Recheado de críticas políticas, desfile constrange Globo, por Mauricio Stycer

“Do camarote da Globo, onde narravam o desfile, Fátima Bernardes, Alex Escobar e Milton Cunha reagiram com comedimento ao surpreendente protesto”
 
imagem_1_22.jpg
 
 
Blog do Mauricio Stycer – UOL
 
Desfile recheado de críticas à política constrange narradores da Globo
 
Maurício Stycer
 
A Paraíso da Tuiuti passou pelo Sambódromo, neste domingo (11), com um desfile de forte crítica social e política. O tema principal, expresso no título do samba, “Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?”, era a ideia de que a exploração dos escravos prossegue, de outras formas, nos dias atuais.
 
Na parte final do desfile, um carro trazia, no alto, um homem com a faixa presidencial, intitulado “vampiro neoliberalista” – uma alusão crítica ao presidente Michel Temer. Uma ala, chamada “Manifestoches”, com passistas de patos, sugeria que manifestantes foram fantoches em protestos políticos. Outra ala lembrava do trabalho informal, numa referência explícita à reforma trabalhista.
 
Do camarote da Globo, onde narravam o desfile, Fátima Bernardes, Alex Escobar e Milton Cunha reagiram com comedimento ao surpreendente protesto, como se estivessem constrangidos. “As desigualdades vem vindo até os dias de hoje”, disse Fátima. “Muitas confecções usam trabalho escravo”, observou. “Os manifestoches”, leu ela, ao ver passar a ala com os patos, sem dizer mais nada. “Manipulados”, acrescentou Milton.
 
O constrangimento se repetiu diante da crítica ao presidente. “O vampirão”, disse Milton. Alex Escobar apenas riu. E Fátima observou: “É o regime de exploração nos mais diversos níveis”. Um pouco depois, Escobar disse o que todos viam: “Tá com a faixa de presidente esse vampiro”. E Fátima idem: “Vampiro neoliberalista”.
 
Encerrado o desfile, o camarote da Globo recebeu vários participantes do desfile da Tuiuti – mas nem o vampiro, nem os “manifestoches” foram assunto das entrevistas.
 
Redação

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Próximo passo: pressionar os jurados

    Wagner Homem

    31 min · São Paulo ·  

    Olha o jornalismo da Globo aí, gente! Em 1984 ignorou,enquanto pôde, o 
    movimento das DIRETAS JÁ
    A globo está exibindo um especial sobre o desfile de domingo. Fiquei trabalhando com a tevê ligada. Passaram algumas escolas e os comentaristas falavam mais do que a boca. Quando chegou a vez da Paraíso do Tuiuti me postei diante da telinha. Entrevistaram um dirigente da escola. Absolutamente inaudível. E só. Nenhum comentário. Nem close das críticas. NADA. Intervalo. Novas escolas com carradas de comentários.
    Quem consegue voltar ao trabalho depois de tamanha agressão?
    Vou toma uma.

    Acrescentando: 

    1) assim como em 1989, a Globo editou o desfile da Paraíso do Tuiuti. Ali Kamel de plantão no carnaval;

    2) próximo passo: tapetão. Pressão monumental sobre o corpo de jurados para mandar a escola para o segundo grupo. 

  2. O silêncio dos comentaristas

    O silêncio dos comentaristas globais durante os momentos em que Manipuloches, escudos-CLT e o temer vampiro passavam foi ensurdecedor… Os caras até enchem o saco de tanto que tentam explicar cada fantasia, cada ala, cada carro alegórico, mas, naqueles momentos, só um deles arricou a dizer que o vampiro usava faixa presidencial. A anestesia do povo está começando a passar.

  3. Fez um belíssimo desfile, mas
    Fez um belíssimo desfile, mas acho difícil que consiga voltar no sábado das campeãs. Vão arrumar uns Moros para julga-las.

  4. De repente do nada os

    De repente do nada os comentaristas da Globo que estavam comentando um desfile de escolas de sambas pareceu estar comentando um velório. Mas é isso mesmo o povo enterrou o golpe.

    A sorte dos golpistas é que o júri é  tipo TRF-4. Só que em algum momento ignorar o que o povo quer vai dar ruim. A despeito de toda passividade do brasileiro. Em algum momento entorna o caldo.  

  5. Globosta em polvorosa…

    Provavelmente a direção de porcalismo da Globosta se reuniu com a LIESA para que no desfile de hoje a noite ocorra coisas espetaculares para tirar o foco do grandioso desfile da Tuiuti .

    Que tal colocar uma ala com 50 modelos nuas sambando dentro de grandes piscinas ?

    Ou um casal de passistas com mais de 80 anos sambando num carro a 20 metros de altura ?

    Ou uma rainha de bateria NUA levitando na avenida ?

    Algo muito espetacular terá que acontecer hoje a noite…Nem que o rei momo seja flagrado transando com uma modelo/atriz famosa .

  6. NÃO HOUVE GOLPE… ENTÃO PORQUE O CONSTRANGIMENTO???

    Já pensou se existisse uma mídia minimamente imparcial no Brasil…

    A Globo sabe muito bem que a mão que manipula os fantoches é a dela… que lançou o país na lama!

  7. NÃO HOUVE GOLPE… ENTÃO PORQUE O CONSTRANGIMENTO???

    Já pensou se existisse uma mídia minimamente imparcial no Brasil…

    A Globo sabe muito bem que a mão que manipula os fantoches é a dela… que lançou o país na lama!

  8. Um País sob Censura!

    Vivemos num país sob censura dos meios de comunicação! E o Estado nem precisa censurar. Assim, não existe Democracia. Censura total do Poder Midiático. Precisamos denunciar isso em todos os lugares, em todas as horas, dentro e fora do Brasil. Socorro!!!

  9. Pois eu tenho uma idéia. O PT

    Pois eu tenho uma idéia. O PT deveria fazer uma vaquinha para levar parte desse desfile na caravana do Lula que começa no Rio Grande dos Sul. Seria a apoteose.E o carnaval deveria ser prolongado até as eleições. Eles vêm com tramóias e Moros, nós chegaríamos com a música invadindo a cidade. ‘O morro não tem vez, o que ele fez já foi demais. Mas olhem bem vocês, quando derem voz ao Morro, todo Brasil irá cantar” Não é só a cidade. É o Brasil, vai dar Brasil, vai dar PT! Aê!

  10. NUNCA SE ESQUEÇAM: A OBRA DE

    NUNCA SE ESQUEÇAM: A OBRA DE BRIZOLA E DARCY RIBEIRO, TÃO CRITICA NA ÉPOCA ATÉ POR ESQUERDISTAS, SERVIU DE BASE PARA  DAR O GRANDE GRITO DE PROTESTO..PARABÉN ESCOLA TUIUTI

  11. A Globo sabe que pode perder o controle da situação de repente

    Apesar da Globo ser a empresa mais influente no Brasil esses episódios mostram bem o quanto eles tem medo de perder o controle da situação.

    O Brasil ficou tão imprevisível que se algum acontecimento “acordar” o povo pode ocorrer uma nova reviravolta e jogar a manipulação da emissora na lama.

    Esse tipo de ocorrido poderia ser facilmente revertido pela equipe da Globo. Eles tiveram tempo para se preparar, se tivessem mantido o mínimo de profissionalismo seriam até mesmo elogiados pela cobertura… em lugar disso o que se viu é que eles não sabem o que fazer… ficam com medo de dar um passo na direção errada.

    Se a esquerda soubesse usar esse momento… se… se…

    1. Pois é, caro Rei, como eu

      Pois é, caro Rei, como eu comentei em artigo do Prof. Aldo Fornazieri, talvez o Brasil que passa na TV não seja o Brasil de fato. Ou, sem eufemismos, de nada adianta a TV fingir que ainda mantém o mesmo poder que manteve a partir de Saney. É como um ex-líder abandonado pelos seus ex-seguidores, vestindo a mesma impecável roupa, com o mesmo impecável penteado e fazendo discursos para ninguém no meio da rua. Um ou outro passante ainda para um pouco para ouvir, pensa que se o cara está falando daquele jeito, alguma importância deve ter.

      O nosso colunista Wilson Roberto Ferreira não cansa de zoar o “tautismo” da Globo.

      Agora quanto à “esquerda” saber usar o momento… não tenha dúvida de que, mais que isso, a “esquerda” é co-responsável por essa derrocada dessa firma privada, a Globo. Fama é tudo para essa firma, é a única coisa que a mantém. E sabe como é, para matar um líder basta deixar de seguí-lo. 😉

  12. Só quero fazer alguns

    Só quero fazer alguns comentários:

    1. Patéticos os comentários das afiliadas da Globo. Segurei o nojo e fui ouvir o que dizem os “jornalistas”  “especializados” da serviçal RBS. Falaram de tudo, menos do carro mostrando os tais “manifantoches” e seu pesado significado. Cretinos, cínicos, hipócritas, despreparados, imbecis ou simplesmente deficientes mentais. Pra mim eles são tudo isso, mas (pra quem sabe do que falo) escolha você como classificar esses “jornalistas” de merda que se especializaram em fazer os gaúchos de idiotas… Com grande sucesso eu diria…;

    2. A Globo vai fazer a Tuíuti cair na marra. E essa escola nunca mais vai voltar para a “primeira divisão” do Carnaval carioca. A Globo é vingativa e nunca esquece ou perdoa uma ofensa;

    3. Dos “jornalistas” da Globo vocês esperariam o quê? Aliás, nem sei se eles entederam a crítica de tão primários e superficiais que são.

    4. Espero que a crítica não fique apenas no Carnaval e aumente a partir de agora e se espraie por todos os setores da sociedade.

  13. Inspirado em Jessé Souza

     

    O roteiro da Paraíso do Tuiuti poderia se chamar “A Elite do Atraso – da Escravidão à Lava Jato”. A escravidão retratada na comissão de frente, e o golpe que levou Temer à presidência na última ala.

    Parecia ter sido feito pelo professor Jessé Souza.

  14. Rio sempre recebendo de braços abertos…

    todos os que sofrem o que outros já sofreram no passado……………………………..

    e não falo da lavoura do café, nem de Carnaval

    Falo simplesmente do grau da tensão que começou a se formar por aqui a partir do golpe.

    Falo que o Rio nunca foi, como já foi e ainda é São Paulo, um bom lugar para o plantio com sofrimento

     

     

  15. O BRASIL QUE EU QUERO PRO FUTURO
    Quero um Brasil em que as pessoas escolham seus representantes livremente, livres de movimentos pagos por grandes empresários, livre de influência e manipulação de mídia, principalmente televisiva, é que após eleito democraticamente tenham o direito de exercerem o mandato até o final, sem golpes com desculpas de pedalada fiscal para quadrilhas assumam com bandidos desde o líder, ministros, nomeados e comissionados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador