Modinha do Carlos Gomes

Da Música do Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=aQbkMwHhElk width:700 height:394

Modinha do Carlos Gomes com miniatura pró-Lula! #LULALIVRE

Pensando em sua amada Ambrosina, Carlos Gomes compôs a modinha ”Quem Sabe?”. Porém, segundo o livro de Gabriel Marques (O Homem da Cabeça de Leão – Carlos Gomes, 1971), o compositor, por timidez, não a dedicou à moça, mas ao seu pai, que não gostou muito da ”gracinha” (página 37).

Carlos Gomes foi o mais importante compositor de ópera brasileiro. Fiel ao estilo romântico, obteve carreira de destaque na Europa, sendo o primeiro brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro Alla Scala de Milão. É o autor da ópera O Guarani (1870), cuja abertura é a vinheta do programa de rádio “A Voz do Brasil”.

Adriana de Almeida, natural de Curitiba, iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Belas Artes do Paraná. Desde 1988 reside em Porto Alegre, onde fez técnica vocal e repertório com o Maestro Frederico Gerling Júnior.

Olinda Allessandrini (Caxias do Sul, é uma pianista, professora e pesquisadora musical brasileira. Francisco Leite de Bittencourt Sampaio (Laranjeiras, 1 de fevereiro de 1834 — Rio de Janeiro, 10 de outubro de 1895), foi um advogado, poeta, jornalista, político e espírita brasileiro.

 

Compositor Brasileiro: Carlos Gomes (1836 – 1896)
Obra: Quem Sabe?
Intérprete: Adriana de Almeida
Piano: Olinda Allessandrini
Letra: Francisco Leite de Bittencourt Sampaio
CD: Canções Brasileiras
Musica Brasilis

https://www.youtube.com/watch?v=aQbkMwHhElk

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador