A politização do apito e a instigação do golpe de estado nos estádios

Por Fábio de Oliveira Ribeiro

As relações asquerosas entre futebol e política são bem conhecidas. As ligações perigosas entre o crime organizado e o futebol estão começando a ficar evidentes. Um ex-presidente da CBF (político profissional desde a ditadura) está preso. Vários dirigentes da FIFA também ganharam acomodações na prisão. Muitos outros correm o risco de cair em desgraça por causa do enriquecimento ilícito em escala nacional e internacional.

Acuados, os mafiosos do futebol resolveram usar seu poder político. Agora mesmo no Gazeta Esportiva foi noticiado que os árbitros da CBF farão um minuto de silêncio contra o governo Dilma Rousseff durante partidas oficiais do Campeonato Brasileiro. Este protesto visa legitimar a bandidagem da bola ou pretende deslegitimar o governo que a combate?

Não sou especialista em Direito Esportivo, mas não me parece plausível que a CBF e seus árbitros tem o direito de intimidar o Estado brasileiro ou de comprometer o poder conferido a Presidente da República pelo TSE com base na CF/88. As autoridades podem e devem tomar providências neste caso. Os árbitros que aderirem à manifestação devem ser presos em flagrante pela Polícia Federal com base nos arts. 16, 18, 23 e 26, da Lei 7.170/1983 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7170.htm.

O Estado de Direito não pode ser publicamente hostilizado por árbitros de futebol em benefício de bandidos investigados dentro e fora do Brasil. A máfia do futebol não pode e não deve confrontar o governo federal nos estádios. O Campeonato Brasileiro é organizado com finalidade esportiva, recreativa e financeira e não política. Não pode ser utilizado como instrumento de um golpe de estado. Cumpra-se a Lei.

As ligações entre o PSDB/Aécio Neves e a CBF são públicas e notórias. Portanto, se requisitou a ajuda da CBF ou apóia a utilização dos árbitros com finalidade de instrumentalizar o golpe de estado o PSDB deve perder seu registro na Justiça Eleitoral. Se estiver pessoalmente envolvido no episódio Aécio Neves deve ser cassado, chamado às falas no Judiciário e metido na prisão.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concordo plenamente. O que se

    Concordo plenamente. O que se viu ontem antes dos jogos foi um acinte. A própria cbf proíbe que se coloquem faixas com conotações políticas nas arquibancadas, mas agora permite essa babaquice…

  2. Pela mesma lógica, se há

    Pela mesma lógica, se há alguma “imprecisão”  nesta reportagem, o autor deveria ser condenado por crimes contra honra, fé pública, bem como perder o direito à maniefstação (se for jornalista, deixaria de sê-lo)…

    1. Como não tem coragem de

      Como não tem coragem de defender a CBF e Aécio Neves você resolveu me atacar. Isto diz muito sobre sua ética. Ha, ha, ha…

  3. Obviamente e mera opinião de

    Obviamente e mera opinião de um militante.

    Cbf, empreiteiras e governo federal não são inimigos. Afinal quanto lucraram na construção dos estádios com uso de dinheiro público via bndes? 

    Qual é a ação do governo no combate à dita máfia da Cbf?  Porque ao que consta a coisa começou nos malvados EUA e na Suíça,  salvo engano. Logo a troco do que a Cbf iria protestar contra a Dilma? Qual operação da polícia federal ou do ministério público está abrindo a caixa preta da Cbf? 

    Quanto o ao uso  do futebol e política,  o autor da postagem se inflama contra supostos protestos de árbitros  e alega que isso pode ser coisa do psdb e a aecio e que campeonato brasileiro não é pra isso.  Mas quando o governo recebe medalhistas na rampa para obviamente ligar a imagem do governo ao esporte bem sucedido aí ele não se inflama pelo uso do esporte para fins políticos.  Quando o pt usa os sindicatos que não são vai usos para política partidária ou pelo menos não deveriam ser, mas veículos de defesa dos trabalhadores, aí o autor acha tudo muito normal e correto.

    Mas eu concordo com ele, que futebol e política não deveriam se misturar. A diferença é que eu penso isso independente do governo e discordo que o esporte seja usado pela política seja a favor ou contra o governo de plantão.

     

  4. Cansei de bla bla bla

    Não misture assuntos porque vc perde o foco na crítica.

    Quer prender árbitros porque se manifestaram em assunto de seu interesse?

     

    O mesmo erro das esquerdas no futebo. Miraram a Globo e colheram…NADA.

    Ao invés de reformar o futebol COM A GLOBO DENTRO…. não, querem a quebra, a revolução.

    Então…fique chorando que é um absurdo a vida ser assim. Aquele bla bla bla de sempre.

     

    Mas há aqueles que SABEM que é assim TAMBÉM por causa das esquerdas. Que tiveram a chance, a oportunidade… e perderam.

    Agora pode voltar ao bla bla bla sobre as injustiças do mundo.

    1. Quem tem interesse na

      Quem tem interesse na deslegitimação do governo Dilma e no golpe de estado não são exatamente os árbitros. Os tucanos (derrotados nas eleições) e os bandidos da bola (investigados dentro e fora do país) certamente estão controlando os apitos. E você, pelo visto, vai tocar o apito da CBF. Cuidado para não cair nas mãos dos gringos. Vai que eles o ligam ao ex-presidente da CBF que está preso. Ha, ha. ha…

      1. Relaxa, a CBF tem um novo
        Relaxa, a CBF tem um novo velho presidente.
        Nada mudou…

        Mas houve uma oportunidade para mudanças. .. houve, e nada mudou.
        Porque queriam remover a Globo do jogo. A Globo!
        Quem eles pensam que são? Não sabem quem é a Globo?

        Ao invés de só enfraquecer a Globo no setor….com entrada de outros.
        Mas não, querem tudo. Então fique com nada.
        Mas não encha mais o meu saco com esse papinho.

  5. A cada dia, os posts se

    A cada dia, os posts se superam. Este então foi a coisa mais ridicula que já li ultimamente. O autor sugere que alguns trios de arbitragem possam derrubar um governo ! E que devam ser imediatamente presos em flagrante delito. Ou seja, literalmente Maracanazo deixou de ser algo do futebol para ser sinonimo de ahahahahahahahaha- golpe-ahahahahaha – de – estado – ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah. Desculpem-me mas é hilariante. 

    1. Você seria mais honesto se
      Você seria mais honesto se admitisse que aposta no golpe e está ligado aos bandidos da bola. Você quer que eles desafiem o Estado e não tem colhões para fazer o mesmo?

      1. Bem que eu desconfiava. A

        Bem que eu desconfiava. A cada vez que o escanteio era claramente no canto esquerdo, os árbitros sempre marcavam do lado direito. Ahahahahahahahahahaha. As autoridades tem mais que se proteger de um canhão assassino tipo Nelinho, Pepe, Roberto Carlos. Ahahahahahaha.

  6. Espero que esses árbitros não
    Espero que esses árbitros não exponham ainda mais ao ridículo, o já desmoralizado futebol brasileiro. É muquiranagem demais com nosso esporte nacional. Fora cambada de cartolas parasitas.

  7. O papelão dos arbitros

    Além de afrontar os jogadores, verdadeiros e únicos artistas no gramado e, que portanto devem ter o direito de imagem, fica evidenciado o dois pesos e duas medidas, já que os artistas não podem promover nenhum protesto sob pena de punição, enquanto a juizada pode fazer o que der na telha pra defender seu lado. è o Moro tá fazendo escola dando direito a apitadores de partidas de se sentirem donos do palco.

    Agora, cadê o protesto desses juízes mediante o fato de que dois agressores de seus pares estarem atuando sem nenhuma punição – Petros e Dudu – apesar das televisionadas agressões físicas descaradamente praticadas e desavergonhadamente aliviadas pelo tribunal esportivo? Quer dizer que bater no arbitro e não ter de cumprir punição nenhuma pode???

  8. O regulamento da CBF proíbe manifestações…

    O inciso III do artigo 4 do próprio regulamento geral das competições da CBF diz que qualquer manifestação só pode acontecer com prévia autorização da CBF. Penso que os árbitros estão desrespeitando a regra esportiva, antes de tudo.

    Vejamos:

    Art. 4º – Compete à CBF como coordenadora das competições integrantes de seu calendário oficial:

    III – aprovar ou rejeitar a realização de ações promocionais, shows, eventos, apresentações, divulgação de campanhas, utilização de faixas e cartazes, e manifestações em geral, previstas para antes ou depois das partidas, exigida sempre a formal solicitação da parte interessada e a prévia e expressa autorização da CBF;

     

    A mesma vedação é repetida mais adiante:

    Art. 91 – Todas as ações promocionais que envolvam o campo de jogo e seu entorno, como a utilização de faixas, cartazes, apresentações e manifestações em geral, somente poderão ser realizadas com autorização expressa da CBF, devendo as respectivas solicitações ser enviadas até dois (2) dias úteis antes das partidas.

     

    E, vejam, a CBF não está tolhendo o direito à manifestação. Só está dizendo que tem que pedir autorização, pra que ela aprove ou não. Recentemente, o Corinthians foi punido porque exibiu ou quis exibir uma faixa contra a atuação de um árbitro. Talvez o mesmo parâmetro deva ser usado com os árbitros.

    1. Discordo. Neste caso não é a
      Discordo. Neste caso não é a CBF que está sendo desafiada. É a autoridade Estado de Direito que está em jogo.

  9. Juizes

    Não conheço as razões do veto da Presidenta, mas me parecer óbvio que qualquer ocupante do cargo vetaria a participação dos árbitros na receita dos clubes. Esse dinheiro é proveniente de um negócio entre a midia e os clubes: o que é que qualquer pessoa fora dessa transação tem a ver com isso?  Iríamos pagar também os gandulas, os varredores dos estádios, os vendedores de sorvete etc.? Se a remuneração da arbitragem está baixa, o problema tem que ser discutido com os empregadores – as federações. Quanto aos protestos, bem, a cabeça de juizes de todos os tipos anda muiro ruim ultimamente.

    1. Juiz de futebol apita
      Juiz de futebol apita partidas, não legisla nem governa. Se estão insatisfeitos eles devem mudar de profissão ou alegar a inconstitucionalidade do veto presidencial na Justiça. Eles também podem pressionar seus deputados no Congresso para que o veto seja derrubado. Afrontar o poder constitucional da presidenta em publico, abusando da atividade que desenvolvem, os juizes não devem nem podem. Simples assim.

  10. Fábio Ribeiro, és advogado,

    Fábio Ribeiro, és advogado, certo? Conheces muito bem a Lei, certo? É pública a ligação de Aécio com os dirigentes da CBF. Baseado no último parágrafo do texto, sugiro: parte pra cima e processa tanto a entidade, como os árbitros que afrontarem a maior autoridade do País, o Estado de Direito e a Democracia.

    1. Quem tem competência para
      Quem tem competência para reprimir os crimes tipificados na Lei mencionada no texto é o Ministério Público. Você certamente não é advogado. Se for você tucanizou a interpretação da Lei para ajudar os bandidos da bola e os tucanos.

  11. Meu Deus, estão vendo golpe

    Meu Deus, estão vendo golpe em tudo…

     

    Depois do golpe de lesa-pátria dos barbudinhos vermelhos, o que vier é lucro.

     

    1. E você, que quer posse do
      E você, que quer posse do cãodidato derrotado, acha o golpe perfeitamente normal. Vai vendo… Você realmente acha que o Estado não vai reprimir o golpismo manifesto dos bandidos da bola ligados ao Aécio Neves?

  12. Hoje o dia estava  sendo

    Hoje o dia estava  sendo difícil até o momento que  li este post. A partir deste momento  foi soh ataques de riso cada vez que o relia

    1. Você ri para não chorar em

      Você ri para não chorar em razão do Aécin não ter conseguido uma faixa presidencial? Calma, mano… Aécin pode acabar sendo presidente do clube dos nobres na Papuda. Você vai visitá-lo ou já está garantindo sua estadia ao lado dele?

  13. Arbitro de futebol?
    Quem

    Arbitro de futebol?

    Quem assiste as partidas vê, escancaradamente, o “apito amigo” em ação.

    No mínimo, eles não tem MORAL pra cobrar nada de ninguém.

     

  14. É isso aí. Vamos todos fazer
    É isso aí. Vamos todos fazer um minuto de silêncio nas partidas , pelo inconformismo da oposição. Dizem que agora nos casamentos, o Juiz de Paz também vai esculhambar o “Lula 2018”, antes do “até que a morte os separe”. Os caras estão apelando pra tudo que é Juiz! Até Juiz de briga de galo tá na alça de mira. Cócórócóóó! Para ô!

    1. Fale-me mais sobre seu voto

      Fale-me mais sobre seu voto presidencial em 2014 e sobre como é sobreviver como um derrotado que alimenta um complexo de vitorioso? 

      1. Não sei se voce leu meu
        Não sei se voce leu meu comentário, ou se leu e não entendeu, ou não quis entender. Minha critica é feita a oposição que inconformada com a derrota, não para de recorrer a Juiz(até juiz de futebol!). Lamentável, tanto a atitude da oposição, quanto a sua resposta ao meu comentário. De qualquer forma esclareço, para que não pairem dúvidas a você e aos demais leitores, quanto ao meu posicionamento no assunto. Grato, pela atenção.

  15. Politização do Apito

    Só de relance, para mellhorar o aproveitamento do Episódio FBI-CBF-FIFA. Suponho que os cartolas estão ordenando isto aos juízes para terem um pequeno trunfo, um doce regalo para sentar à mesa de negociação, delação ou o que valha. Eles vão dizer: _ “Olha, quando pudemos, estivemos ao lado de vocês; ajudamos a derrubar  o governo democrático trabalhista do Brasil, que atrapalhava os planos do Tio Sam.”.. aquilo nem era permitido pelo estatuto da CBF.

    Colocando-me sempre à disposição, desde já, agradeço;

    João Teodoro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador