Vinicius Rodrigues lança primeiro single do projeto Flauteando

Do bolero cubano ao frevo de Olinda, a música dá vida à entidade Dita, mulher preta retinta com seus brincos e argolas de ouro

Vinicius Rodrigues, flautista, saxofonista e compositor, conhecido como Vinisax, lança no dia 19 de maio nas plataformas digitais, Dita, single de estreia do projeto Flauteando. Do bolero cubano ao frevo de Olinda, a música dá vida à entidade Dita, mulher preta retinta com seus brincos e argolas de ouro em seu pescoço, que evoca todo luxo e riqueza das cachoeiras para o som instrumental.

O single abre caminhos para uma sequência de lançamentos. Ao Nível do Mar, que será lançada no mês de junho e A Última Dama, em julho, estão em Flauteando, série de três instrumentais que no final do ano, se junta às outras músicas para formar o primeiro álbum do artista. “Para compor esse tema, me inspirei em uma animação cubana chamada Chico e Rita, que fala sobre um pianista cubano que se apaixona por uma linda cantora”, conta Vinícius. E completa, “dei o nome de Dita, um busto que tenho em casa, que está lá muito antes de mim, e que é quase um membro da família”.

Nessa gravação, Vinisax está acompanhado dos jovens instrumentistas Fabrício Mascate (guitarra), Valentina Facury (percussão), Gustavo Patrocínio (bateria), Tamiris Silveira (teclado) e Gustavo Fonseca (baixo). Com essa banda, o artista se dedica à música instrumental com foco nos ritmos afrobrasileiros e afrolatinos, com destaque na improvisação, como forma mais espontânea de expressão e no tambor como tecnologia ancestral de comunicação, herança da diáspora africana. Se trata de uma banda afrocentrada que reúne jovens músicos da cena instrumental de São Paulo tendo como propósito a exaltação da cultura preta de forma política.

Vinícius Rodrigues, saxofonista e flautista paulistano, iniciou seus estudos em saxofone erudito aos 10 anos na Emesp Tom Jobim, participou de orquestras Infanto-Juvenil e Banda Sinfônica. Dando sequência à sua formação, passou pela Escola Municipal de Música e o Conservatório de Tatuí, onde decidiu se dedicar à música popular passando por grupos de MPB, Samba e Jazz. Já dividiu palco com grandes nomes como João Donato, Dudu Nobre, Grupo Bom Gosto, Castello Branco, entre outros. Se apresentou em diversos festivais pelo Brasil e fora, como na Dinamarca e na França.

Atualmente pertence aos grupos Querosene, Yma, Um Toque a Mais e Vinisax & banda. Como ator, estrelou na série original Netflix Boca a Boca. Além de ter trabalhado como galerista na galeria Hoa, participando de feiras de arte como SParte (BR) e Zonamaco (MEX). Recentemente foi aprovado como artista educador no programa PIA na casa de cultura do Tremembé.

FICHA TÉCNICA:

Composição – Vinícius Rodrigues

Interpretação – Vinícius Rodrigues

Fabrício Mascate – guitarra

Valentina Facury – Percussão

Gustavo Patrocínio – Bateria

Tamiris Silveira – Teclado

Gustavo Fonseca – Baixo

Engenharia de Áudio/Captação – Matheus Sol e Rebeca Montanha

Ilustração da capa: Maju Espírito Santo 

Edição – Matheus Sol e Rebeca Montanha

Mixagem e Masterização – Paula Saran

Produção Musical – Vinícius Rodrigues

Estúdio – Fábrica de Cultura do Jaçanã Produção Executiva (Mentoria/Distribuição) – Sala de Estar

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador