Estoques do varejo estão inadequados para 52,5% dos empresários do comércio

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

 Adequação dos estoques caiu 2% durante o mês de março

Jornal GGN – Após a elevação apurada em fevereiro, o índice de adequação dos estoques do comércio varejista da região metropolitana de São Paulo caiu 2% em março, motivado pelo aumento de empresários entrevistados que afirmaram estar com estoques acima do desejado. Os dados foram divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP)

No mês, o indicador que mede o nível de adequação dos estoques atingiu 94,7 pontos ante os 96,6 pontos registrados em fevereiro. Na comparação com março de 2015 – quando o índice registrou 103,9 pontos -, o valor foi 8,8% inferior, o que indica que, por mais conservador que esteja o posicionamento do empresário, está difícil desovar os estoques excessivos. Com isso, a tendência é de que o resto da economia também fique em ritmo de espera, uma vez que ainda não há sinal de retomada das compras do varejo junto a fornecedores.

Segundo a pesquisa, a queda do indicador no mês se deve à elevação da proporção de empresários que afirmaram estar com os estoques em situação acima da adequada, que subiu de 35,7% em fevereiro para 37,2% em março – alta de 1,5 ponto porcentual. Já a parcela de empresários com estoque abaixo do adequado (15,3%) apresentou queda de 0,5 ponto percentual ante os 15,8% registrados em fevereiro.

Com isso, ao somar os estoques abaixo e acima do ideal, a maioria dos varejistas (52,5%) afirmou que seus estoques estão inadequados em março. A proporção de empresários que afirmaram possuir estoques adequados, com isso, caiu um ponto porcentual e registrou 47,2% em março, ante os 48,2% em fevereiro.

No comparativo com o mesmo mês de 2015, a proporção de empresários com estoques acima do adequado apresentou alta de cinco pontos porcentuais, mas houve quedas entre os que declararam estar com estoques abaixo do adequado (-0,3 p.p.), bem como entre os que afirmaram estar com nível adequado de mercadorias (- 4,4 pontos percentuais – p.p.).

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, “este ano está cada vez mais parecido com 2015, e a aparente trégua da deterioração econômica não é mais vista. Agora, o consumidor se assusta com a taxa de desemprego crescente, a falta de prognósticos de curto e médio prazos e a incerteza política que paralisa completamente a tomada de decisões econômicas pelas autoridades”.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador