As testemunhas de assassinatos pela PM correm risco de vida

Atualizado às 10h55

Chegou a hora do Ministério Público Estadual de São Paulo mostrar que é um poder independente. Por ocasião dos abusos da Polícia Militar nas passeatas, precisou a intervenção do Ministério Público Federal. Dois procuradores da República, de direitos humanos, correram até a delegacia para impedir abusos contra os jovens presos devido à delação do militar infiltrado.

Agora, tem-se um caso muito mais grave. A PM apossou-se dos arquivos do Condepe (Conselho de Direito da Pessoa Humana) a pretexto de investigar supostas ligações de um de seus membros com o PCC.

Não adianta, mais tarde, comprovar-se que foi uma armação da PM. Se copiaram os arquivos da Condepe, irão imediatamente atrás das testemunhas de crimes cometidos pela própria PM.

Trata-se de uma questão de vida ou morte.

Nos últimos tempos, a PM converteu-se em um poder político temível. Colocou seus P2 para vigiar até secundaristas que participaram das ocupações do ano passado. Tem um acervo macabro de execuções de pobres de periferia.

O acesso aos arquivos equivalerá  à Máfia ter acesso ao programa de defesa das testemunhas do FMI.

Não basta recuperar o computador. Tem que se rastrear quem copiou os arquivos e para onde remeteu. Está em jogo a vida de centenas de pessoas.

A resposta de Márcio Elias Rosa

Conversei agora com o Secretário de Justiça e Defesa da Cidadania, Márcio Elias Rosa.

Ele informou que a Secretaria tomou todos os cuidados para não expor as testemunhas. Apenas o computador do advogado suspeito foi recolhido. E tomou-se o cuidado da degravação ser feita apenas pela Polícia Civil, mantendo sob sigilo qualquer informação que não diga respeito ao caso em si.

Luis Nassif

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Risco de vida tem origem nas

      Risco de vida tem origem nas expressões “risco de perder a vida” e “vida em risco”. É tão correto quanto “risco de morte”.

    2. risco de vida

      Não. A expressão “risco de vida” é clássica e significa exatamente “risco de perder a vida”. Com a abreviação causada pela supressão do verbo, fica parecendo errada, mas não está.

    3. Embora a relevância seja

      Embora a relevância seja mínima, dada a gravidade da notícia, julgo serem corretas ambas as formas. Elas têm a mesma referência: risco de morrer ou risco de perder a vida. Mas como o próprio Gil parece reconhecer, esse pormenor definitivamente carece de importância aqui.

    4. Boa observvacao, comentando tecnicamente:

      “Morte” nao eh verbo, Gil (e a preposicao “DE morte” no sentido estrito de PRE POSICIONADO ainda me segura um segredinho ou dois).

      Se fosse um verbo, ambos “risco de vida” e “risco de morte” estariam certos como “morrer” ou “viver” e voce “decidiu” um indecidivel.  Depois que sua esposa derramou o feijao no chao da cozinha voce nao corre “risco de escorregar” mais que corre risco de “nao escorregar”, isso eh, a palavra” risco” incorre em uma probabilidade ou possibilidade que sao igualmente equivalentes porem de cardinalidades diferentes.

      O que quer dizer que quando uma possibilidade eh singular, as probabilidades sao multiplas e vice versa.  O que eh dizer que o plural de possibilidade eh probabilidades, e o de probabilidade eh possibilidades.

      Por exemplo, “risco de morte” voce tem a cada segundo que “os ceus” nao lhe derrubam uma tartaruga ou meteoro na cabeca pra voce morrer.  Mas voce nao pensa isso por ser improbabilissimo.  Ja a possibilidade de um aviao lhe cair na cabeca eh beeeem mais provavel e voce ja pensou nisso uma ou duas vezes (eu tava la e eu vi!).

      Isso eh, um eh multiplo do outro e vice versa.  (Porque nao um pinico nao lhe cairia aa cabeca, por exemplo?)

      Sao logicos opostos e fazem parte da fabrica do tempo.  Resumindo:  TODO MUNDO mencionado naqueles computadores como “testemunha” de qualquer coisa esta em risco de ser assassinado pela policia militar.

      O que nos leva ao “perigo de morrer” ou “perigo de viver” mas isso eh outro assunto relacionado diretamente aa projecao de intencionamento alheio.  E nesse ponto eu concordo com o Nassif em relacao a essa captura de dado de computador.  Se voce quizer saber mais a respeito eu tambem gostaria muitissimo de saber quem eh o numero 2 da policia militar de SP que foi denunciado.  E lembre se que “number 2” em inglix eh eufemismo pra “cagada”.

      1. AINDA em sentido estritamete

        AINDA em sentido estritamete tecnico:  possibilidade e probabilidade sao simultaneamente multiplos e divisores mutuos assim como o passado e o presente o sao.

        Isso eh parte integral do que eu escrevi “ha poucos” (proverbiais) dias e nao ha maneira de se o escapar.

  1. Entendo o esforço do LN para evitar o pior, mas

    quem mora em Sampa bem sabe que o MPE não fará absolutamente nada.

    Essas testemunhas vão morrer, como morreram praticamente todos os resistentes da primeira hora nos países ocupados pelos nazistas entre 1940 e 1944.

    A cunica coisa que podemos e devemos fazer é pensar o pais que vamos re-construir depois da derrota desses nazistas tupiniquins. Por exemplo definir se há espaço numa sociedades democrática para os MP ‘s, e se positivo como escolher os membros e como controla-los dentre de processos democráticos.

  2. Correção

    OI Nassif. Não seria FBI ao invés de FMI? “O acesso aos arquivos equivalerá  à Máfia ter acesso ao programa de defesa das testemunhas do FMI.”

  3. “E tomou-se o cuidado da

    “E tomou-se o cuidado da degravação ser feita apenas pela Polícia Civil” HAHAHAHAHA… Sim, pq na civil só tem santinhos! Tomara que tenha um repórter com bom faro para quando em breve certas mortes misteriosas e encomendadas acontecerem. Se fosse país sério todas essas testemunhas já estavam em programa de proteção longe do Brasil.

  4. Ta dificil

    Li essa historia ontem e pareceu muito estranha a tal operação que prendeu o vice-presidente do Condepe por supostas ligações com o PCC. Ao meu ver, pode ser que o Condepe recebeu informações do PCC sobre os assissanatos cometidos por PMs e outras informações. O caso é grave e acho que até o vice-presidente pode aparecer morto nessa historia. De minha parte, tenho toda a desconfiança do mundo com a policia e agora com o MP e o Judiciario em geral.

  5. “Uuuuffaaaa!!!!”
    A degravação

    “Uuuuffaaaa!!!!”

    A degravação foi feita pela Polícia Civil.

    A mesma Polícia que invadiu sem mandado a escola do MST.

  6. Direito à vida

    A princípio, as forças de segurança do Estado de São Paulo (vulgo: Tucanistão), não estão merecendo a confiança da sociedade humanista e que preza o respeita o Estado Democrático de Direito!. O risco de vida das testemunhas é eminente!.

  7. Se eu fosse uma testemunha

    Se eu fosse uma testemunha contra um PM de SP, depois dessa explicação do secretário, estaria supertranquilo. Supertranquilo escondido numa caverna do Afeganistão, só para garantir. 

  8. Polícia Militar só pode

    Polícia Militar só pode investigar crime militar.

    Estranho algum membro do Conselho de Direito da Pessoa Humana praticar crime militar.

    CF88 Art 144 

    § 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

     

  9. Eu acredito em : ppPapai

    Eu acredito em : ppPapai Noel, Coelhinho da Páscoa, duendes, fadas, sereias, lobisomem, saci-pererê. Mas não nas polícias, sejam elas quais forem. Então testemunhas, fujam, se  escondam porque é só deixar passar um tempo e bum!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador