Três artistas de Macapá se unem em ‘Timbres e Temperos’

Projeto que reúne três grandes artistas de Macapá lança série de videoclipes para apresentar os ritmos e a cultura amapaense

Dois dos compositores mais atuantes da região norte do Brasil se uniram a mais expressiva voz amazônica atualmente para lançar um projeto que apresenta ao mundo, a riqueza da cultura do Amapá. Assim é Timbres e Temperos, o primeiro álbum de canções inéditas do trio formado pelo violonista, compositor e cantor Enrico Di Miceli, pelo poeta, escritor e também cantor, Joãozinho Gomes e pela cantora Patrícia Bastos e que acaba de chegar nas plataformas. E no dia 18 de fevereiro, o trio lançará o videoclipe Dançando com Oxum, uma das quatro faixas da série que, nos dias 25/02, 04/03 e 11/03, apresentará um novo vídeo.

Essa canção celebra as mulheres amazônicas, retrata de modo ficcional a faceirice, aliada a graça, a liberdade, e a capacidade premonitória das cunhantãs que habitam as praias de rios, e costumam envolverem-se em festejos noturnos ao lado de Oxum, das estrelas e da lua cheia. É uma alusão ao poder de encantamento das moças cabocas.

A ideia de um projeto reunindo os três artistas surgiu logo após o lançamento em 2009, dos álbuns Amazônia Elegância, de Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes e Eu Sou Caboca, de Patrícia Bastos. Nesses dois trabalhos, a cultura amapaense foi retratada nas canções, destacando a força e a beleza da mulher amazônica, os costumes ribeirinhos e sobretudo, os ritmos da região. Os constantes encontros pelos palcos e gravações ao longo de tantos anos, só aumentavam o desejo de produzir um álbum com o violão de Enrico, a poesia de João e a interpretação de Patrícia. Juntos, através de um único repertório, queriam contar ao mundo um pouco da história do povo amapaense, trazendo em suas letras personagens importantes da região, com uma sonoridade muito particular. 

Esse era o momento de unir os três artistas e transpor os limites amapaenses com suas produções. Timbres e Temperos conta com a direção musical e os arranjos do músico e compositor paulista Dante Ozzetti, que soube valorizar ainda mais a criação musical do Amapá ao dialogar com uma sonoridade contemporânea e nacional. 

ARTISTAS 

Enrico Di Miceli

Compositor e cantor da Amazônia brasileira. Músico refinado e compositor de melodias marcantes, a sua musicalidade tem a beleza e a riqueza de quem recebe as interferências universais, mas garante em suas melodias as influencias desse imenso mundo amazônico: o batuque e o marabaixo dos antigos quilombos do Amapá, os ritmos da fronteira, dos índigenas e os sons da floresta. Com um trabalho consolidado em sua região, Enrico Di Miceli tem 30 anos de carreira e possui dois CDs gravados. O primeiro, em parceria com Joãozinho Gomes, intitulado Amazônica Elegância, lançado em 2010 pelo Projeto Pixinguinha Editoração e o Todo Música, álbum que mostra a sua versatilidade como compositor de melodias.

Joãozinho Gomes

Poeta e compositor paraense, nascido em Belém do Pará, (há 30 anos radicado em Macapá-Amapá. Hoje, cidadão amapaense e macapaense) iniciou suas atividades poéticas e musicais em 1978. Reconhecido como um dos mais atuantes poetas-letristas do atual cenário líteromusical brasileiro, Joãozinho Gomes ostenta uma obra que agrega parceiros – compositores e poetas – de vários lugares do país. A sua produção musical consiste em centenas de canções e cerca de cinco livros, da qual, duzentas e dez canções foram gravadas, e somente um livro fora editado, “A Flecha Passa e poemas diVersos”. Não é raro, músicas com seus versos serem encontradas em discografias de cantoras e cantores pelo país afora. Contudo, somente vinte por cento de sua extensa e eminente obra está publicada.

Patrícia Bastos

Nascida em Macapá (AP), filha do educador Sena Bastos e da cantora Oneide Bastos, Patrícia cresceu em ambiente musical. Durante cinco anos, foi vocalista da banda Brinds e logo depois, partiu para carreira solo. Já cantou com artistas como Lô Borges, Vitor Ramil, Nilson Chaves, Boca Livre, Lula Barbosa, e também acompanhada por grandes violonistas como Aluísio Laurindo Jr., Sebastião Tapajós, Dante Ozzetti, Natan Marques e Manoel Cordeiro. Foi indicada em 2014, no 25° Prêmio da Música Brasileira, nas categorias “Melhor Cantora Regional” e “Melhor Álbum Regional” por seu CD “Zulusa”, além de ter sido indicada na categoria Revelação. O sexto álbum intitulado Batom Bacaba, lançado através do edital Natura Musical de 2015 e produzido por Du Moreira e Dante Ozzetti, foi novamente indicada para a 28ª Edição do Prêmio da Música Brasileira de 2017 nas categorias de Melhor Álbum e Melhor Cantora, e também ao Grammy Latino de 2017 como Melhor Álbum de Raízes Brasileiras.
LINK DO VÍDEO (disponível em 18/02): https://youtu.be/fzbbwkVlQ9s

Facebook: https://www.facebook.com/search/top?q=timbres%20e%20temperos

Instagram: https://www.instagram.com/timbresetemperosoficial/

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador