Reportagem incita fonte a denunciar filho de Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

“Após plágio, empresa de filho de Lula pode ser processada” é a manchete que noticia possível desejo de processo por publicitário, que não tinha conhecimento da suposta prática de plágio até que o repórter o procurou
 
 
Jornal GGN – Reportagem desta terça-feira (09), de O Globo, tenta levantar a hipótese de uma nova denúncia contra o filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O tema em questão não tem associações à Lava Jato ou à Operação Zelotes, das quais as tentativas da imprensa, sequencialmente respaldadas por equipes do MPF e da PF, sempre miraram. Mas busca atingir por um terceiro viés a empresa LFT, de Luis Cláudio Lula da Silva.
 
Após plágio, empresa de filho de Lula pode ser processada” é a manchete do texto, que reporta um desejo do dono do blog “Mundo das Marcas” de processar Luis Cláudio e sua empresa por suposta prática de plágio. A notícia, contudo, não fala em supostos ou hipóteses: o publicitário Kadu Dias, dono do portal, é qualificado pela reportagem como “um dos alvos da cópia” e disse ao jornal, por e-mail, que “pretende tomar providências jurídicas”.
 
A fala não contextualizada de Kadu Dias, uma vez transcrita na íntegra, traz outro teor. “O MDM (Mundo das Marcas) é referência neste assunto na web e demorei muito para conquistar credibilidade, com meus textos sendo utilizados por professores, alunos, profissionais de comunicação e grandes veículos de mídia especializada. O blog é aberto ao público e toda informação pode ser utilizada por terceiros, desde que cite a fonte. Esse é meu lema: levar informação de qualidade gratuitamente a quem precise. Se você tiver mais informações sobre este caso, peço a gentileza que me envie para que eu possa tomar providências jurídicas contra este senhor e sua empresa”.
 
O publicitário não tinha conhecimento da suposta prática de plágio pela LFT até que o repórter de O Globo o procurou. A solicitação do dono de “Mundo das Marcas” ainda revela como o jornalista o teria abordado: “Se você tiver mais informações sobre este caso, peço a gentileza que me envie para que eu possa tomar providências jurídicas contra este senhor e sua empresa”, pede Kadu Dias.
 
Além de ser essa a única citação referenciando a possibilidade de um pedido de processo futuro, o jornal dedica com aprofundamento a análise do material entregue pela LFT como prestação de serviços, qualificando em que pontos a empresa do filho de Lula teria cometido erros, quando teria supostamente plagiado, e de quais portais terceiros. 
 
“Não há no caso concreto a comprovação de nenhum desses elementos, razão pela qual se mostra no mínimo precipitada qualquer nova acusação em relação a Luis Claudio Lula da Silva”, respondeu, em nota oficial o advogado Cristiano Zanin Martins.
 
A justificativa encontrada pela defesa do filho do ex-presidente é que, após mais de oito meses de investigação sem a Polícia Federal conseguir imputar a Luis Claudio nenhuma conduta criminosa, seria “sintomático” que, a cada dia, surjam “novos factoides com o objetivo de manter viva a indevida suspeição sobre a conduta” do filho de Lula, “o que reforça a indisfarçável finalidade política de atingir o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, enfatizou.
 
O advogado esclareceu, também, que o crime de plágio deve, além de comprovar a usurpação de obra alheia, também comprovar a intenção de agir dessa forma.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A culpa de tudo o que está

    A culpa de tudo o que está acontecendo é do próprio Lula. Se não tivesse salvo a Globo da falência no início de seu governo, por meio de poludos empréstimos via BNDES a juros favorecidos, agora não estaria sendo submetido a isto. Entetanto, não é estranhável o comportamento da empresa e seu repórtes. O que mais poderíamos esperar desta organização?

    1. Troll

      Além de falar besteira, está propagando uma inverdade…

      O governo Lula não concedeu nenhum empréstimo do BNDES à Rede Globo.

      Aliás o governo que fez isso foi o de FHC, em várias oportunidades.

    1. Falar é fácil. E se

      Falar é fácil. E se fosse você o presidente? Talvez Lula não tenha feito as mudanças estruturais por comodismo ou desconhecimento, mas também pode ser que ele não tenha feito por que não dispunha de governabilidade suficiente ou simplesmente por que seria um risco muito grande para ele, sua família e a nação como um todo, que poderia mergulhar em uma luta de classes generalizada. Aliás, estamos por um fio.  

      1. Para o Lula teria sido fácil

        Ele quando presidente teve um extraordinário capital político. Todos os ministros do STF que ele escolheu fazem parte da casa grande. Como ele é e sempre foi amador, bancou o tempo todo de republicano. Ser republicano nesse país não funciona. Os tucanalhas aparelhou a PF, MPF etc. Sem falar que o PIG serve de muralha para os tucanalhas. Infelizmente está tudo dominado e a única saída é os movimentos sociais e os partidos de esquerda (se é que existem) se unirem, pois o PT já foi destruído pelo PIG e o Lulinha paz amor vai no mesmo caminho.

         

  2. Ódio

    Desculpem mas vou repetir aqui um comentário meu de tempos atras que tranformei em post de blog:

    O mais sórdido é que querem destruir mais do que a reputação,  querem causar um isolamento total de uma família. No momento o terror  manda o seguinte recado: se você se aproximar de Lula, você vai ser assediado, preso, sua mulher pode ser  torturada, seus negócios podem ser destruídos.

    Quem irá no futuro fazer negócios com os filhos de Lula? No momento aterrorizam pequenos comerciantes  para que no futuro sequer vendam um prego a Lula.  No fundo, o objetivo maior é matá-lo socialmente.  Isto é muito mais sórdido  do que se pensa. Um juiz invade a privacidade e lança acusações na mídia sobre uma firma, simplesmente porque ela esta associada a um prédio em Guaruja. Logo a seguir os solta, provavelmente porque não tem nada, mas já mandou o seu recado. Sem resultados cria agora uma investigação paralela sobre o sitio em Atibaia.

    Os jornais explicitando esta vontade de colocar literalmente Lula no ostracismo e de isolá-lo, criaram o bordão: o amigo de Lula.   Diante de nós temos uma campanha das mais sórdidas  já realizadas, pois não querem matar Lula apenas politicamente, querem literalmente assassiná-lo socialmente. Espero  ardentemente que sobreviva politicamente, pois só assim poderá  resgatar sua família. Dirceu é o paradigma que exemplifica esta crueldade este  ódio. O arruinaram, e ao investir contra os seus negócios, tentam destruir seu futuro. Querem jogar sal sobre a terra, para ter certeza que nada sobreviva. 

    Em cada reportagem os que se chamam de jornalistas, manifestam nos mínimos detalhes  o desejo de todo um grupo ;  querem literalmente eliminar Lula e sua prole. Lula não pode ter nada, não pode usufruir de nada, não pode ter amigos,  não pode ir a praia, não pode viajar , não pode dar palestras não pode  existir socialmente.  Enquanto para muitos a imagem do barquinho e do sitio emprestado mostram a estupidez desta perseguição, para eles , segundo os seus padrões  querem usar a  a imagem   para estigmatizar uma classe. Não perdoam que um  ex-presidente ( o melhor que  já tivemos) mantenha suas origens e que  carregue uma caixa de isopor e pesque num barquinho de lata e ao mesmo tempo seja uma das pessoas mais respeitadas no mundo. Suas palestras internacionais mostram que o seu conhecimento ´e pago a peso de ouro. ( Mas Bill Gates  que convidou Lula deve  se cuidar, pois Moro pode sempre mandar prendê-lo)   Ao atacar o seu filho, o juiz e o delegado, tentaram atacar exatamente  o conhecimento. Estas figuras não entendem o que é conhecimento, mas vivem falando em educação e  formação . Pensam que sentar nos bancos de universidade apare as orelhas de burro ou elimine a falta de caráter . Isto não acontece e eles sabem , pois sabem que ninguem teve tanta competência para ler , entender , interpretar e agir sobre a sociedade brasileira quanto Lula, Ele não escreveria jamais uma teoria da dependência,   ele reescreveu  um pais, e isto eles jamais vão perdoar, pois no fundo são apenas bestas acuadas . Perigosas mas apenas bestas.

      

      1. Quer dizer

        que o Sr. Lula deveria se transfromar em um ermitão, viver longe de todos e de tudo, sem amigos, sem parceiros, sem nada. Daí não haveria problemas. Sejas tu um ermitão, para ver o que é bom pra tosse, ou vais me dizer que vives sem um favor, sem uma ajuda, seja qual for?

      2. Outra questão que não posso deixar passar:

        Por que, por que? Por que um senador, ex governador faz aeroporto particular e inguém o incomoda, nem aos seus familiares? Responda, oh 100% honesto. Responda! Estou de saco cheio de falsos moralistas. Vai pra bem longe e não volte mais aqui.

  3. Excelente comentário. E

    Excelente comentário. E assustadoramente lúcido. Querem matar Lula política e socialmente, “salgar a terra”. Pior é que o ambiente está cada vez mais propício para algum midiota fascista tentar matar literalmente o ex-presidente. A rede globo e outros representantes do pig sabem muito bem disso. Estão incitando, chocando, agitando, sulfurando o ambiente. É ardil antigo esse: incite o ódio e deixe que algum insano faça o pior por conta própria. Lula e família, tenham cuidado! Se necessário, saiam do país. Lula, lidere uma resistência lá fora que a gente se vira por aqui. 

  4. E a nora do lula que teria

    E a nora do lula que teria recebido 2 milhões de reais? cadê ?

    É isso aí, o negócio é encher o noticíario de denúncias caluniosas que nunca chegarão nem sequer a serem apresentadas ao judiciários por falta de materialidade, mas que tem o papel de reduzir o capital político do ex presidente Lula

    Eu fico uma imaginando o dilema da oposição. Se apoia de informação indistinta tudo isso que vem acontecendo, pode se tornar o alvo no futuro. Se beneficia no presente, mas avaliza um precendente pro futuro

    e aí, meu amigo, pedalinho e barco de lata vão virar brinquedo de criança para o que aparecerá. A lua de meu paga por banqueiro que o diga

     

  5. Revolução

    É uma campanha sórdida de ódio empreendida e encabeçada pela mídia oligarca, em conluio com agentes públicos partidarizados e cooptados.

    Em uma eventual revolta popular, de esquerda, (o que eu acho muito difícl de ocorrer por falta de mobilização e moral baixa)  as primeiras pessoas que teriam que ter as suas cabeças cortadas, (figuradamente, é claro…) seriam as dos donos da mídia oligarca. Não passarão!

  6. Guerra pelo poder executor dado a Dilma pelo povo

    O Poder Verbalizador chefiado por Globo em conluio com Moro que comanda o Judiciário instalou esse estado de exceção, o Direito Penal do Inimigo, em que a mídia é parte condutora do processo deu nisso

  7.  
    [MAIS UM] ESCÂNDALO DO STF

     

    [MAIS UM] ESCÂNDALO DO STF – &$ DA ‘PORCA-tarefa’ da Operação ‘Lava [DEMoTucano a] Jato’!

    “De modo análogo ao banqueiro bandido e condenado Daniel Dantas e ao réu confesso mensaleiro/quadrilheiro Eduardo ‘AZARedo’, eu confio é no STF!” Por GÂNGSTER mafiosíssimo e também réu confesso [eduardo] ‘CU(nha)’ do’Aécio El Chato Furnas Forever’

    Entenda “a patifaria suprema”!
    Ou seria “suprema patifaria”?!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    (…)
    De acordo com Ilimar Franco, no entanto, nos bastidores, pelo menos quatro ministros do STF apontam dificuldades para aceitar o afastamento antes de uma eventual condenação de Cunha. Um desses ministros reclama da conduta de Janot. Diz que ele jogou uma pressão em cima do STF sem ter debatido anteriormente a situação inédita com ministros
    (…)

    em
    ‘As águas vão rolar’
    Por jornalista Ilimar Franco 10/02/2016 09:35

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://blogs.oglobo.globo.com/panorama-politico/post/aguas-vao-rolar.htm

    e aqui

    ‘TEORI AVANÇA NO INQUÉRITO SOBRE CUNHA NO STF’

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/216446/Teori-avan%C3%A7a-no-inqu%C3%A9rito-sobre-Cunha-no-STF.htm

  8. Aqui tá cheio de sabido e

    Aqui tá cheio de sabido e valentão dizendo que o Lula está colhendo, que ele, quando foi presidente, devia ter peitado a globo, feito essa e aquela reforma, enquadrado o mpf, a pf, o stf, a pqp, botado pra quebrar etc. etc.. Falar é fácil. Tem gente que pensa que ser presidente desse imenso, surrado e complexo país é como ser a rainha do lar, o dono do buteco da esquina, a cafetina do bordel, o pároco da capelinha. Deixem de ser simplórios. Lembrem-se do que aconteceu com VArgas, Kubtzchek,Jânio Quadros, João Goulart etc. A direitona facista desse país, diligentemente guarnecida pela mídia golpista, não é brincadeira não. Lula promoveu avanços históricos, mas nem tudo ainda era (é) possível.  

  9. Desalinhavadas ideias (mas nem tanto)

    FHC: sócio de empresa de agropecuária sediada em… Osasco????

    Frequenta apartamento de um… amigo…. em Paris????

    Comprou baratinho uma fazenda e uma construtora… fez um aeroporto aí do ladinho???

     

    Aécio: Em quanto valorizou as terras de sua família com a construção de um aeroporto nelas?

    Anda de Land Rover que não é dele, é da rádio, mas… espera aí??? A rádio usa Land Rover???

    Frequenta o Waldorf Astoria, às custas do… do… amigo Esteves???

     

    Serra: o ninja dos ninjas. Foge de um golpe no Brasil indo para… o Chile. Lá, ele e sua esposa – uma Allende – conseguem fugir de outro golpe e vão para… os EUA!!! E tem uma filha tão gêniazinha, que compra 1/5 de sorveteria por R$ 100 milhões.

     

    Uma regra simples de administração é: se a auditoria está mais cara que o objeto pelo qual foi criada, é melhor parar a auditoria.

     

    Quanto custa a Lava-Jato investigadora de pedalinhos? Ou será que o método Carlos Sampaio de fiscalizar a cor da calcinha da Presidenta chegou à Polícia Federal???

     

  10. Esse juiz moro é um gaiato

    Moro queria prender o Lula na moita

    Ele ainda consegue confiscar esse pedalinho de cisne! publicado 10/02/2016 no Conversa Afiada delação_phixr.jpg

    Na Agência Brasil:

    Moro: divulgação de abertura de inquérito sobre sítio em Atibaia foi equívoco

    O despacho do juiz Sérgio Moro que autorizou a Polícia Federal (PF) a instaurar um inquérito para apurar se empresas investigadas na Operação Lava Jato pagaram por obras de melhorias em um sítio em Atibaia (SP) frequentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi publicado ontem (9) “inadvertidamente” no site do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, por um equívoco do Poder Judiciário.

    A divulgação do despacho inicial que, segundo o próprio Moro, deveria ser sigiloso, permitiu que a imprensa noticiasse a intenção da PF de apurar a eventual relação entre empresas investigadas na Lava Jato, como as construtoras OAS e Odebrecht, e o sítio frequentado por Lula.

    Em um novo despacho divulgado na manhã de hoje (10), Moro afirma que a decisão anterior foi “lançada automática e inadvertidamente” no sistema que permite ao público consultar os processos que tramitam na Justiça Federal sem os devidos cuidados para manter o segredo sobre a investigação.

    Em seu primeiro despacho, datado do último dia 4 e divulgado no site do TRF4 às 18p2 dessa terça-feira (9), o juiz determinava que, a partir daquele momento, toda a investigação corresse em segredo de justiça, incluindo sua própria decisão.

    “Além da extensão da investigação para além do âmbito da empresa OAS, entendemos que as diligências em curso demandam necessário sigilo, já que o fato ainda está em investigação, razão pela qual foram carregados documentos com nível de sigilo diferenciado [nível 2] daquele atualmente existente no IPL [Inquérito Policial] 0594/2014, inclusive esta própria representação”, sentenciou Moro, deixando claro que o próprio despacho deveria estar inacessível ao público.

    Após o despacho ter se tornado público e a imprensa ter noticiado o fato, Moro reconheceu, em outro despacho publicado às 11p1 de hoje (10), que “prejudicado o sigilo” da decisão de desmembrar o inquérito, já “não faz sentido mantê-lo [o sigilo do despacho inicial]”. A nova decisão se aplica apenas à divulgação da autorização para que a PF investigue a relação do imóvel localizado em Atibaia (SP) com a empresa OAS e outras empresas e pessoas físicas investigadas na Operação Lava Jato.

  11. não basta assassinar a

    não basta assassinar a reputação do ex-presidente lula;

    a grande mídia quier provocar a família inteira, cancelar cidadanias,

    cassar a o direito à vida das pessoas….

    infames do cacete….

  12. Pegar a justiça seria mamão com açúcar!

    É mais FÁCIL para um tribunal PROVAR A FALTA DE ISENÇÃO DA JUSTIÇA do que as culpas do Zé Dirceu e LULA!

    SOBRAM PROVAS PARA TODO MUNDO VER…..

    Por que se estas ações POLÍTICAS DA JUSTIÇA estivessem sendo INVESTIGADAS por uma AUTORIDADE ISENTA TODOS ELES JÁ ESTARIAM PRESOS!

    As provas SÃO PUBLICADAS ABERTAMENTE!

    O conluio Midia + Justiça É UMA ABERRAÇÃO!

    Eu não quero Pizza, EU QUERO É UMA JUSTIÇA REPUBLICANA, que no fim e ao cabo, vai acabar valorizando a HONESTIDADE, IMPORTANTE PARA OS CIDADÃOS COMUNS, coisa que com esta justiça ai, é um arremedo –  É UMA FALSIDADE….

     

  13. Assim, o (des)moro(nado) foi

    Assim, o (des)moro(nado) foi à Globo receber o prêmio por conta própria? Viajou em dia útil ou no final de semana? Ele não queria que a UFParaná mudasse tudo para ele dar aulas diretamente do gabinete da dona rosa (a literatura me permite). E quando ele foi à SP participar do regabofe da abril, também foi por conta própria e em dia inútil? E quando os juízes se reuniram em acepipes e outros pipes lá na Bahia, não foi por conta de empresários, bradesco à reboque? E o tal alvinhodias não viajava no aeroplano youssefano? E que tal os empresários sendo “mordidos” em comes-e-bebes por conta da plebe rude em pleno palácio da alvorada pelo dito fhcedito? Ou, o GM viajando em avião da fab para palestras no interior de SP e, na sequência, o casamento da filha da então gracie em PAlegre? Mas, como não há ministro da (in)justiça, nem cnj, nem cjf, nem corregedoria da 4a e, muito menos, senado federal, seria sanitário, pelo menos, que parassem com essa estória de sítio e sítio onde, no máximo, os maluquetes apreenderão alguns pedalinhos e um barco sem remos. Haja saco pra aguentar esses zelotes acobertando sonegadores de alta “gema”.

  14. EU VI DONOS

    de pequenos botequim de esquina preocupados com “a imagem” de seu comércio. Acontecia algo (na maioria das vezes brigas de piópas), mas eles não gostavam que saísse na imprensa, no rádio.

            Os Barões da grande imprensa não se envergonham desse jornalixo? Os irmãos Marinho da Globo, Otavim Frias, Mesquita, Saaad, devem achar graça dessa desgraça, dessa pouca-vergonha.

           Jornalismo omisso, que sonega (é o termo melhor, pois é crime mesmo), mente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador