Advogado do NYTimes desmonta a fux news, por Luis Nassif

Recentemente, o próprio Ministro Luiz Fux se deu conta da enorme bobagem que lançou em torno do tema fake news. Admitiu que já existem leis prevendo os crimes de calunia, injúria e difamação.

Como apontamos desde o início, o carnaval em torno das fake news foi alimentado por um centro de lobby de Washington – o Atlantic Council – com o objetivo de influenciar o Facebook, provavelmente para criar blindagens para seus clientes.

Na entrevista concedida ao repórter Alexandre Leoratti, do Jota, o advogado do jornal The New York Times, David McCraw, reitera pontos que já havia levantado em sua estadia no Brasil.

  • As melhores pesquisas sobre o tema nos mostram que os fake news reforçam as opiniões que já temos, em vez de mudar as opiniões das pessoas.

  • Precisa haver menos notícias falsas, mas qual a solução? Tribunais, cortes e Judiciário não devem decidir o que é falso ou verdade. Os cidadãos possuem essa responsabilidade.

  • Há situações perigosas me que são usadas para silenciar as pessoas ao invés de realmente combater o problema. As leis contra fake news na Malásia, Filipinas, Turquia estão sendo utilizadas para serem usadas contra vozes da oposição.

  • O único papel do Estado é assegurar que a população tenha direito de se manifestar, encorajando a participação de diferentes vozes, não apenas uma única.

  • Sobre Luiz Fux, “em muitos desses casos que serão julgados pelos tribunais não está claro o que é verdade e o que é falso”. Me preocupa quando eu vejo o governo ou o Estado querendo ser o Ministro da verdade, Acho que isso não é o uso inteligente os recursos do Estado.

  • Nos Estados Unidos, a Suprema Corte decidiu que os cidadãos podem ter o direito para mentir (a respeito de um cidadão que mentiu sobre ter recebido importante medalha militar). A Corte entendeu que, nesse tipo é mentira genérica, o Estado não deveria ser o Ministro da verdade. (…) Se você mentir para pegar dinheiro de uma pessoa, por exemplo, é crime. Se mentir sem intenção de ter vantagens econômicas, você terá o direito de fazer isso.

  • Sei que o Facebook possui a ideia de decidir quais são as fontes confiáveis e as que não são. Gostaria de saber quais são esses parâmetros para decidir o que podemos ver ou não. Essas políticas deveriam ser mais abertas ao público em geral.

Luis Nassif

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. bom post.

    Enquanto leio o blog estou ouvindo radios do exterior na internet.

    Por vezes tenho a impressão que boa parte das noticias teêm a intenção de influenciar, manipular ou simplemente distorcer.

    Noticias relativas à Venezuela, Russia, Turquia, Palestina, Israel, Ucrania tenho grandes reservas…Me parece tudo uma grande campanha de desinformação. Tudo muito suspeito,

    Sobre o brasil nem vou comentar…

     

  2. SERÁ VERDADE Q GRÃO-MESTRES
    SERÁ VERDADE Q GRÃO-MESTRES GRAU 33 NÃO QUEREM DEMOCRACIA E POR ISSO DERAM A ORDEM AOS SEUS DISCÍPULOS BRASILEIROS!??
    QUEM SÃO ELES?? MAÇONS BRASILEIROS OU ESTADUNIDENSES!??
    E MILITARES, TÊM COMO REGRA SE QUISEREM PROMOÇÕES DE CARGO FAZER PARTE DE SOCIEDADES SECRETAS E SENDO ASSIM SEGUIR OUTRA “CONSTITUIÇÃO!?”

  3. Combatentes das fake news

    No Brasil, o Fux e todo esse pessoal que combate as notícias falsas está tendo tanto sucesso, mas tanto sucesso, que estão quase conseguindo fazer uma eleição falsa.

    Eleições sem Lula é fraude. 

  4. Atlantic Council, quem são êles?

    São um grupo de lobistas internacionais destinados a levar os pensamentos de seus financiadores e conselheiros. O problema é saber quem são seus conselheiros e finaciadores!

    Este grupo de lobista internacional em  que os principais financiadores são americanos e  pertencem ao chamado DEEP STATE, ou seja o sistema de informação dos USA (CIA/FBI/NSA/ E OUTROS MAIS), complexo  industrial/militar, tambem americano,  (Pentágono, empresas de serviços e fabricantes de armas), banqueiros internacionais (pois dinheiro não tem bandeira, somente donos) e demais possoal tambem internacional como complemento civil e apoio do chamado de  neocons (os neo conservadores).

    Este é o grupo de lobistas que convidou o anterior PGR brasileiro PARA UM CARGO DE DIRETOR e assim para premiar pelos serviços prestados na Lavajato.

    Esta é a razão de viagens constantes do juiz Moro aos states, onde secretamente vai para aconselhar-se e colher informações financeiras internacionais dos desafetos da lavajato (a CIA tem todas as informações dos depósitos em paraizos fiscais dos importantes do mundo), tais com  políticos e diretores de empresas brasileiras, para serem pressionados para delações premiadas contra o Lula e PT!   

    Sabendo-se isto o que vc pensa sobre o Atlantic Council pressionar o Facebook para blindar os seus clientes?

    SEM DÚVIDA NENHUMA É UMA TRAMA, NÃO SÓ CONTRA O BRASIL E O PT, MAS NO QUE NOS INTERESSA É SOBRE O FUTURO DA NOSSA PÁTRIA!

  5. Fux News…
    O nome desse

    Fux News…

    O nome desse elemento já convida ao trocadilho infame, mas eu vou resistir.

    Pior só a Gilda Fucs, que apresenta (ou apresentava) um quadro na Rádio Metrópole, do Mário Kertesz, aqui em Salvador.

    O assunto? Sexo…

    Piadas à parte, a precariedade das dicotomias de caráter abstrato mais corriqueiras – Bem e Mal, Verdade e Mentira, etc., parece escapar inteiramente a essas sumidades que atualmente pontificam nesse país triste.

    Mas eles não conseguem ir além disso.

    O mundo está dividido entre o Bem (o meu lado) e o Mal (o lado do outro).

    O que eu digo aqui, do meu lado, é a verdade, o que dizem lá, do outro lado, é a mentira.

    Aí eu entro, ainda que ateu empedernido, com aquela velha expressão de desalento: Jesus!…

    E me lembro do pobre Pilatos, e sua famosa perguntinha: “Que é a verdade?…”

    Como eu já disse uma vez aqui no GGN, coitado, fez a pergunta à pessoa errada.

    Tivesse se dirigido a alguma eminência do nosso bravo STF, não teria ficado sem resposta.

     

     

  6. Um grande problema é o tipo
    Um grande problema é o tipo de jornalismo “campanha civica” que anda por aí há algumas geraçoes. Quando ocupa mentes com má formação teorica ou humanística, é como uma bomba na mão de adolescentes. Pior ainda quando se trata de ressentidos, aí o estrago é certo. O direito de resposta é um avanço. Porém, quando o proprio judiciário sofre da mesma deformaçao humanística (em nome de um suposto saber “tecnico”) e dos mesmos ressentimentos, já era.

    Isso vale para uma grande numero de jornalistas.

    Outra coisa é o que acontece com os veiculos do Millenium: aí é uma maquina de propaganda pura e simples. Não há um acontecimento, unzinho sequer que nao seja agenciado pelo criterio “proteger amigos e perseguir inimigos”. Toda e qualquer palavra publicada é sopesada nesses termos.

  7. As redes sociais, para o bem

    As redes sociais, para o bem ou para o mal, refletem o pensamento de boa parte da população. Não faz sentido a inteção de controlar o que é verdade ou mentira. No limite, o combate às fake news faz parte de um processo que acabará por criar o grande algoritmo, mais conhecido como GRANDE IRMÃO. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador