Dylan envia discurso ao Nobel e manda Patti Smith cantar em seu lugar, por Sergio da Motta e Albuquerque

por Sergio da Motta e Albuquerque

Depois de não comparecer a homenagem (30/11) pessoal do presidente Obama aos norte-americanos vencedores do Nobel, o cantor Bob Dylan resolveu enviar Patti Smith (5/12), outra poeta-cantora e compositora bastante politizada, para preencher o vazio deixado por sua ausência na festa do Nobel. Algo que o mundo não deve estranhar, dada a distância entre as visão de mundo de Dylan, e a da turma envolvida com a nobre, glamourosa e conservadora premiação em Estocolmo. Não há nada em comum entre elas.

Durante a semana passada, Dylan brincou com seus colegas dos Stones. Ironizou a monarquia. Chamou o guitarrista Ronnie Wood de “Sir Ronnie”,e o sisudo Charlie Watts de “Sir Charlie”. Foi sarcástico: “qualquer um na Inglaterra é um “Sir”, não é?”, debochou. Os ingleses dos Stones, informou o Guardian (1/12) desistiram de tentar ensinar a hierarquia da nobreza inglesa ao compositor. Preferiram saudá-lo pela premiação. Mais uma vez, Dylan foi muito econômico com os elogios. Não fez nenhum. Deixou amigos o elogiarem. E ele mostrou-se feliz, sem exageros ou concessões.

Bob Dylan não é um grosseirão mal-educado. Ou um sujeito “blasé”, para o qual as premiações não bastam. Ele pretende fazer parte da Gala do Nobel, sim. Mas por procuração. Sua amiga poeta a ativista Patti Smith vai estar lá, no dia 10 de Dezembro. Ela vai cantar “A Hard Rain A-Gonna Fall” no banquete do Nobel. Depois virá o discurso. O temido discurso “careta”, com o tema escolhido pelo pessoal do Nobel. O discurso que Dylan nunca poderia (e não vai) fazer.

Patti Smith vai falar sobre “O papel do exemplo”, uma “xaropada” infantil e deslocada em um mundo onde o relativismo moral e cultural apontam exemplos que se opõem até o aniquilamento. Seria bom se a poeta-cantora começasse pelo exemplo de Alfred Nobel e sua família de fabricantes de armas. Com eles e seu “lobby” explicativo da necessidade de armas cada vez mais poderosas: quanto maior o poder de destruição das armas pesadas e dos explosivos, menos estímulos para a guerra, ensinavam eles. Alfred Nobel e sua família foram os pais das armas de destruição em massa. O argumento em defesa da escalada do armamento pesado foi usado até o fim da Guerra Fria, quando dois arsenais atômicos em confronto constante asseguravam ao mundo a eterna paz dos cemitérios através da mútua aniquilação.

Bob Dylan não tem nada e ver com o mundo das guerras , das armas ou das Galas aristocráticas da Europa. Ele resistiu aos rótulos, às especulações idiotas da mídia e à sua própria inquietude. Hoje, aos 75 nos, ele tem o direito de continuar a insistir em ser o que é: alguém que incomoda a imprensa e a burguesia até hoje, e ainda consegue boas manchetes apenas sendo ele mesmo. Por isso o mundo até hoje o admira e respeita.

 

NOTA DO AUTOR: Em meu último artigo sobre Dylan e o Nobel, eu grafei errado o nome do organista Al Kooper. Foi escrito com “C”, e eu peço minhas desculpas aos leitores e fãs no músico.

 
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, nao bastava essas

    Nassif, nao bastava essas bichas loucas complexadas do governo norte americano me vigiarem 24 horas por dia nao?  Meus comentarios nao entram, ponto final.  E eu nao vou desistir NUNCA, ok?  O que eu tenho pra falar, se nao ja falei antes, eu vou continuar repetindo.

  2. Alguem me responda! Parte 1

    Primeiro paragrafo, primeira sentenca:

    1-Mensagem PESSOAL????  Ele fez o que mesmo pra qualquer vencedor de premio Nobel pra essa “intimidade” toda?  Ele esperou ela ganhar um premio estrangeiro pra ir gigolar Dylan e sua novissima fama????  “Fuck you, motherfucker”!

  3. Primeiro paragrafo, primeira sentenca, parte 2 (e 3 se entrar)

    2-Hei, se tem uma pessoa que merece estar la, eh ela.  Nao tenho objecoes.

    3-Que “vazio”???? Maybe Dylan esperou qualquer reconhecimento de uma bicharada complexada que faz ate contabilidade de limpada de cu na sua casa e ela nunca chegou.  Ele tem razao pra confiar em algum outro governo AGORA????

    E ele confiou neles igual eu confiei no governo dos Estados Unidos ou igual eu confiei na bicharada complexada do governo brasileiro?

    2-Hei, se tem uma pessoa que merece estar la, eh ela.  Nao tenho objecoes.

    3-Que “vazio”???? Maybe Dylan esperou qualquer reconhecimento de uma bicharada complexada que faz ate contabilidade de limpada de cu na sua casa e ela nunca chegou.  Ele tem razao pra confiar em algum outro governo AGORA????

    E ele confiou neles igual eu confiei no governo dos Estados Unidos ou igual eu confiei na bicharada complexada do governo brasileiro?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador