Consuelo de Paula faz show ao vivo ao som de cello e violão

Consuelo Maryákoré de Paula, a ser realizado no Estúdio 185 Apodi, no dia 16 de outubro, sábado, com exibição gratuita pelo seu canal no YouTube, às 21 horas.

Foto F. Cabral

Jornal GGN – Outubro é um mês para os novos sons de Consuelo de Paula. A artista elaborou o show que permeia toda a sua trajetória: Consuelo Maryákoré de Paula, a ser realizado no Estúdio 185 Apodi, no dia 16 de outubro, sábado, com exibição gratuita pelo seu canal no YouTube, às 21 horas.

O espetáculo foi concebido como um belíssimo encontro de cordas entre seu violão e o cello de Adriana Holtz, onde o erudito e o popular se encontram desfazendo as fronteiras da arte. O show traz composições do CD Maryákoré, lançado em 2019, mas também proporciona uma viagem por toda a sua trajetória musical.

No roteiro tem: “Anabela” (Mario Gil e Paulo César Pinheiro), que Consuelo gravou em seu primeiro disco (Samba, Seresta e Baião); “Dia Branco” (Geraldo Azevedo e Renato Rocha), música que ela ouvia quando era universitária em Ouro Preto (MG); “Légua Tirana” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), toada interpretada pela primeira vez por Consuelo; “São Sebastião Presente” (João Bá e João Arruda); e “Fica Comigo, Morena” (de Jessé Silva Santos – tema dos sambadores de Serra Preta, BA, recolhido por Renata Mattar).

O repertório contempla também seu DVD Negra, com a música “Fitas” (parceria com Luiz Gonzaga de Paula), traz vários temas de congadeiros e moçambiqueiros de Minas Gerais (cultura que permeia toda sua obra) e reverencia o universo de Heitor Villa-Lobos em duas composições, celebrando a união do popular com o erudito, do rural com o urbano que bem representa a estética popular brasileira contemporânea de Consuelo de Paula.

Do álbum Maryákoré ela interpreta “Ventoyá” (parceria com Déa Trancoso), “Arvoredo”, “Remando Contra a Maré” (parceria com Rafael Altério) e “Maryákoré”, entre outras. Consuelo de Paula ainda abre um portal no programa do show para mostrar duas canções inéditas, “Atiaru” e “Plumagem”, parcerias com Regina Machado, que farão parte do disco Pássaro Futuro, um projeto que será lançado em breve pelas artistas.

Este projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, Ministério do Turismo, Governo Federal, por meio da 1ª Edição do Prêmio Aldir Blanc de Apoio a Cultura da Cidade de São Paulo, Módulo I – Maria Alice Vergueiro/2020.

Consuelo de Paula – Com oito discos gravados, Consuelo de Paula é cantora, compositora, poeta, diretora artística e produtora musical. Possui músicas gravadas por Maria Bethânia (“Sete Trovas”, CD Encanteria, também lançada em single, em 2021) e Alaíde Costa (“Bem-me-quer”, CD Porcelana, com Gonzaga Leal). Apresentou-se no Gran Rex, em Buenos Aires, foi destaque na capa do Guia Brasilian Music (Japão), que elegeu os 100 melhores discos da música brasileira, e gravou o programa Ensaio, de Fernando Faro (TV Cultura). Consuelo participa dos discos Divas do Brasil (em Portugal, que reúne Elis Regina, Maria Bethânia, Céline Imbert e outras), Senhor Brasil (ao lado de Rolando Boldrin), Prata da Casa (Sesc SP) e Cachaça Fina (Spirit of Brazil). Assina o roteiro de Velho Chico – Uma Viagem Musical, de Elson Fernandes, no qual interpreta “O Ciúme” (Caetano Veloso), considerada a “gravação definitiva” pelo crítico Mauro Dias (Estadão). Entre os projetos que participou, destaque para: Projeto Pixinguinha (Funarte); Elas em Cena, com Cátia de França e Déa Trancoso; Canta Inezita (show e CD); e livro Retratos da Música Brasileira (Pierre Yves Refalo / 50 anos da TV Cultura e 14 anos do programa Sr. Brasil). Sua discografia teve início com a trilogia Samba, Seresta e Baião (1988), Tambor e Flor (2002) e Dança das Rosas (2004), da qual foi lançada a coletânea Patchworck, no Japão. Em 2011, lançou o DVD Negra, seguido pelos CDs: Casa (2012), O Tempo e O Branco (2015), Maryákoré (2019) e Beira de Folha (2020, em parceria com o violeiro João Arruda). Consuelo também lançou o livro A Poesia dos Descuidos, com cartões de arte de Lúcia Arrais Morales.

Show: Consuelo de Paula

Em Consuelo Maryákoré de Paula

Data: 16 de outubro. Sábado, às 21h

Transmissão: YouTube / Consuelo de Paula

https://cutt.ly/consuelodepaula

Grátis. Livre. Duração: 60 minutos.

Facebook: @paginaconsuelodepaula

Instagram: @consuelodepaula

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador