Categories: EconomiaNegócios

Movimento do comércio recua 0,5% em maio

Jornal GGN – O movimento dos consumidores no comércio brasileiro caiu 0,5% em maio, já descontados os devidos ajustes sazonais, segundo dados divulgados pela consultoria Serasa Experian. Com relação ao visto em maio do ano passado, a atividade varejista recuou 8,3%, levando o total acumulado nos primeiros cinco meses do ano a um recuo de 8,7% frente ao visto em 2015.

Ao longo do mês, exceto o segmento de combustíveis e lubrificantes (com alta de 0,6%), todos os demais setores varejistas experimentaram retrações em relação ao período imediatamente anterior: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,9%); móveis, eletroeletrônicos e informática (-1,3%); veículos, motos e peças (-0,7%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,3%); material de construção (-0,8%).

No acumulado dos primeiros cinco meses de 2016, apenas o segmento de combustíveis e lubrificantes, com variação de 4,5%, está com crescimento positivo em relação ao mesmo período de 2015.

Todos os demais segmentos varejistas estão com retração em relação ao acumulado dos primeiros cinco meses do ano passado: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-7,6%); móveis, eletroeletrônicos e informática (-13,5%); veículos, motos e peças (-18,4%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-14,3%); material de construção (-5,8%).

Segundo os economistas da consultoria, mesmo com a ocorrência do Dia das Mães, a queda mensal da atividade varejista em maio é explicada pela continuidade da elevação da taxa de desemprego do país bem como pelas condições mais restritivas das operações de crédito. “O nível ainda deprimido do grau de confiança dos consumidores contribui também para manter contido o movimento dos consumidores nas lojas”, explicam os analistas.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

9 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

10 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

13 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

13 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

14 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

15 horas ago