A Beleza no Plágio de Zé Ramalho

 

 – A Força Verde

 – Mulher nova bonita e carinhosa

Nem as acusações de plágio ofuscaram o brilho de sua obra. Confira: 

Revista Veja – 21/07/1982 pg 139

A prova do Hulk.

Um plágio revelado por um velho gibi.

Compositor de várias canções de sucesso desde 1977, o cantor paraibano Zé Ramalho é também autor, desde a semana passada, de um dos mais flagrantes plágios já ocorridos na música brasileira. A letra da faixa título de seu novo LP, Força Verde, lançado com uma milionária campanha promocional da gravadora CBS, é praticamente idêntica a um poema do dramaturgo e poeta irlandês Willian Butler Yeats, Prêmio Nobel de Literatura em 1923.

Diz o poema: Ainda há pouco era apenas uma estrela candente/Parecia uma imensa tocha antes do mergulho… A letra usada por Zé Ramalho só exclui a palavra “candente” e conserva a mesma estrutura da poesia. Mas, apesar disso, o compositor recusava-se na semana passada a dar maiores explicações, limitando-se a um débil “Tudo isso é um grande equívoco”.

O mesmo poema foi usado como legenda para os quadrinhos de uma historia no nº 1 da revista do Incrível Hulk, publicada no Brasil em 1972. Aliás, foi um colecionador de histórias em quadrinhos que encontrou a pista do poema. Ao ver o cantor no Fantástico, apresentando sua nova música, ele reconheceu o texto e conseguiu localizá-lo em sua coleção de gibis.

Essa revista e a denúncia do plágio ele encaminhou ao chefe de reportagem do jornal A União, de João Pessoa, Wellington Farias, 25 anos, que além de publicar o confronto dos dois textos também reproduziu a revista do Hulk.

Com essa descoberta, voltam outras histórias de plágio de Zé Ramalho. Entre estas, seu mais recente sucesso, Mulher Nova Bonita e Carinhosa…, gravado por Amelinha, também está sendo alvo de uma disputa judicial. O poeta popular e repentista José Gonçalves, de Campina Grande, gravou a melodia, que é de sua autoria, em 1974.

Mais tarde, a mesma melodia foi adaptada por outro cantor, Ivanildo Vilnova, que também a gravou em disco. Este é ainda mais categórico sobre os antecedentes do cantor: “Plagiar melodia de repente é mais fácil, pode-se alegar que é música de domínio público. Mas agora não sei se Zé Ramalho poderá se defender dessa acusação”.

Força VerdeZé Ramalho
AINDA POUCO ERA APENAS UMA ESTRELA
UMA IMENSA TOCHA ANTES DO MERGULHO
AGORA VEM A TONA
SUA IRA É INTENSA
E VOCE DESEJA SABER SE HA ALGO QUE POSSA ACALMA-LO OUTRA VEZ
OS PASSAROS
A LUA CHEIA E TODO O CÉU LEITOSO
E TODAS AS FORMAS DA NATUREZA
MOSTRAVAM A GRANDEZA DO MUNDO EM LÁGRIMAS

CONDENADO COMO ULISSES
E COMO PRÍAMOS…
MORTO COM SEUS COMPANHEIROS
MORTO COM SEUS COMPANHEIROS
MORTO… APARECEU…
NO MOMENTO EM QUE A LUA IA SE ELEVANDO
E TODO PRANTO FORMA A IMAGEM DO HOMEM


 

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador