Preludio Nº1 de Villa-Lobos com Sergio Abreu

Sugestão de Alfeu

https://www.youtube.com/watch?v=YPfXTLncE2s align:center

 

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. http://www.violao.org/topic/1

      http://www.violao.org/topic/17986-video-sergio-abreu-tocando-preludio-n1-do-villa-lobos/?p=246775

      reproduzindo:

      “Mail do Sérgio:

      Assistindo ao meu video do Prelúdio 1 do Villa que apareceu há poucos dias na internet cheguei a uma conclusão: a captação do som achatou completamente a dinâmica sonora que eu acredito ter feito naquela ocasião. Na época isso era ocorrência comum na televisão, especialmente aqui no Brasil, e tinha como objetivo deixar o som o tempo todo no mesmo nível e o mais forte possível. Não consigo em hipótese alguma me imaginar tocando esse Preludio sem fazer praticamente nenhuma dinâmica do início ao fim. E eu me lembro bem que eu tinha um esquema simples e funcional que sempre seguia na primeira seção desse Preludio (bem como no Da Capo): fazer a primeira frase piano (mas com nuances), começar a segunda frase mezzo forte chegando ao forte no mi da 4ª corda, e na terceira frase aí sim começar forte chegando ao fortissimo no fá sustenido da 4ª corda. Nem essas nem outras variações de dinâmica se percebem no video. Se eu tocasse essa peça da maneira que é aparente nesse video, fortissimo do começo ao fim, no final estaria totalmente exausto.

      Decidi comparar com a gravação ao vivo do meu recital em Belém de 1977, que pode até ser da mesma época pois os andamentos e os fraseados são semelhantes. Nota-se imediatamente que os diferentes planos de dinâmica aparecem bastante bem, e fazem toda a diferença. Isso apesar de a gravação ter sido feita com um pequeno aparelho de cassette e à distância. Conclusão: esse video horrível e anti-musical deveria ser jogado na lixeira e esquecido!!!”

  1. Muito bom

    Mais uma excelente sugestão do Alfeu.

    O que eu prefiro, entretanto, é o Prelúdio N° 3. Pena desconhecer a teoria musical, pois há uma parte que ainda gosto mais e não sei como definí-la. O máximo que consigo fazer é cantarolar o seu início: lá lá lá lá lá lá la lá lá lá lá lá lá lá… rsrsrs.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Dd5YR2YxkQY align:center]

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=eD23TEE2EmY align:center]

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=_JmAMqpzK8k align:center]

    E uma preciosidade histórica, no violão de Andrés Segovia:

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=_n5HoFf2SWM align:center]

    Valeu, Alfeu.

     

    1. *

      GalileoGalilei, assim como eu postei recentemente outros dois videos com  o duo Sergio e Eduardo Abreu, e esse só com o Sergio, é  principalmente pq até agora so se conhecia um vídeo desses músicos, os outros registros apenas nos seus albuns. Talvez muito material de video do duo tenha se perdido,mas mesmo assim  vamos torcer para que se encontre mais, até pq eles pareciam ter sido um sonho.

      Valeu.

  2. tudo de villa-lobos eu admiro

    tudo de villa-lobos eu admiro profundament.

    mas as bachianas numero 5, principalmente  com a maria lúcia godoy, extasia-me.

    tem com a joan baez e célebres intérpretes no you tube….

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador