recentes que tivemos em questões nutricionais no país, eu não me sentiria confortável com a colaboração neste momento. 
Antes de ser pesquisadora em nutrição e saúde pública, sou uma cidadã comprometida com a defesa da democracia em meu pais.

Atenciosamente,
Patricia Constante Jaime Professora do Departamento de Nutrição ­Faculdade de Saúde Pública ­/ USP

Redação

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu também quero

    Eu também quero receber um convite da Globo, nem que seja para falar sobre o poder hipnótico das formigas, só para responder com um sonoro “NÃO”!

  2. A emissora golpista não

    A emissora golpista não precisa de ninguém. Ela fará,como sempre fez,coloca algum profissional qualquer e diz que trata-se de um especialista.

    O problema esta com os zumbis,que assistem a emissora golpista. É preciso quebrar este encanto e acordar estas pessoas para a realidade golpista da emissora.

  3. O desespero

    da Globogolpista e das outras máfias midiáticas reside no fato de que, se o golpe não vingar, de modo que possam ter aportes bilionários de recursos públicos nos próximos meses, elas vão à falência total antes de 2018.

  4. É compreensível o boicote à rede Globo

    Trata-se de uma rede mentirosa, partidária, golpista, fascista e hipócrita. Participar de programas dessa rede é de certa forma ser conivente com o comportamento dela. Além disso, existem vários exemplos de “edições” de gravações em que a fala do entrevistado é criminosamente colocada fora de contexto para justificar a posição ideológica dessa rede. Exemplo recente: a entrevista do Ministro Marco Aurélio do STF.

  5. Lucidez

    Muito lúcida a resposta dessa professora, está de parabéns. Em alguns casos (como neste momento em que vivemos) isenção e alheamento são uma covardia indigna.

  6. Esse comportamento das

    Esse comportamento das pessoas de se negarem a dar audiência a uma emissora que tem um comportamento nada republicano é muito importante.

    Com o tempo as pessoas irão perceber que o comporatmento da Globo é contra o Brasil e sua gente.

  7. Pode parecer estranho, por

    Pode parecer estranho, por ser bem mais nova do que eu, mas fui seu aluno.

    Já gostava dela (não me reprovou!), agora, mais motivo para gostar.

    Parabéns “fessora”!

  8. Continuamos

    Continuamos #boicotarosanunciantesdaglobo

     

    Mande sua mensagem para os SAC das empresas.:

     

    UNILEVER

    NATURA

    GUARANÁ ANTARTICA

    HAVAIANAS

    SEARA

    SADIA

     

  9. É muito importante o

    É muito importante o posicionamento desses acadêmicos contra a linha editorial golpista e fascista da rede globo. Espero que os colegas, alunos e amigos da professora Patrícia Jaime siga seus passos. Não aceitar convite, não assistir e, na medida do possível, boicotar produtos dos anunciantes.

  10. “O problema é a qualidade do

    “O problema é a qualidade do que é dito no ar…”

    Curiosa essa frase. Alguma vez teve qualidade com o que foi dito no ar nessa tv?

    Eu não assisto a essa m… há uns 20 anos.

  11. Hoje colocaram o Marcelo Tás

    Hoje colocaram o Marcelo Tás na programação da CBN para se convencerem de que o golpe não é golpe. Já esta começando a cair a ficha deles.

  12. Nesses momentos me sinto mais cidadão

    Parabéns, Patricia Constante Jaime

    Seu gesto simples emoldura lindamente uma ação de cidadania cujo objetivo é a manutenção e fortalecimento da democracia.

    Muita dignidade, e sem afrontas.

    Um abraço respeitoso em você e em todos os seus famílias.

    Grande mulher!

  13. O que está em jogo é a DEMOCRACIA

    Parabéns professora pelo seu posicionamento. A globo presta um desserviço para a sociedade brasileira.

  14. um boicote à programação da globo

    Acho que está na hora de um boicote à programação da globo. Podia ser um programa com data e hora específica., tipo na hora do Jornal Nacional. Ibope indo para zero. Acho que se houver mobilização pela internet é possível.Se for uma novela é mais dificil.

  15. Nassif precisa fazer um

    Nassif precisa fazer um painel com quem já disse não à Globo esse ano, depois que emissora golpista, corrupta e tudo o mais de pior emcampou o golpe contra 54 milhões de elitores.

     

    Parabéns a esta cidadã.

  16. Desligar a Globo em bares e restaurantes
    Existe alguma campanha para desligar a tv em locais públicos ? Por que todos são obrigados a comer vendo novela ?

    1. Tv ligada em locais publicos na hora do almoço.


      Hoje pensei exatamente isso e sabe o que fiz? fui ao gerente e perguntei se ele não tinha um canal fehado e esporte, musica clips etc. e ele mudou e o povo amou. ale´m do mais noticia ruim tragedia e hiprocrisia na hora do almoço faz mal a saúde.

  17. A Globo está divulgando a

    A Globo está divulgando a venda de caixas com mais de 02 CD’s, alguns com 04, de tudo que foi sucesso, como novelas, seriados, Elvys Presley, e tantos outros do mundo da  música. Isto é um jeito de aumentar o capital porque as coisas não andam muito boas paraa Globo.

  18. Globo, não vejo, nunca mais

    Globo, não vejo, nunca mais vou ver e tenho pena de que vê. Incluo aí todos os canais pagos ligados a familia Marinho.

  19. Parabéns, Professora!

    Caríssima Professora!

    Sua posição de altivez frente à essa TV Globo que trata a todos nós brasileiros como amestrados, como meros abanadores de rabo, contribui em muito para a afirmação da nossa dignidade.

    Fiquei emocionado com o seu texto

    Muiiito obrigado e parabéns!

     

  20. Antes de ser pesquisadora em

    Antes de ser pesquisadora em nutrição e saúde pública, sou uma cidadã comprometida com a defesa da democracia em meu pais.

     

    Pelo visto a preocupação da doutora com a saúde pública não é tanto assim…..triste miturar política com saúde da população….

    1. Como é?
      Então “política” e
      Como é?
      Então “política” e “saúde pública” não têm nada a ver um com o outro?
      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  21. professora da usp recusa convite para participar de programa da

    Profª Patrícia, você continua coerente com seu trabalho engajado! Sem democraia não há saúde! Continuo sua fã!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador