A lenda da Fênix

 

Conta a lenda que a Fênix era uma ave que tinha inúmeras qualidades, cuja a narrativa delas variava dependendo do local. Mesmo assim eram maravilhosas; as cores fortes e quentes das  penas, lágrimas milagrosas que podiam curar feridas, força descomunal capaz de levantar grandes quantidades de peso e etc, etc,… Mas a característica que mais atraia as pessoas era o poder de renascer das cinzas, cuja a combustão do corpo era provocada pela própria Fênix, depois de um longo período de vida. E assim, ressurge uma nova mesma ave, com suas maravilhas, seus superlativos, mas nada mudou, continua sendo a mesma Fênix, com a característica sedutora da eternidade.

Ainda bem que é uma lenda, melhor são as aves reais, assim como os outros seres vivos, são sim mortais, porém ao longo do tempo novas gerações vão se sucedendo, sofrem pequenas modificações, se transformam, enfim, evoluem.

Vídeo: “Phoenix” com Wishbone Ash.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito legal esse

    Muito legal esse  primeiro”disco do Wishbone”, inclusive teve edição nacional ( gosto dos 3  primeiros).

     

    Em tempo  : o baixista do  ” Iron maiden é fã incondicional do Wishbone ash, ouvindo atentamente da prá 

    se descobrir  o porque., principalmente a “lady whiskey”.  Quanto a fênix….a mitologia da conta.

  2. sobre a Fênix

    Caros, o mito da fênix é anterior à Grécia e sua mitologia…

    A lenda da ave que renasce de suas cinzas vem do Egito e foi adotada pelos sacerdotes adoradores do sol em Heliópolis (Rá, o disco solar) como uma alegoria da morte e renascimento diários do astro-rei e do faraó (que após o sono da morte acordava no reino de Amenti). Mas há indícios de sua história como anterior mesmo ao Egito:

    – Nas crenças sumério-acadiana e assírio-babilônica, o disco solar com asas é o símbolo da divindade suprema – e TODOS os deuses são retratados com asas (Ishtar, Astarte, Inana, Tiamat) pois elas representam a natureza imortal deles;

    – Nas tradições germânicas a Fênix é a deusa Gullweig; para os vikings a ave é Hræsvelgr – um gigante que comanda os ventos e pode se transformar em águia;

    – O Fenghuang é considerado a Fênix chinesa;

    – Garuda (destruidor de serpentes) é um pássaro solar brilhante como o fogo, sendo montaria do Deus hundu Vishnu.

    A Fênix, portanto, é um conceito que transcende as religiões, ultrapassando povos e civilizações. Mas não é o único conceito espiritual de grande perenidade: assim como o panteão romano copiava as deidades gregas, também a mitologia destes foi espelhada nos deuses egípcios – e temos Thoth = Hermes = Mercúrio, Horus = Apolo = Febo. Indo um pouco mais fundo, as relações entre os deuses politeístas de várias nações ligam-se, retroagindo no tempo – assim, temos Dyausptr (Vedanta) = Zëus Pater (grego) = Jupiter (romano). Interessante, não?

    Mas, voltando à Fênix: seu conceito original era o do renascimento, depois modificou-se um pouco para significar imortalidade (num equívoco de Hesíodo, que lhe atribuiu essa qualidade – como poderia, se ela precisa morrer para renascer?) e finalmente, na cristandade primitiva, a Fênix chegou a ser um símbolo atribuído a Jesus por causa da  ressurreição que Ele realizou. Aos poucos, porém, foi sendo substituída pela pomba branca (simbolo do Espírito Santo eterno).

    Abs.

    1. Fênix

      Oi Waldyr…gostei desse texto…obrigada… eu também me identifico com essa ” ave “… muitas vezes em minha vida sou uma FÊNIX, pelo símbolo da sua força.. eu tive que renascer muitas vezes das cinzas…como hoje mesmo, me encontro nessa situação… obrigada por compartilhar….um bejo grande..

      Lucimar

  3. Heráclito de Éfeso aliado à

    Heráclito de Éfeso aliado à propaganda e a questão do feminino.

    Especulação clássica da filosofia econômica dos humanos, na minha opinião.

    Discussão para mais de metro.

  4. Fênix
    Boa noite sinistros, vídeo novo no canal e hoje eu vou falar sobre a Fênix o pássaro místico que tem suas raízes em várias culturas e tem uma linda mensagem, confere-lá :)https://www.youtube.com/watch?v=Bj9jiXJqA00

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador