Compositor e baixista Eduardo Machado reverencia João Donato em novo disco

O show será no Jazz B amanhã, dia 15 de setembro, às 21 horas, "Do Nato Samba Jazz", disco que faz homenagem ao mestre

O compositor e baixista Eduardo Machado lançará em show no Jazz B, dia 15 de setembro, às 21 horas, Do Nato Samba Jazz, disco que faz homenagem ao mestre João Donato com repertório autoral de inéditas, e que enaltece as nuances do samba jazz. O disco já está nas plataformas digitais e a versão em vinil, foi lançada pelo selo Microgrooves Records, e traz QR Codes de vídeos exclusivos da gravação, que também contou com a participação especial do pianista, compositor e cantor homenageado.

“O álbum reúne toda a rica diversidade da minha carreira, com músicas que trazem a marcante harmonia da bossa nova e se entretecem com a sensibilidade e pensamento musical de João Donato, além de elementos da fusão entre o jazz, a música latina e uma pitada dos ritmos caribenhos, bem como, da reincorporação afro-cubana ao jazz”, diz Eduardo Machado. “Diferentemente da bossa nova, que é um estilo de samba, porém com um espírito intimista, o samba jazz pode ser considerado mais enérgico com a desenvoltura da improvisação. Por isso, neste álbum apresentamos o que há de mais nato deste subgênero musical, trazendo à tona as vertentes e as experimentações elaboradas pelo nosso mestre João Donato e ressoando o que de mais contemporâneo se faz hoje”, diz Eduardo.

Sobre a faixa “Ura”, o baixista revela “Foi a primeira música que compus e enviei ao João Donato, no início da pandemia. Fiquei muito emocionado quando a sua mulher retornou dizendo que ele tinha gostado e, por isso, gostaria de participar do disco. A partir daí surgiu a ideia desse novo trabalho e a composição das outras faixas”, explica Eduardo. É exatamente em “Ura” que João Donato participou. “Me senti muito à vontade nesta gravação, porque o jazz é a minha casa. A música do Eduardo é uma obra que eu poderia ter escrito, é a minha cara. E os músicos são os melhores do instrumental, que afinal é o paraíso para mim. Ser homenageado num álbum que traz tanto de mim, me faz muito feliz”, disse João Donato na gravação. “João Donato é uma das maiores referências da música popular brasileira e, portanto, foi importante prestar uma homenagem a ele ainda em vida”, completa Eduardo. João Donato faleceu em 17 de julho de 2023.

Com 33 anos de carreira como músico e professor, Eduardo estudou no Musicians Institute (Londres) e é formado no Conservatório de Tatuí (SP). Sua discografia é composta por 10 álbuns e 5 DVDs. Participou de festivais por todo mundo, como o Hong Kong Jazz Festival (China), Jarasum Jazz Festival (Coréia do Sul) e Rio Montreux Jazz Festival (Rio de Janeiro). Com seu grupo fez cinco turnês na Europa, onde se apresentou em cidades como Paris, Berlim, Amsterdã, Zurique, Basel, Cracóvia, entre outros. Foi premiado no concurso “Novos Talentos do Jazz” (Savassi Festival, Belo Horizonte/MG, 2009). Artista reconhecido também no exterior, Eduardo participou de shows e gravações com grandes nomes da música brasileira e internacional, como Zeca Baleiro, Roberto Menescal, Toquinho, Renato Teixeira, João Donato, Jair Rodrigues, Sandra de Sá, Paula Lima, Margareth Menezes, Dinho Ouro Preto, Luiz Caldas, Zé Geraldo, Diego Figueiredo, Larry Coryell, Cyrille Aimée, Arthur Maia, Hamilton de Holanda, Robertinho Silva, Toninho Ferragutti, Victor Biglione, Toninho Horta, Ricardo Silveira, Gabriel Grossi, Marku Ribas, Arthur Maia, Celso Pixinga, Edu Ribeiro, Carlos Bala, Alegre Corrêa, Derico, David Garfield, Roberto Sion e muitos outros. 

SERVIÇO: 

Data e Horário: dia 15 de setembro, sexta-feira, às 21 horas.

Local: Jazz B – Rua General Jardim, 43 – Vila Buarque – SP – tel.: (11) 94980.3554

Preços: R$ 38 (Lote 1) e R$ 45 (lote 2)

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/eduardo-machado-quinteto-do-nato-samba-jazz-no-jazzb-sexta-15-set-2023/2120508 

FICHA TÉCNICA DO SHOW 

Eduardo Machado: baixo

Daniel D’Alcantara: trompete

Eron Guarnieri: piano/teclado

Daniel Padovan: bateria

Vitor Alcântara: sax tenor

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador