Ao vivo: Haddad fala do projeto Lula a blogueiros

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – O candidato a vice-presidente na chapa de Lula e advogado do líder, Fernando Haddad, fala sobre o Plano Lula para o Brasil em entrevista para blogueiros e mídia alternativa. Equipe do GGN é um dos entrevistadores. Acompanhe ao vivo:

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que é não desistir de LULA 

    O que é não desistir de LULA  como HAddad afirma ? Participar pacificamente duma eleição CASO ele não esteja nas urnas seria persistência ou aderência ao GOLPE ?

    Não pensemos que HADDAD eleito indultaria LULA e faria cessar essa palhaçada justicialista  ..quem deu o golpe não deu pra devolver ..eles sabem que por JUSTIÇA as cabeças deles deveriam rolar ribanceira, pra eles é questão de sobrevivência

    Tem gente vendo lá na frente (como os que pensaram o golpe desde 2010, ou antes até) ..LUIZ INACIO recebeu uma pena perpétua  ..meio como os EUA exigiram pra JOSÈ DIRCEU  ..retroagir  pra eles seria admitir o GOLPE que o STF deu

    reflitam sobre o texto abaixo (e me ajudem a refletir), sem LULA na urna não vale insistir em ELEIÇÔES SEM LULA é fraude ?! 

    leiam: https://www.conjur.com.br/2018-mar-12/barroso-define-quais-presos-proibidos-receber-indulto

    1. Não sei vocês…

      … mas eu penso seriamente em mudar o meu voto para a presidência. Sempre votei nos candidatos do PT, mas se Haddad e Manu são alternativas ao Lula que segue preso injustamente, meu voto vai para um cara que me lembra muito o Lula das massas. Estou considerando a possibilidade de votar em Boulos. 

      A ocupação do Tripéc pelo MTST e as mobilizações de milhares em marchas, passeatas e ocupações me dão a dimensão das ações que os líderes (?) petistas se recusaram a chamar. 

      Hoje sou aquela pessoa que se colocaria nas pesquisas como “INDECISA”.

      1. Boulos

        MDH você tem razão! 

        Boulos é muito bom. Mas votar nele significa votar no PSOL, o partido que defendeu o “impeachment” da Dilma.

        Não podemos esquecer que o PSOL foi a favor do Golpe!

        Esteja certo, se o PT ganhar, Boulos fará parte do Governo.

         

        1. Ao meu ver

          a possibilidade de Haddad e Manuela exercendo a presidência e vice é uma guinada à direita sem tamanho. Nenhum dos dois mexe com a alma e com a razão do povo brasileiro. Não têm a menor inserção nos movimentos sociais que se mobilizam contra as desigualdades sociais e econômicas. Cada vez tendo mais a pensar que, se essa for a chapa, eu jogo meu voto mais à esquerda. 

          Com relação ao PSOL ter feito o papelão que fez durante o “impinche” da Dilma, não vi Boulos embarcando nesse time. Além disso, sua filiação ao PSOL data de março do corrente ano e as atitudes dele e do MTST são muito mais marcantes, por exemplo, do que fazer reunião com FHC. A grande mídia não pautou as notícias no dia em que o MTST ocupou o famoso “tripéc” e, naquele dia, a hegemonia da pauta pertenceu à esquerda. MTST pautou o noticiário político. Fazia tempo que eu não via algo assim. 

          Não tenho a menor simpatia pelo PSOL, no entanto, simpatizo com a cara e a coragem do Boulos. Estou indecisa e vou escrever aos meus deputados e senador avisando-lhes que terão novamente meu voto, mas se seguir essa manobra à direita, meu voto para a presidência vai para o outro lado. Estou seriamente tentada a isso.

           

           

      2. Você leu o comentário que fiz hoje?

        Até a noite de domingo, eu tinha expectativa de que Guilherme Boulos pudesse ser o nº2 da chapa encabeçada por Lula. Boulos me parece um Lula jovem, que chegou à universidade; ele tem o que NENHUM outro postulante à presidência mostra hoje: autenticiade, argumentação sólida, rapidez de raciocínio e o mais importante: a capacidade de atrair, e reter, a atenção dos ouvintes.

        Se alguém duvidar disso, basta observar Boulos, quando em palanque e com o microfone na mão; mesmo nestes tempos modernos em que as pessoas mais trocam mensagens nocelular, fotografam e filmam eventos, Boulos consegue se fazer ouvir, atraindo e retendo a atenção das pessoas. O Ex-Presidente Lula há muito percebeu isso e trata Boulos com o carinho paternal.

        Boulos, com experiência em liderança do MTST, é uma espécie de Lula contemporâneo; ele está no PSOL, mas não é desse partido, uma dissidência do PT marcada pelo identitarismo e pelos flertes com a Globo e satélites dela no PIG/PPV.

        A meu ver, a primeira parte da estratégia de Lula para nacionalizar Boulos foi convidá-lo para participar de alguns eventos; a segunda, diante da resistência da burocracia do partido, comandada hoje pelo chamado “PT jurídico”  ou “PT judicial”, foi sugerir a Boulos que se lançasse candidato pelo PSOL.

        Com essas medidas, Lula calou uma dissidência que poderia prejudicar a campanha dele para voltar à presidência e restabelcer a democracia e o projeto de dsenvolvimento soberano e inclusivo, destruídos pelo golpe de Estado.

        Lula já sabia do que as ORCIMS midiáticas e judiciárias preparavam para ele. O que Lula não esperava é que a ala dos quinta-coluna abrangesse também advogados e parlamentares que fingem defendê-lo.

        Traído e jogado na solitária curitibana, Lula não pôde levar a termo aquela que presumo ter sido sua estratégia original: formar uma chapa tendo Guilherme Boulos como vice. Uma chapa como essa seria o pesadelo absoluto para os golpistas, pois impugnando Lula, o titular passaria a ser Boulos e este tem demonstrado muito mais lealdade a Lula e aos ideais de Esquerda que qualquer outro hoje presente na burocracia partidária do PT.

        1. Desculpa, não li teu comentário.

          Concordo que Boulos tem demonstrado essa lealdade e correção. Também me parece que é feito de outra matéria, diferente de Haddad e Manuela. A atuação dele com o MTST é coisa preciosa. A capacidade de mobilização é comparável ao MST e os sindicatos da década de 80 e 90. 

          Então, eu tinha 14 anos quando comecei a minha militância no movimento estudantil secundarista. O PT sequer existia. Participei da primeira campanha de filiação para ter o número de adesões necessárias para manter o seu registro. Essa militância teve continuidade, sendo que eu jurava que estava “aposentada” como militante até o golpe e agora, eu enxergo essa manobra à direita como “o golpe dentro do golpe”. Não pretendo entregar de bandeja o que ajudei a construir. Me vejo muito mais comprometida com certos princípios do que a direção do partido. Acho importante essa direção saber que suas bases já estão ruindo com essa manobra esquisita e conformista, conivente com o golpe. Até agora eu considerava a possibilidade de anular meu voto caso não houvesse a participação de Lula no processo eleitoral (Lula LIVRE). No entanto, não quero passar apenas a mensagem aos golpistas e ao juizeco perturbado das ideias de CUritiba, o que seria dado pela anulação. Nesse exato momento, ainda indecisa, quero que também essa direção do partido saiba que não sou (ou não somos) coniventes com esse abandono do Lula e o freio nas mobilizações populares que esses vêm aplicando já de longa data. Anular meu voto não mostra nada para esse cardume (coletivo de peixes e traíra é peixe!). Votar pela primeira vez em um outro partido para a presidência devido à integridade de seu candidato mostra sim.

          Não enxergo Haddad peitando o capital financeiro, os grandes bancos, acabando com a anistia às dívidas das grandes empresas e empresários. A Manuela me parece, nesse quesito, muito mais aguerrida do que ele. Tenho bastante respeito pelo trabalho dele como Ministro da Educação. O Enem, a ampliação das vagas e as formas de acesso à Universidade que se abriram para os “esgualepados”, como diria o grande governador Olívio Dutra, são admiráveis. E para por aí.

          Como sou “base”, pretendo fazer com que as “lideranças” e meus representantes repensem essa que considero A CAGADA. Entre outras coisas, A CAGADA que vai legitimar o processo eleitoral que todo mundo sabe que é fraudulento pois fraudulento é todo e qualquer argumento que mantém Lula na prisão. Ficar pensando que é fraude mas já que não tem tu, vai tu mesmo é coisa difícil para mim e para outros dessa mesma base aceitarem. 

  2. Espero que o Haddad tenha

    Espero que o Haddad tenha entrada no circuito da imprensa nacional e não fique restriro à midia alternativa, que, obvio, é fundamental. De quebra, deu para ver quem é a Cintia Alves. Além de boa jornalista, simpatica e bonita 🙂

  3. Admiro a aposta, mas o PT virou um PCB e assemelhados

    O PT virou um PC,intervenções,divisões,dentro do próprio campo e internamente.Uma pena /O stalinismo vive./ Em Pernambuco,mais uma vez,foi um escandaloso erro,mas,claro,que os iluminados não acham assim. / 5 correntes internas recorrerram da decisão (intevenções brancas),mas devem ter perdido.Marília Arraes, a candidata a governadora,estava passando o governador do PSB-PE golpista,e estranhamente um instituto de pesquisa decidiu não mais pesquisar…Ela no facebook se diz “libertária”,mas se candidatando e aceitando a violência entrou no jogo,na carreira política,onde irá obedecer a líderes de bancada,etc E até quando um líder já de uma seita será cultuado? (Tem e teve seu valor,mas o tempo é outro.. Por isso,mil ações tudo fizeram na histórira do partido pra não haver renovações).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador