Trivial do Brasil de João, Caetano, Gil e Bethania

Assisti esse show na velha TV Tupi, na gravação de um programa produzido por Fernando Faro. Fui na condição de repórter. Havia um repertório mais amplo, inclusive alguns clássico de Lupicínio Rodrigues.

Chamava atenção o respeito reverencial de Gil e Caetano por João Gilberto. Logo eles, que surgiram como um furacão iconoclasta na música brasileira. A afinidade entre os quatro, a maneira como João Gilberto ensaioiu as divisões em “Disse alguém”, que certamente foi buscar nos conjuntos vocais dos anos 40, e um profundo sentimento de Brasil produziam um clima de amplo encantamento.

 

Estava-se em pleno regime militar, a censura correndo solta e as artes perdendo o rumo em mil complicações escapistas, música concreta, poesia concreta, peças cerebrinas de pouco cérebro. E, ali, quatro músicos rescendendo a Brasil, celebrando o Brasil como quem celebra um culto.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • E as imagens desse programa?
    E as imagens desse programa? Se perderam no incêndio? Faro merecia uma seção própria no MIS, se é que já não tem. Um museu pra música brasileira em cada capital - será por acaso que Salvador na Bahia já tenha um? - seria uma ideia, uma necessidade pra educar as crianças sobre um dos maiores patrimônio culturais do país, pros que queiram conhecer seu manancial ou apenas dele fruir e se realimentar. E sem participação dos Marinhos, se não for pedir demais.

    21:22

  • Brasil

    O Nelson Mota tinha um programa, acho que chamava Mocidade Independente, que abria com música do Lulu Santos. O primeiro programa foi com Arrigo Barnabé, o segundo com Itamar Assumpção e o terceiro com Caetano. Ele tentou puxar o assunto desse disco, mas Caetano desconversou. Meses depois saiu essa obra prima. Parece que o João não gostou do resultado, eu nunca entendi por que razão. O disco é lindo!

  • Álbum maravilhoso,

    Álbum maravilhoso, no qual se confirma que, entre suas centenas de filhos e filhas musicais, João Gilberto tem em Gil e Caetano os mais diletos pimpolhos. Segue aí o curta de Rogério Sganzerla, sobre a gravação do disco Brasil e sobre o Brasil. A qualidade  de imagem não é lá essas coisas, mas é que tá tendo.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=x1Lgm2YBWYM%5D

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

4 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

5 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

5 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

6 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

7 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

8 horas ago