Assange diz que Temer passou informações estratégicas do Brasil para EUA

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O fundador do Wikileaks, Julian Assange, afirmou que o atual presidente Michel Temer teve “reuniões privadas” com o governo norte-americano para passar aos Estados Unidos informações estratégicas de inteligência sobre o Brasil.
 
“Michel Temer teve reuniões privadas na embaixada americana para passar a eles questões de inteligência política que não muitos tiveram acesso, discussões das dinâmicas políticas no Brasil”, contou.
 
A declaração foi feita em entrevista de Assange ao escritor e editor do site Nocaute, Fernando Morais, que foi a Londres entrevistar o responsável pelo WikiLeaks. Em entrevista exclusiva, Assange disse ainda que Temer não é um espião pago pelo governo norte-americano, mas que há um intercâmbio de informações do presidente com o país, visando apoios futuros.
 
“Isso não é para dizer que ele é um espião pago pelo governo americano. Eu não sei, não existem evidências que ele seja um espião pago em termos de dinheiro. Mas estamos falando de algo mais, estamos falando de construir uma boa relação de forma a ter trocas de informação de parte a parte e apoio político mais adiante”, completou.
 
Assista a trecho da entrevista:
 
https://www.youtube.com/watch?v=XOp057aBnjM height:394]
 
Também na entrevista, o criador do WikiLeaks mencionou a nomeação do CEO da ExxonMobil, Rex Rillerson, para o Departamento de Estado dos Estados Unidos. A pasta, que é considerada uma das de maior prestígio da cúpula de gestão norte-americana, foi anunciada a Tillerson na última terça-feira (13).
 
A polêmica se deu porque o escolhido é executivo-chefe da sexta maior petroleira do mundo, com receita que chega a superar o PIB de países, como Portugal e Chile. Se a crítica pelos Democratas veio no fato de as multinacionais dominarem a política, Assange faz ironia.
 
“Rex Tillerson, que é o CEO da ExxonMobil foi nomeado como próximo secretário de Estado por Trump. E aí vem os Democratas e dizem: ‘Não, isso é terrivel! Um executivo do petróleo na cúpula do poder! Essas multinacionais corruptas estão tomando conta do governo!'”, disse. “Mas sempre foi assim”, completou.
 
[video:https://www.youtube.com/watch?v=TfEIWO9lpg8 height:394
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dói profundamente saber que

    Dói profundamente saber que um governo ilegal, ilegítimo, negocia com um inimigo em detrimento de nossa sociedade, tão devastada por escândalos, degradação, pobreza, desemprego, abandono. 

    O Brasil sempre teve lastro para se desenvolver e ser uma das maiores potências mundiais, pelas inúmeras e diversificadas riquezas, invejada por tantos. Infelizmente, quando pensamos estar o bom caminho, aparece uma assombração e nos põe em marcha à ré. 

    O governo Temer nos dá tristeza, nos causa dor e muita depressão. O que hoje tá ruim, amanhã ficará pior, e, assim, sucessivamente, porque o homem não sabe o que está fazendo, ou sabe, e o faz movido por maus sentimentos, por ser mesmo de índole má, perversa, revanchista.

    Pelo visto, se Temer vier a ser acusado de algo muito sério, vai fugir para os Estados Unidos antes de ser julgado. Quem apronta dessa maneira só pode estar contando com alguma ação menos nobre, própria dos covardes.

     

  2. Fez de tudo para afundar o governo Dilma

    Ja desconfiavamos ha tempos que Temer operava para os americanos. Seria bom ter as provas desses encontros e repasses de informação. E como sempre a midia fara de conta que não viu, não sabe, não interessa informar.

    1. Sabe o que reconheço
      Em suas palavras.

      A velha tese onde os criminosos fazem seus atos Porque são pobres.

      E pobres são levados a cometer crimes devido a exploração do capital….e a culpa é das elites…
      O sonho das esquerdas é ter estas armas para se contrapor ao Estado. Sempre foi desde que fizeram contato com o CV na década de 80.
      Isso é sonho de desesperado PRESO que sabe que PERDEU! Não é nem nunca foi fruto de inteligência!
      Criminosos São o tipo mais egoísta de seres humanos! É só pagar!

      Sua sugestão é derivada de conceitos de lavagem cerebral.
      Não é um comunista que vai te dizer a verdade que é até bem óbvia.

  3. Ninguém no blog
    Quer que os militares saibam disso.

    Porque sabe como é, são militares do seu país E, por definição, das ESQUERDAS, seus inimigos.

  4. Só confirmou o que todos desconfiavam, o acidente

    pavoroso vale menos que papel higiênico usado. E aí, quando é que a gente começa a enfileirar os traidores no paredon?

     

  5. Alta traição
    Isso é ALTA TRAIÇÃO AO PAÍS
    Mas quem vai tirar o Traíra?
    Congresso e SoTeFerra estão mancomunados.
    Sobrou só a milicada.
    Aí, querem caças? Querem submarino nuclear? Querem satélites militares?
    Ou vão se submeter à quarta frota?

  6. Os omissos bananas,….

    Nos USA, o presidente, de posse das informações do Wikileaks, veio a público denunciar e expulsou diplomatas russos. A comunidade de inteligência ficou de prontidão e as forças armadas estão em alerta…

    Aqui, … os “ministros” militares, com seus ganhos de aposentadoria e pensão garantidos pelos golpistas, … se acovardam e se omitem….  me faz lembrar de uma cena antológica do  “O Bem Amado”  do saudoso Dias Gomes :

    …  vinham pela calçada um cabo e dois soldados, … quando, bem à frente deles,  Zeca Diabo aparece na porta do consultório do  dentista, ….  sem diminuir a marcha, o cabo solta um comando … ” OLHAR Á DIREIIIITA !” ,,,  e os soldadinhos passam marchando, sem encarar o cangaceiro…

    Então, como na fictícia Sucupira, aqueles que deveriam zelar pela integridade territorial, e pela segurança do nosso país, … olham para a direita ( insinuação sutil do Dias Gomes naqueles tempos bicudos), se omitem, … se escondem no silêncio,… 

    Vamos esperar que, pelo menos,  os deputados do PT e seus aliados proponham um CPI  para apurar isso,….

    Pobre Sucupira, …. pobre Brasil !

  7. Temer cuida da casa dos outros, esquecendo da sua

    Vizinha Faladeira
    (Zito Borborema)

    Esta família é de esculachar
    Fala mal daquela outra
    Chega a fazer dó
    A mãe da casa não sai da janela
    Se esquece das filhas dela
    E das outras fala mal
    O seu vizinho não vale mais nada
    As filhas dele não tem mais valor
    Enquanto isso deixa a sua obrigação
    E a panela de feijão o fogo já devorou
    Não é…
    Mulher desse jeito
    Perdeu o respeito
    Vê a casa dos outros
    Se esquece da sua
    Mas a sua fama já tá pela rua

  8. Temer O Espião que Mamava

    Temer o Breve, passou para Temer, O Bárbaro e agora a nova versão Temer, o Espião que Mamava. Como um sujeito desses ainda não foi preso?

  9. Ué, mas onde estão as provas

    Ué, mas onde estão as provas de que Temer passou informaões estratégicas do Brasil aos EUA?

    Ou é será que foi uma fonte, que pediu para não ser identificada, ligada a Temer  passou essas informações Assage?

    Ou será que Assange não tem provas mas tem  CONVICÇÃO que Temer ser reuniu com americanos para passas informações estratégicas?

    Ou será que um passarinho azul contou pra ele?

     

  10. Mais um nome de peso dizendo

    Mais um nome de peso dizendo para quem quiser ver o que todo mundo já sabe nos bastidores desde sempre. Quando vocês irão ouvir e tomar uma atitude? Quando os seus militares irão prender e liquidar Temer pelo crime de traição à pátria?

     

    Para os que estão sem entender porque um americano está se envolvendo nisso: É porque eu não concordo nem um pouco com a política dos cabeças-brancas (os verdadeiros mandantes do meu país) e acreditarei até o final dos dias que uma relação cordial e de parceria entre países é muito mais desejável do que relações de dominação e medo. Eu tenho muito a ganhar se o Brasil se tornar um país amigo e parceiro comercial ao invés de uma mera fazenda exportadora cheia de gente passando fome.

    1. olá Somebody,
      eu postei isso
      olá Somebody,

      eu postei isso ontem, mas parece que a maioria das pessoas não se atentou para a importância deste texto:

      ======================================

      Prof. Francis Boyle: Zbig** tem apenas duas semanas para conseguir iniciar uma guerra contra a Rússia.

      ———(obs. minha)
      **Zbigniew Brzezinski, principal mentor dos neocons psicóticos sanguinários que tomaram de assalto os EUA na gestão do pato manco.
      Tanto Zbig (khazar) quanto a grande maioria dos neocons (quase toda khazares, vide Nuland) são protegidos da AIPAC e do lobby vcs-sabem-quem. Como eu sempre digo, é só uma grande coincidência, nada pessoal, nenhuma maldade contra alguém… apenas negócios e filosofia milenar posta em prática: “não perdoar, não esquecer”… os khazares não esquecem e não perdoam os russos por derrotarem o reino khazar… é só uma forma de dar o troco aos russos usando o povo estadunidense para isso… 😉
      khazar não é semita; é mistura de etnias do sudeste europeu, tardiamente convertidos)
      ———(fim da obs.)

      07.01.2016, Pepe Escobar em seu Facebook
      Traduzido pelo Coletivo Vila Vudu, no blog do Alok:
      http://blogdoalok.blogspot.com.br/2017/01/prof-francis-boyle-zbig-tem-ap

      “Sou formado pelo exato mesmo programa de PHD de Harvard que produziu Kissinger e Brzezinski antes de mim. Deram-me o gabinete que Kissinger usava no Centro de Assuntos Internacionais de Harvard. E Obama sentava na cadeira atrás da minha na Escola de Direito de Harvard. Brzezinski sempre foi mentor e guru de Obama para política externa desde que Obama estudava em Columbia. Zbig comandou a campanha de Obama em 2008 nas questões de política externa e defesa, e entupiu a Casa Branca com protegidos seus. A política que vemos agora culminar contra a Rússia, é a política de Brzezinski.

      Agora, Zbig tem apenas duas semanas para conseguir iniciar uma guerra contra a Rússia. E ele partirá para tudo ou nada.

      Essa é a causa de haver hoje tantos doidos pregando guerra contra a Rússia, por todos os cantos. A situação é tão grave como era com os EUA tomado por doidos pró-guerra contra o Iraque, dias antes de Bush Filho invadir o Iraque em 2003” (Francis Boyle).

      ==========================================

      além do texto, caso queira comentar, eu pergunto…

      1) como se sente um estadunidense patriota sabendo que a maioria dos políticos não visam o interesse do povo, da Nação, e os soldados dos US matam vários povos e morrem não pelo seu país, mas por interesse uma casta de parasitas?

      2) como se sente um estadunidense patriota sabendo que a maioria do lucro do pseudo “capitalismo” (adorador do deus mamonn) não fica com com a população que o gerou, mas sim vai para a mão dessa casta parasita e não volta a circular na economia, tornando as pessoas e o país cada vez mais pobres e uma minoria cada vez mais ULTRA rica?
      Acho que Adam Smith se chamava Abrahan Goldberg…rsrs…

      3) como a sociedade e os políticos dos US aceitam o empobrecimento, a drástica queda no nível da educação, nos seviços e pensões para a população e ao mesmo tempo, aceita enviar BILHÕES de $ para a ELITE de uma colônia de ocupação, no oriente médio, conhecida como “o rabo que abana o cachorro”?

      como se diz no braZil, durma-se com um barulho desses…

      se vc não for um troll, acho que vc vai responder…
      se for um troll, vai sumir…

  11. Depois de tudo que aconteceu

    Depois de tudo que aconteceu no brasil desde que se prenunciou a reeleição de Dilma, ainda em 2013, Joaquim Silvério dos Reis será rebaixado da categoria de “traidor” para a de medíocre dedo duro nos livros de história.

  12. NÃO É POR MENOS QUE O POVO

    NÃO É POR MENOS QUE O POVO DIZ: QUEM MUITO SE ABAIXA, ACABA POR DESGUARNECER AS PARTES PUDENDAS

    Que retrocesso desgraçado nas nossas relações externas. Sobretudo, com os USA. Tudo isso em decorrência da mediocridade dos pucha-sacos locais, e, da desimportância do governo Obramma pelos seus capachos de Pindorama..

    No tempo do Bill Clinton ao menos, o sujeito tinha o cuidado de selecionar um quinta-coluna do gabarito intelectual de um Fernando Henrique Cardoso.

    Mesmo se tratando de um traidor sem vergonha. Como de resto é qualquer fdp traíra, Naquele caso, o Clinton teve o cuidado de buscar um cabra mais bem-apessoado, capaz de melhor enganar os incautos. Bem diferente dessa desatenção. Logo partindo do primeiro presidente negro da matriz? Parece proposital. Quiçá, para se vingar dos coxinhas racistas de Píndorama. Só podemos entender assim, a ecolha recair num bosta, destituido de estaura, desse miShell temer, o pequeno. É muito desleixo recrutar um golpista  por descuidados agentes de algum sub-Departamento de sub-qualquer coisa do pato manco Obramma. Justamente para tão grave ação intervencionista, na modalidade golpe-palamentar-judicial. Sendo esse, ao terceiro experimento na região.

    Assim não dá! Assim não pode. Os caras não dão a menor importância aos seus mais dedicados pucha-sacos no continente.

    Orlando

  13. Estas afirmações sobre o

    Estas afirmações sobre o Temer são MUITO graves.

    Eu tenho pudores em referendá-las sem provas cabais.

    Para ser coerente, preciso muito mais do que convicção para condená-lo.

    Estas questões também se aplicam à possível colaboração da equipe da Lava-Jato com os serviços de inteligencia dos EUA, passando por cima das competencias que as leis e os tratados internacionais determinam.

    É preciso colocar tudo isto em pratos limpos.

    Até lá seremos ainda a velha república bananeira de sempre, sem lei e sem orgulho.

    Lamento que a coragem de alguns juízes esteja limitada a aplicar lawfare contra gente as quais, após tanto tempo de investigação, não conseguiram arregimentar provas, exceto mera “convicção”.

    Existirá ainda, entre nós, alguém que se horrorize com estas coisas e se disponha a agir de modo consequente?

    Abraços generalizados!

  14. Não adianta badular

    Para os norte-americanos somos todos cucarachos. Se tivermos índole do vira-lata, pior ainda.  Quando querem se livrar dos cucarachos, começam a levantar um muro e mandam a conta para o país vizinho. É o discurso do novo presidente, Trump, indedende se existe acordos bilateais. Aliás, acordo feito com os norte-americanos dura o tempo que lhes convém.

  15. E daí? Isso muda o quê?
    E daí? Isso muda o quê? Aumentar nosso desespero e apatia? A elite batedora de panelas estava apavorada com a hipótese de desaprovação americana do Brasil… o ‘Brazil’ dela.  Logo, O MUNDO VOLTOU AO NORMAL. De fato, isso somente confirma “o que até o mundo mineral já sabia”: a oligarquia paulista (e seus puxas nos outros estados) mais uma vez vendeu o Brasil à potência estrangeira da vez para exercer o privilégio de ser o centro da colônia.  Só.

     

  16. TUDO DOMINADO?

    Claro que sim …  Alguma dúvida? Imagine se uma notícia dessa chega no Povão? Eles nem imaginam … nunca saberão! Imaginem um UOL, um G1 ou R7…  “deglutindo” essa notícia para seus milhões de leitores? 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador