A queda constante da audiência das novelas

Da Folha

O transatlântico

Nelson de Sá

Apesar de toda a estridência on-line, de que também participei, o último capítulo na novela das nove, com o beijo entre dois homens, não passou de 44 pontos –contra 46 na anterior, considerada um fracasso, e 52 na anterior à anterior.

Ano após ano, a audiência só faz cair, de forma generalizada. “Globo encerra 2013 com pior audiência da história.”

Também ano após ano, a receita só faz crescer. “A Globo fechou 2013 com faturamento de R$ 14 bilhões, crescimento de 9% sobre o ano anterior.”

O fenômeno já foi explorado dois anos atrás, aqui. Comentário de um executivo do setor, ouvido meses depois: O ideal seria uma total reformulação das relações do mercado publicitário.

*

Abrindo a programação de 2014 na mesma direção, ontem veio “a pior estreiade novela das nove da história”.

E o horário das 21h, como se sabe, é agora a última trincheira, diante do resultado fraco que se espalha por todo o resto, das manhãs às noites de semana, avançando pelos domingos.

Vale anotar, ainda que só para a história, o alerta ouvido de outro executivo do setor, semanas atrás: No passado, a Globo tinha massa crítica para suportar [queda de audiência]. Agora não tem. Não tem carne, vai doer no osso.

Para usar outra imagem dele, está se aproximando o ponto em que o transatlântico vai parar sozinho. 

 

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais um índice de desenvolvimento

    Boa notícia!

    À semelhança do coeficiente de GINI, teremos o coeficiente de ATIADJN*

    Quanto menor a audiência, maior a consciência.

     

    (*) coeficiente de Audiência de Telenovelas Imbecilizantes Antes e Depois do JN.

  2. Eu estou dizendo aqui sempre:

    Eu estou dizendo aqui sempre: a goebbels esconde de todas as maneiras a sua queda vertiginosa de audiência, ano após ano. Os anunciantes parecem não saber ou estão sendo enganados pelas agências de publicidade. Estão pagando gato por lebre. E o governo também. Se formos olhar a audiência da goebbels era pro seu faturamento ter caído uns 30% nos últimos 10 anos e só está aumentando. Só mesmo no Brasil uma empresa vende menos e ganha mais.

  3. Eu não assisto Globo e não

    Eu não assisto Globo e não leio Veja. Por sinal eu não vejo a mídia corporativa parcial e partidária. Meu sonho é que o cidadão brasileiro acordasse desse pesadelo e boicotasse esse lixo midiático. 

  4. As emissoras brasileiras são

    As emissoras brasileiras são tão canalhas, especialmente a Globo, que eu não dou audiência, fico feliz com notícias de perda de público e torço mesmo pelo fracasso delas. 

  5. Eu não consigo entender o que

    Eu não consigo entender o que leva uma pessoa assistir novela, uma coisa completamente fora de tempo do nosso cotidiano, com tantos assuntos emergentes, tantas lacunas na sociedade, que sinceramente me faz adotar atitudes

    como por exemplo, não compro nada se em minha tela mental aparece qualquer comercial com artistas.

    Opa, já estava esquecendo que todos devem viver como entendem ser a melhor forma de parecer estar  aceito pela sociedade.

    Um grande abraço a todos,

    1. Eu também fico perplexo com

      Eu também fico perplexo com essa audiência de novelas. O pior é saber que eles fazem as baixarias mais ofensivas e se defendem dizendo entre eles: “é que o povo é ignorante, sabe como é; eles gostam é disso!”

      E as zpessoas sendo ofendidas diariamente e rindo.

  6. Graças a Deus.
    A Globo não

    Graças a Deus.

    A Globo não sabe, mas há vida inteligente fora da sua telinha.

    Que bom, tomara que caia mais ainda.

    O que houve ? O capitulo final da última novela não aumentou o Ibope. Povo ingrato !

  7. O povo nao aguenta mais a

    O povo nao aguenta mais a podridão que sai da cabeça desses autores.

     

    Quando eu era criança meu pai ja brigava conosco pra nao assitirmos novela, eu não entendia. Hoje vejo que ele tinha razao e meus filhos nao assitirão ese lixo.

    Aliás,l vários atores declaram que seus filhos nao vêm novelas… Por que será?

  8. telenovelas

    O que me parece mais ridículo é o engajamento do PiG (esp e folha) empregando manchetes de seus jonais eletrônicos com chamadas de capítulos das novelas groubais. O roto cuidando do esfarrapado.

  9. Eu não assisto Globo e nunca

    Eu não assisto Globo e nunca perdi o meu tempo assistindo novela. E acreditava que novela era o maior lixo até aparecer BBB. É preciso muito estômago. 

  10. Não gosto da Globo, contudo a

    Não gosto da Globo, contudo a perda de audiência da mesma não tem se refletido em perda de liderança no setor de televisão aberta. O próprio aumento de receita confirma isso, eles não tão com audiência boa, contudo os concorrentes também.

    A TV aberta como um todo perde espaço para as mídias mais modernas: TV por assinatura e internet. Bom por um lado que o controle midiático da Globo se esmorece, entretanto os substitutos são enlatados gringos ou vídeos bobos no youtube e conversa fiada no facebook.

  11. Ladeira abaixo

    O desespero é tão grande que, diante da mais baixa audiência de novelas entre as capitais brasileiras, Goiânia se transformou em cenário de uma nova novela (que nem sei o nome). Tentativa de recuperar uns pontinhos no Ibope. Vai que cola.

  12. Ley de Medios popular. Após

    Ley de Medios popular. Após as novelas decairem seu conteúdo moral para o mais baixo nível já alcançado na história da televisão, o povo finalmente reage e desliga os aparelhos. A sociedade mostra à mídia quem manda na audiência de verdade. Uma coroa de louros ao povo brasileiro.

    Antigamente, vinte ou trinta anos atrás, as novelas até podiam ser um programa recomendado para toda a família.

    Hoje as novelas são escolas da delinquencia, da criminalidade e da imoralidade. Sequestros, assaltos, homicídios, e muitas outras modalidades de crimes aparecem com frequencia em muitas das novelas, como se fossem algo totalmente natural.

    O que o país menos precisa no momento é de canais de TV que ensinem e propaguem a violência. Se nós que somos adultos já ficamos expostos a este conteúdo pernicioso , imaginem os jovens ou até mesmo as crianças que não têm a mínima experiência de vida para discernir.

    A minha TV queimou e ao invés de consertar eu joguei fora. Agora só assisto notícias e filmes pela internet, onde posso escolher o conteúdo e até bloquear os sites com violência explícita.

    Não deixei de assistir de todo os canais de TV, mas agora assito pela internet apenas os Educativos, e sem violência.

     

    1. TV Brasil!

      Muito embora haja repetição de programas, para mim é a TV que tem melhor conteúdo. Educativa, bom jornalismo, documentários nota dez!

  13. Maravilha!
    Eu sempre achei um

    Maravilha!

    Eu sempre achei um absurdo que revistas, jornais e TVs! Tvs não da Globo, comentarem todo dia as novelas da Grobo. Tomara que caia!

  14. Desejo de coração que esta

    Desejo de coração que esta emissora, que tanto fez mal ao Brasil, acabe o mais rapido possivel, ela que sempre se colocou ao lado das elites contra a maioria da população, que influenciou de forma decisiva e criminosa  em resultados de eleições (vide 1989), que sempre fez oposição e agiu de má- fé com os governos LULA e Dilma.

    O povo não tão bobo como a Globo pensa.

     

  15. novelas

    o que dizer sobre novelas?LIXO.apenas isso que digo,pois os autores de novela dizem  que fazem de tudo para parecer real,mas na vida real nao e assim,quem faz macumba pra ter uma mulher?so nessa porra de novela mesmo,sem falar que eles arrumam drama por tudo,sem falar que tem uma coisa nas novelas,que odeio com todas minhas forças,principalmente em malhação,em malhação e assim,toda vez que uma menina se apaixona por um cara,e os pais nao consideram esse cara certo,ela passa a se vestir de preto,encher se de piercing,agir como uma REBELDE SEM CAUSA.o que passa na cabeça desse autor de merda dessa porcaria de malhação?ta querendo dizer que todos que se vestem de preto como GOTICOS ,METALEIROS E OUTROS,sao rebeldes?seu autor de merda,vai estudar a cultura primeiro.sou gotica e ver isso me revolta.na verdade eu nao vejo essa merda,mas meus irmãos infelizmente sim.vc autorzinho de merda saiba de uma coisa.nos metaleiros e goticos apenas nao seguimos essas regras idiotas impostas pela  sociedade.agimos da nossa propria maneira.vivemos como queremos,e somos felizes assim,se vc quer audiencia pra sua porcaria de novelinha,faça algo com CONTEÚDO.

  16. A Globo está associada de

    A Globo está associada de forma firme à ditadura civil militar que ajudaram a implantar no Brasil junto com os Estados Unidos, país ao qual a Globo serve aos seus interesses. Precisamos democratizar os meios de comunicação no Brasil, senão a nossa frágil democracia estará em risco. Com a Globo, associada a Folha de São Paulo, Veja, Estado de São Paulo e SBT, o risco de golpe de estado é permanente. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador