Uma entrevista com Olavo Setubal sobre o desenvolvimento do sistema bancário, por Luis Nassif

Um dos capítulos nebulosos da Biografia de Walther Moreira Salles, foi a maneira como seu banco perdeu a compra do Banco Português do Brasil para o Itaú. Nessa entrevista, Olavo Setubal narra a maneira como o Itau adquiriu o Banco Português do Brasil. Conta também a metodologia que o Itaú adotou para as incorporações.]Fala também do pós-guerra, o fim do Banco Francês e Italiano, o mais influente da época, e a maneira como os funcionários saíram e se associaram a empresários brasileiros para montar bancos. Mais tarde, esses bancos acabaram sendo absorvidos pelo Itau, Bradesco e Moreira Salles.

Diz ele que trouxe para o sistema bancário a racionalidade da Escola Politécnica, a metodologia racional do sistema instrumental. Traçava a rota, avaliava, media e tomava decisões viáveis, dentro da racionalidade. E não emocionalmente, como eram os velhos banqueiros.

A cultura do Itau é uma cultura eminentemente acadêmica, da Politécnica e de estágios no exterior. A do Bradesco é a escola da vida, a convivência do Amador Aguiar com a clientela da época.

Fala também da enorme influência do sistema americano, em cima de uma revolução tecnológica da parte dos americanos. Menciona especificamente o cartão de crédito.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Olavo Setúbal, grande comunista ! Parece que morreu de SIDA. Quem se interessar por mais informações. além de as encontrar no livro do Nassif, deverá consultar o MEC, rapidamente, antes que acabe.

  • Olavo Setúbal, Samuel Pinheiro Guimarães, Delfim Netto,... Tamanho desperdício de Competência, Conhecimento e Capacidade. A História do Brasil nestes 88 anos. A inversão de cabeça para rabo. A inversão da 1.a República Paulista Democrata, Facultativa, Liberal para uma Ditadura Caudilhista e suas Elites Parasitárias e Burocráticas de um Estado Medíocre. Explica estas 9 décadas. O pior da Bipolaridade Esquerdopata é que Samuel Pinheiro Guimarães e Delfim Netto foram utilizados para um dos períodos mais aureos da História recente deste país. Mas expulsos e dispensados pela mesma Elite Política que ajudaram a produzir resultados tão expressivos. Potência Continental que se enxerga como um Nanico Inexpressivo. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

13 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

13 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

16 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

17 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

17 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

18 horas ago