Beth Amin lança canção em homenagem a Zuza Homem de Mello hoje, às 20h

Videoclipe será lançado por meio de um evento virtual, ao vivo, no Youtube, às 20h. Durante a transmissão, Amin contará um pouco sobre sua grande admiração por Zuza e como nasceu a nova obra

Foto: Arô Ribeiro/Divulgação

Jornal GGN – O musicólogo, jornalista e um dos maiores nomes da crítica musical brasileira, Zuza Homem de Mello, é a estrela da nova canção “Tô que é só sentimento” da cantora Beth Amin. A obra ganhou um videoclipe, que chega ao público nesta quinta-feira, 25 de março, por meio de um evento virtual, ao vivo, no Youtube, às 20h. Durante a transmissão, Beth Amin contará um pouco sobre sua grande admiração por Zuza e como nasceu a música.

Zuza morreu em outubro passado, aos 87 anos, vítima de um infarto. Após sua partida, Amin decidiu que iria homenageá-lo com uma canção, com sua voz e arranjo e letra do professor Álvaro Faleiros, do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), seu parceiro musical há dez anos.

“No dia da sua passagem para o céu, eu acordei com uma música na cabeça, uma bossa nova muito bacana, com uma melodia que repetia uma nota, enquanto a harmonia fazia uma sequencia onde o baixo descia cromaticamente. Fiquei tocando e lapidando aquilo toda manhã. Quando abri o computador em busca de notícias da pandemia e da nossa triste situação política, fiquei sabendo da sua passagem. Decidi na hora que aquela música era pro Zuza”, conta a compositora.

“Mandei pro meu parceiro poeta-letrista Álvaro Faleiros que como sempre me surpreendeu com lindas palavras pro nosso anjo. Assim nasceu “Tô que é só sentimento”. Adorei o resultado e resolvi que iria produzi-la. Liguei pro Yaniei Matos que adorou a canção, ele também muito fã do Zuza. Gravei as vozes em casa, mexendo no Logic pela primeira vez. Fiz um arranjo vocal sobre  o arranjo instrumental que o Yani já tinha feito, com ele ao piano e o Sidiel Vieira no contrabaixo acústico- o melhor baixista pra homenagear o baixista Zuza Homem de Mello”, continua.

Segundo a cantora, no entanto, a ideia da animação em vídeo veio dias depois. “Pensando em como o Zuza adorava estar nos shows e sempre que podia, aparecia. Espero que as pessoas gostem. Cada um que trabalhou na canção e no clip, o fez de sua casa em função da pandemia. Foi feito com muito amor, carinho e muita saudade”, completou Amin.

Imagem: Divulgação

A carreira de Beth Amin, engrandecida por Zuza

Beth Amin começou sua jornada na música com o grupo Beijo. Dali, foi para os Estados Unidos e estudou na Berklee College of Music, em Boston. Na oportunidade, começou a compor. Desde esta experiência iniciou seu trabalho autoral e, como frutos, gravou 3 CDs e 1 single.

Por seu trabalho, Zuza Homem de Mello a colocou na lista dos músicos que engrandecem a música brasileira. E isso lhe deu novo ânimo para continuar.

E, como informação importante, bom saber que Beth Amin fez a preparação vocal dos atores do espetáculo Roda Viva, no Oficina. E também canta no musical.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador