Aquiles Rique Reis
Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.
[email protected]

Ousar é preciso, por Aquiles Rique Reis

Por Aquiles Rique Reis

Após 27 anos musicando os 44 poemas contidos no livro Mensagem, do poeta português Fernando Pessoa, o músico e cineasta baiano André Luiz Oliveira lança agora Mensagem (Versal Editores).

O ousado trabalho vem embalado em uma caixa de madeira em forma de um baú, de muito bom gosto, que traz encravada em duas de suas faces os nomes do poeta, do compositor e o título do livro. Registre-se que foi num baú de madeira que Pessoa guardou seus escritos, objeto este que está sob a guarda da Biblioteca Nacional de Lisboa.

O conteúdo é pujante e majestoso: traz uma reedição especial do livro Mensagem em papel couché, um libreto com fotografias de Rama de Oliveira e dois DVDs e três CDs (Warner Music). Nos CDs estão 33 grandes intérpretes portugueses e brasileiros, alguns gravando mais de uma música.

Aliás, André Luiz resolveu não musicar os poemas seguindo sua ordem cronológica: as melodias foram se enamorando dos versos que lhes pareciam mais adequados para com elas fazerem par.

Está tudo muito bem, tudo muito bom, mas… revelado o intento de André Luiz, sobrevém uma dúvida: musicalmente, as interpretações dos convidados e as melodias teriam a profundidade necessária para acrescentar beleza aos escritos do poeta? Sim, porque nem sempre reunir um timaço de cantoras e cantores significa colher um resultado musical coeso.

As músicas, bem como as interpretações, trazem à tona um Fernando Pessoa que poetava com música. Assim, com arranjos criativos, boa mixagem e interpretações esmeradas, os três CDs brotaram atraentes, sem desníveis. Dá gosto ter nas mãos um baú tão cheio de riquezas.

Selecionei as que mais me tocaram. No CD1, Caetano, num tom grave, canta com violão e flauta; Elba vai com cordas e violão; Ney Matogrosso, contido, seduz com bandolim e violão; Cida Moreira arrasa num arranjo teatral.
No CD 2, Milton Nascimento faz vocalises e tem piano e violão; Mônica Salmaso canta com percussão e cordas; Ná Ozzetti e sua voz aguda vêm com violão e clarinete; Gil, com coral e sopros; Edson Cordeiro e sua voz diferençada, com violino e piano; André Luiz declama sobre as cordas e, a seguir, canta com piano, cordas e trompete; Zeca Baleiro vai com guitarra, percussão e piano.

No CD 3 Carlinhos Brown vem ad libitum até a chegada das cordas; Zizi Possi tem cordas, piano e harpa, e também canta ad libitum até que cheguem as cordas e o piano; o português Carlos do Carmo vem com baixo e cordas; outro português, António Zambujo, canta com piano, teclado e bandolim; Claudia Leitte surge com violão e teclados; Fagner, com bandolim e baixo; Rubi, outra voz diferençada e bela, tem um coral antecedendo as cordas, seguidas por um canto a cappella, que logo recebe cordas e flauta; a portuguesa Mariella Santiago vem com percussões, piano e flauta; Zélia Duncan canta com cordas, piano e sopros; e a portuguesa Dulce Pontes, com voz certeira e aguda, encanta com piano e violão.

Eis um projeto que engrandece a música brasileira.

Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPB4

 

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. essa foi de dar água na boca,

    essa foi de dar água na boca, como dizia o caboclo…

    mar portugues deve estar aí com certeza;

    mar salgado, quanto do teu sal

    são lágrimas de portuga!

    ;;;;;

    ;;;;;

    valeu a pena? tudo vale a pena

    se a alma não ´é pequena

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador