Jornal GGN – Pela primeira vez em seis anos, a África do Sul elevou sua taxa de juros, em medida emergencial, como boa parte dos países emergentes já fizeram desde o início da semana.
A taxa sobre empréstimos para bancos comerciais subiu de 0,50% para 5,5%. De acordo com o Banco Central sul-africano, as pressões sobre a taxa cambial devem se intensificar neste trimestre, e a solução encontrada poderá manter a inflação sob controle.
Ontem, a Turquia também surpreendeu a todos com o aumento de suas taxas de juros, via Banco Central, para também manter os preços sob controle e não sofrer com a volatilidade cambial. O presidente da autoridade monetária do país, Erdem Basci, disse que o país possui os recursos e a estratégia para superar o maior surto de volatilidade no mercado turco em uma década.
Mesmo agindo contra a vontade do primeiro-ministro turco, Basci foi elogiado pela ação audaciosa que pode ter evitado um efeito dominó nos mercados emergentes.
Romes Sanches
29 de janeiro de 2014 7:26 pmTem um erro nesta nota.
A taxa de juros subiu 0,5%, para 5,5%, e não de 0,5% para 5,5%.