4 de junho de 2026

Arábia Saudita em foco.

BBC Brasil.

Arábia Saudita pede uso de máscaras perto de camelos para conter vírus mortal

Atualizado em  12 de maio, 2014 – 23:08 (Brasília) 02:08 GMT
Homem usa máscara ao passar por camelos (Reuters)

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Especialistas em saúde têm se concentrado no papel do camelo como portador do Mers

A Arábia Saudita pediu que seus cidadãos usem máscaras e luvas ao lidar com camelos para evitar a propagação do vírus mortal Mers.

O Ministério da Agricultura aconselhou às pessoas a não entrar em contato com camelos ao menos que seja necessário e que lavem as mãos logo após tocarem os animais.

A Arábia Saudita é, de longe, o país mais afetado pela Mers, com 133 mortes desde que o vírus foi detectado em 2012.

Cerca de 500 pessoas no reino foram infectadas.

O Mers, acrônimo para síndrome respiratória do Oriente Médio, também se espalhou para outros países da região.

A doença é um coronavírus, uma grande família de vírus que inclui também o resfriado comum e a Sars, síndrome respiratória aguda grave. Ela provoca febre, pneumonia e insuficiência renal.

“É aconselhável usar luvas de proteção, especialmente quando em contato no nascimento ou com (camelos) doentes ou mortos”, disse o Ministério da Agricultura em comunicado.

A pasta sugeriu ferver o leite de camelo e só comer carne de camelo cozida.

A declaração do ministério ocorre após pesquisa de especialistas em saúde ter se concentrado no papel do camelo como um portador do vírus.

O camelo é uma parte central da vida tradicional saudita e apenas recentemente autoridades ligaram o surto da doença aos animais.

Mas alguns agricultores zombaram das advertências oficiais: um deles postou um vídeo de si mesmo na Internet abraçando e beijando seus camelos, pedindo que um espirrasse em seu rosto.

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados