Sarau para Lucio Yanel, por Luis Nassif

Lucio é um violonista argentino, da escola folclórica da Atahualpa Yupanki.

Lúcio Yanel é um violonista de maior influência na história do violão brasileiro. Há os violonistas referenciais, que influenciaram gerações inteiras com seu estilo, casos de João Pernambuco, Dilermando Reis, Garoto, Baden Powell.

Lucio é um violonista argentino, da escola folclórica da Atahualpa Yupanki. Certo dia, saiu de Buenos Aires e passou por uma cidade gaúcha para uma entrega de partituras que um amigo pediu que fizesse.

Entregou, aceitou o convite da pessoa para dormir em sua casa. Amanhceu tocando violão e encantando os familiares. Dentre eles, o jovem Yamandu Costa, de quem seria o grande professor. Não foi apenas um grande mestre, mas uma referência intelectual e de caráter para o violão e a música folclórica gaúcha.

No vídeo, as principais cenas do sarau, com Lucio e um primeiro time de instrumentistas paulistas, Laercio de Freitas, Arismar do Espírito Santo, Danilo Brito, Conrado Paulino, Thadeu Romano, Sergio Bello.

Nos vídeos, Lucio explica alguns ritmos argentinos, fala do gênio Bonilha (um aluno do nível de Yamandu que faleceu precocemente).

Voltou no sábado para Porto Alegre, porque a esposa está em estado terminal, com alzheimer. Diariamente, ele toca violão para ela.

 

Luis Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador