O Pitanga em Pé de Amora amadureceu, por Aquiles Rique Reis

Três anos depois de plantar um EP (expanded play), o Pitanga em Pé de Amora, quinteto paulistano integrado por Flora Poppovic (voz e percussão), Angelo Ursini (flauta, clarinete, sax e voz), Daniel Altman (violão de sete cordas, guitarra e voz), Diego Casas (violão e voz) e Gabriel Setubal (guitarra, trompete, violão e voz), colheu o CD Pontes para Si (independente). A força desse jovem quinteto continua sendo o seu sortimento instrumental e composicional, pois é com eles que a moçada agrega frescor à sua inspirada musicalidade.

Desde o início das atividades do grupo, o requinte obtido pela versatilidade dos sons que criam, combinado com a total convicção do que mais lhes interessa fazer da música, dá ao Pitanga um saudável ar de modernidade. Modernidade essa que não se percebe por imposição, mas que brilha e salta diante dos olhos e dos ouvidos de quem os escuta. Pontes para Si  contou com a produção do craque Swami Jr., ele que, com sua experiência, muito contribuiu para tornar ainda mais atraente a concepção musical do álbum.

Todas as catorze músicas do CD são de autoria dos integrantes do Pitanga. As letras são de Diego Casas, e as melodias, de Ga Setúbal, Daniel Altman e Angelo Ursini, que assinam também a maioria dos arranjos. Eles fortalecem os versos que cantam. Tocar e cantar é o futuro do Pitanga, quinteto que escolheu vê-lo através da música.

Os arranjos, antenados com a música, a qual deverão vestir, se valem de dinâmicas muito bem executadas. São vários os crescendo que dão força às melodias e aumentam a beleza poética do versos. Versos esses que, descrevendo situações corriqueiras, bolem com o imaginário. Ou então falam dos segredos e mistérios da vida, fazendo-os alçar um voo ainda maior do que poderiam caso os arranjos não cuidassem de emoldurá-los de forma tão construtiva.

Sendo um coletivo de criação, o Pitanga em Pé de Amora buscou participações especiais: o grupo de percussões Batuntã e Mônica Salmaso, que divide os vocais com Flora Poppovic em “Ceará” (Gabriel Setubal e Diego Casas), faixa que também conta com os sopros de Teco Cardoso.

Eles escrevem harmonias bem trabalhadas, melodias que servem às letras e versos que passeiam por temas que denotam, muitas vezes, a inquietação de jovens adultos, resultando num conjunto harmonioso. E tanto pode ser um baião, uma valsa ou um samba: qualquer gênero musical interessa aos Pitangas, desde que vejam no resultado um retrato de suas intenções musicais. Aí está a verdade.

O quinteto sabe das dificuldades que ainda terá pela frente. Mas nada poderá fazê-lo descrer num futuro próximo e promissor para o quinteto: o Pitanga madurou, frutificando o pé de amora. Neste momento, a moçada já parece pronta para levar sua música a um público ainda maior, que ouvirá o Pontes para Si e lotará as grandes salas de show para ouvi-los tocar e cantar.

Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPB4

PS. O CD pode ser baixado gratuitamente pelo site  www.pitangaempedeamora.com.br

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

View Comments

  • CD "Ao vivo no Cachuera"

    Baixei o CD rapidinho. Está em MP3. O instrumental do grupo é de ótima qualidade, composições próprias e bastante inventivas. Grato pela contribuição!

  • Muito bom grupo!
    Há  uma

    Muito bom grupo!

    Há  uma efervecência na música paulistana... bem longe da mídia

    com bom público e bem mais longe ainda dos cadernos "vira-latas"

    de colunas de jornais e revistas.Pitanga , bixiga70 ,jangada etc..

    cada um fazendo seu som e procurando seu som ,o que é o 

    melhor!

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

8 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

10 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

10 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

11 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

12 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

14 horas ago