A obra para violão de Paulinho da Viola

Enviado por mcn

Faceta pouco conhecida, a produção para violão de Paulinho da Viola é composta por pequenas jóias de grande delicadeza e beleza.

No primeiro vídeo, Fábio Zanon (que toca muito!) interpreta “Itanhangá” e fala brevemente sobre a obra do compositor (em inglês):

Dois violonistas gravaram a obra integral de Paulinho para violão. Nos anos 80, João Pedro Borges, violonista maranhense de formação erudita, com inúmeras incursões no choro (participou da Camerata Carioca de Radamés), gravou o LP “A obra para violão de Paulinho da Viola” acompanhado pelo próprio compositor ao cavaquinho e por César Faria ao violão. O disco nunca foi lançado comercialmente. Em 2005, Márcia Taborda gravou “Choros de Paulinho da Viola”, com revisão e edição de partituras junto ao próprio autor. Ela escreveu um ensaio muito interessante sobre esse trabalho – LINK

Para quem quiser saber mais, Zanon dedicou a ele um episódio de sua série para rádio “Violão brasileiro” – LINK

Com Márcia, os choros “Floreando” e “Romanceando”:

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nossa, que surpresa

    Nossa, que surpresa agradavel!  Nao sabia que Zanon tem rosto -so conheco o trabalho dele da internet.  A musica nao “merece” gravacao ainda porque ta faltando uma orquestra inteira de suporte, inclusive um baixo, mas eh linda maravilhosa, ele escolheu bem.  Me da uma vontade de ter chance de voltar pros meus sintetizadores…  so que eu nao vou investir um unico centavo em musica mais pro resto da minha vida -nao aos 54 anos, eu nao retorno aas cenas dos meus crimes.

    A segunda musica eh uma bagunca, se suporta so por uns 50 segundos mas voce tem que escutar 3 minutos de bagunca pra chegar la (nao ajuda que eu sou alergico a senso de tempo classico, que eh baguncado mesmo mas que a excelente violeira respeita).

    Ja a terceira musica chega perto da perfeicao do Choro com maiusculas!

    Ah, sim, tem o voz-mais-esquizita-do-mundo tambem:  como a maioria das pessoas eu nao sabia que ele chega a compor coisas dessa complexidade!  Estou surpreso igualmente!  Suponho que ele precisa de um produtor com uma orquestra ou sinths, e especialmente…  uma tesoura.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador