ÁGUÁGUA, a Linguistica em ação na cidade de Osasco

Este é um dos muitos ambulantes que tentam ganhar a vida nas proximidades do Centro de Osasco SP https://www.facebook.com/photo.php?fbid=852268868130276&set=a.345737828783385.85599.100000415136357&type=1&theater . Fotografei-o hoje porque ele tem uma maneira muito peculiar de vender um de seus produtos. Para oferecer suas garrafas de água mineral aos transeuntes ele sempre diz bem alto a mesma frase que pode ser representada de duas maneiras:

 

ÁGUÁ-GUA, ÁGUÁ-GUA ou

ÁGUÁGUA, ÁGUÁGUA

 

A repetição da vogal A (que originalmente tem som aberto no início da palavra ÁGUA e fechado no fim dela) entre os dois substantivos iguais repetidos rapidamente sofreu uma contração, transformando-os num outro substantivo (que dá a idéia de que existem várias garrafas ou marcas de água a venda). O novo substantivo – ÁGUÁGUA ou ÁGUÁ-GUA – caracteriza-se pelo som aberto da vogal A que marca a passagem do final da primeira elocução de água para a segunda elocução do mesmo vocábulo. A vogal A com som aberto no fim da primeira elocução de água desapareceu.

 

Um gramático diria que o comportamento verbal do ambulante configura um erro grosseiro. Pessoalmente, prefiro ver na peculiar forma do ambulante anunciar seu produto a atuação de um fenômeno linguístico. Não conheço nenhum outro ambulante que anuncie água engarrafada da mesma forma que ele no Centro de Osasco. Portanto, o substantivo ÁGUÁGUA ou ÁGUÁ-GUA repetido por aquele modesto trabalhador em situação precária (e que nasceu da contração da vogal A entre os dois vocábulos iguais repetidos à exaustão todos os dias) pode ter se transformaram na sua marca registrada.

 

“É assim que eu vendo água” é algo que ele nos diz sempre que repete seu mantra. A inovação fica aqui registrada para o estudo dos interessados em Linguística.

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador