A morte de Zito, bicampeão mundial

Jornal GGNMorreu ontem (14), aos 82 anos de idade, o ex-jogador José Ely de Miranda, o Zito. O volante foi bicampeão mundial tanto pela seleção brasileira, nas Copas de 1958 e 1962, quanto pelo Santos, em 1962 e 1963. Zito sofria de mal de Alzheimer e teve um acidente vascular cerebral em 2014, quando ficou mais de 30 dias internados.

Nascido na cidade de Roseira, no interior de São Paulo, começou a carreira pelo Taubaté. Em 1952, foi para o alvinegro santista, onde jogou junto do time de Pelé, Pepe, Mengálvio e Coutinho. Pelo Santos, ele jogou em 727 partidas e marcou 57 gols.

Na seleção brasileira, ele fez parte das equipes que venceram o mundial em 1958 e 1962, sendo que, neste último, ele fez um dos gols da final.

Depois de deixar os gramados, Zito trabalhou nas categorias de base do Santos, onde participou da revelação de jogadores como Robinho, Diego e Neymar.

Da Folha

Bicampeão pela seleção brasileira e pelo Santos, Zito morre aos 82 anos

O ex-jogador da seleção brasileira José Ely de Miranda, o Zito, morreu neste domingo (14), aos 82 anos de idade. A informação foi confirmada pela assessoria do Santos, que não revelou a causa da morte.

Em 2014, Zito ficou internado por 34 dias após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Desde aquele momento o ex-jogador recebia os cuidados em casa –Home Care– e necessitava de enfermeiros 24 horas por dia.

O ex-meio campista foi responsável por revelar Neymar e Robinho na época em que trabalhava nas categorias de base do Santos.

Em sua conta oficial no Twitter, o atacante Neymar prestou sua homenagem a Zito, agradecendo pelo que fez na vida do atual atacante da seleção.

“Não tenho palavras pra descrever esse cara, simplesmente agradeço tudo que fez por mim… Obrigado ZITO!”, escreveu o jogador que está defendendo a seleção brasileira na Copa América, no Chile.

Bicampeão mundial em 1962 e 1963 pelo Santos, Zito também esteve presente na conquista do bicampeonato mundial com a seleção brasileira na Suécia, em 1958, e no Chile, em 1962.

Por coincidência, a seleção brasileira está no Chile para a disputa da Copa América.

O Santos também não deixou de prestar a sua homenagem nas redes sociais: “Obrigado por tudo, Zito. Descanse em paz, eterno capitão”, escreveu. “Quantas histórias, #Zito… O Santos é eternamente grato, nosso eterno capitão”, completou.

Além de Neymar, Robinho também se manifestou pelas redes sociais na Internet. “Obrigado por tudo, Descanse em paz”, escreveu o jogador.

Em seu site, a Conmebol chamou Zito de “uma lenda do futebol sul-americano e mundial”. A CBF também lembrou do jogador em sua página oficial na internet.

Nascido em Roseira (SP), o ex- capitão santista iniciou carreira de jogador no Taubaté, time do interior do Estado de São Paulo, em 1948. Em 1952 seguiu para o Santos, onde atuou até encerrar a carreira, em 1967. Vestiu a camisa do time alvinegro em 727 oportunidades e marcou 57 gols.

Participou da era de ouro do Santos, onde jogou com Pelé, Pepe, Mengálvio, Coutinho e companhia. Foi bicampeão mundial e da Libertadores em 1962 e 1963. Ganhou nove vezes o Campeonato Paulista e quatro vezes a Taça Brasil, precursor do Campeonato Brasileiro.

O velório será nesta segunda-feira (15) no Memorial Necrópole Ecumênica, na cidade do litoral paulista. Depois do velório, o corpo será encaminhado para sua cidade natal. 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ‘péralá’: ele não apenas “fez

    ‘péralá’: ele não apenas “fez parte”: foi titular nas duas seleções.

    no início dos anos 70, quando pepe treinava os juvenis do santos, ele disse várias vezes (várias vezes mesmo), que o maior jogador do santos era o zito.

    o melhor jogador daquela considerada, por 10 anos ininterruptos pela imprensa européia, a melhor equipe de futebol do mundo.

    ele tinha uma colocação em campo que nunca vi igual. perto dele, só o corró de quem foi pupilo.

    foi, sem dúvida, o maior volante da história do futebol brasileiro e uns dos maiores do mundo de todos os tempos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador