Jornal GGN – O movimento dos consumidores nas lojas do país caiu 1,3% durante o ano de 2015 na comparação com o total registrado em 2014, segundo o indicador de atividade do comércio apurado pela consultoria Serasa Experian. Este foi o pior resultado do varejo nacional desde 2002, ano dm que houve retração de 4,9% no movimento dos consumidores nas lojas.
Todos os segmentos do varejo nacional perderam força em 2015. A maior queda deu-se no segmento de veículos, motos e peças (-19,0%). Nos demais segmentos, as variações foram: tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-3,5%); combustíveis e lubrificantes (-1%); material de construção (-2,1%); supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-1,1%); móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (-0,9%).
Segundo os economistas da consultoria, “a retração da atividade do comércio no ano de 2015 foi provocada por três elementos: o aumento da inflação, corroendo o poder de compra da população; a queda dos níveis de confiança dos consumidores provocada não apenas pela inflação mais alta, mas também pela elevação do desemprego; o aumento dos juros dos financiamentos e crediários, encarecendo as prestações”.
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