Bandeira de Mello: Gilmar Mendes surfa na crista da onda

Gilmar Mendes quer estar na crista da onda, diz Bandeira de Mello

Jurista rebate novas críticas de ministro às doações aos petistas condenados no mensalão

Jornal do Brasil

 

O jurista Celso Antônio Bandeira de Mello rebateu, nesta sexta-feira (14), as críticas que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, fez às doações para o pagamento das multas dos petistas condenados no julgamento do mensalão. De acordo com Bandeira de Mello, trata-se de uma tentativa de surfar “na crista da onda.”

“Não vejo nenhum sentido no que foi dito pelo ministro. O que vejo é a extensão da solidariedade das pessoas e acho que ele ficou espantado com isso. Tanta gente fazendo doações, com importâncias significativas, e em tão pouco tempo, devem tê-lo deixado espantado”, afirmou Bandeira de Mello.

As críticas de Gilmar Mendes estão numa carta enviada ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP), afirmando que as doações “sabotam e ridicularizam” o cumprimento das penas. “A falta de transparência na arrecadação desses valores torna ainda mais questionável procedimento que, mediando o pagamento de multa punitiva fixada em sentença de processo criminal, em última análise sabota e ridiculariza o cumprimento da pena – que a Constituição estabelece como individual e intransferível – pelo próprio apenado, fazendo aumentar a sensação de impunidade que tanto prejudica a paz social no país”, escreveu Gilmar Mendes na carta.

“Doações mostram que houve um total desacordo com a decisão do STF”, diz Bandeira de Mello

Bandeira de Mello retruca, afirmando que as doações foram uma resposta da população ao julgamento dos mensaleiros. “Essas pessoas não concordaram com as sentenças e procuraram mostrar que o julgamento foi político. Se eu estivesse na posição do ministro, não faria esse escândalo em torno desse assunto. Tantas pessoas contribuíram com tanto dinheiro que mostra que houve um total desacordo com a decisão do STF, e ele fica levantando essas suspeitas. Talvez queira estar na crista da onda ou intimidar as pessoas.”

O jurista prossegue, afirmando que todas as contribuições foram feitas com “extrema clareza”, com informações ao Imposto de Renda. “Está tudo muito claro. Não há motivo para essa suspeita, não há nada que justifique isso. Quando alguém fala em lavar dinheiro, é porque há pretensão de se usar esse dinheiro novamente e, nesse caso, não. O dinheiro está sendo doado, vai embora, não será reutilizado. As pessoas estão se desfazendo do dinheiro e, portanto, não tem lógica nenhuma nessa desconfiança e nem na possibilidade de ser lavagem de dinheiro. Não tem lógica nisso, a não ser que o ministro tenha visto outra lógica que eu não percebi”, disse.

Bandeira de Mello, que foi um dos doadores, afirmou que vai continuar doando. “Principalmente quando se tratar de pessoas que eu admiro, como o José Dirceu e o José Genoino. Mas não pretendo ser um eterno doador e nem sou do PT. Quando voto, voto no Psol porque tenho grande admiração pelo Ivan Valente e, por isso, voto no partido dele.”

>> Gilmar Mendes fez declarações “escandalosas”, diz Bandeira de Mello

Esta não foi a primeira vez que Gilmar Mendes criticou as doações ao petistas condenados no julgamento do mensalão. Em outra ocasião, ele insinuou que elas poderiam ser lavagem de dinheiro. Suplicy havia afirmado que gostaria de ouvir explicações do ministro, motivando a sua carta. Celso Antônio Bandeira de Mello já havia rebatido essas primeiras críticas de Gilmar Mendes: “Como doador, me senti ofendido, porque Gilmar Mendes lançou publicamente uma suspeita sem provas e fui atingido por ela. Estou chocado.”

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2014/02/14/gilmar-mendes-quer-estar-na-crista-da-onda-diz-bandeira-de-mello/

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Com o flanco aberto

    Com o flanco aberto involuntariamente pelo Fux, creio que foram criadas as condições para que cada doador aos petistas entre com uma interpelação judicial contra o Gilmar e, após, com as respectivas ação penal (calúnia) e ação cível (indenizatória por danos morais).

  2. GILMAR CRIA MAIS UM NOVO CASO

    GILMAR CRIA MAIS UM NOVO CASO PARA SER ARGUÍDA SUA IMPARCIALIDADE (SUSPEIÇÃO) AGORA, NO JULGAMENTO DOS EMBARGOS.

    NÃO CONSIGO ATINAR À CAUSA DA INÉRCIA DOS DRS. DEFENSORES CONSTITUÍDOS DOS ACUSADOS NA AP 470:

    PRIMEIRAMENTE, NÃO ARGUIRAM A SUSPEIÇÃO DE ALGUNS MINISTROS NO INÍCIO DO JULGAMENTO;

    DEPOIS, QUANDO GILMAR CRIOU UM NOVO CASO AO COMPARECER – DURANTE O JULGAMENTO – NO LANÇAMENTO DO LIVRO “OS PETRALHAS” DE CONHECIDO E NÃO HONRADO JORNALISTA PAGO PARA CRITICAR LULA, O GOVERNO DILMA E O PT.

    AGORA, ABRE-SE NOVA OPORTUNIDADE.

    AGUARDEMOS.

  3. MULTA PENAL. CONDENADO SEM

    MULTA PENAL. CONDENADO SEM RECURSOS. DOAÇÕES. SOLIDARIEDADE AO CONDENADO, MESMO POR QUE A MULTA RECOLHIDA É REVERTIDA AO FUNDO PENITENCIÁRIO.

    MULTA PENAL NÃO DEVE SER PAGA POR QUEM NÃO TEM RECURSOS SUFICIENTES. CASO ESPECÍFICO, POR EXEMPLO, DE GENOÍNO.

    QUEM FEZ DOAÇÕES – COMO EU PRÓPRIO NO CASO DA AP 470 – O FIZERAM POR UM SENTIMENTO DE SOLIDARIEDADE E, TAMBÉM, COMO PROTESTO ÀS CONDENAÇÕES…

    SOBRE O TEMA, A CARTA ABERTA A GILMAR MENDES DE UM CIDADÃO

     

    http://www.ocafezinho.com/2014/02/14/leitor-manda-carta-aberta-a-gilmar-mendes/#more-17415

  4. Quase…

    Ele fica espantado com doações públicas, legais e autodesinteressadas…

    Olhando para dentro de si, não consegue perceber que possa existir solidariedade e altruísmo.

  5. Cortina de fumaça

    Estou com Nassif. Toda vez que algum escândalo vai aparecer o nome do Gilmar Mendes ele inventa estas palhaçadas para depois posar de vítima. Igualzinho ao PSDB. A tática é a mesma. Só espero que o povo não seja idiota de engolir isto. Tá ficando manjada demais

  6. Me faça esquecer depressa os homens mediores

    Ouvindo Paulo Gracindo recitar Antôpnio Maria (grandes brasileiros) no belissimo post com a querida Clara Nunes, lembrei desses versos.

    “E de todas as coisas que entram pela janela/

    Me leve para longe das palmeiras/

    Mais longe/perto das coisas mais macias

    Me faça esquecer depressa os homens ruins/

    Isto é os que comem cebola crua”

    Isto resume um pouco esse senhor. 

  7. Só erudição e papo de fim de tarde !

    E o Professor Bandeira de Mello, do alto da sua sabedoria jurídica, não pode provocar uma situação que permita REAIS consequências com mudanças de postura do STF? O professor e seus pares não podem encabeçar um impeachment destes doutos que desmoralizam o STF e praticam escandalosas práticas antidoutrinárias fazendo crer aos novos estudantes que o que os professores ensinam pode ser desprezado por um magistrado que usa a lei máxima vigente há muito no país: “que manda aqui sou eu , a lei ! “

    1. Ação coletiva

      Janes, no Blog da Cidadania, o Eduardo Guimarães está organizando uma ação coletiva, de pessoas que doaram e se sentiram ofendidas com este ataque do Gilmar Mendes.   

  8. Os tucanos ficam cobertos de

    Os tucanos ficam cobertos de urticária quando ouvem falar em solidariedade e altruismo. Estranha mentalidade. Se não fosse o escudo protetor do PIG já teriam sido escorraçados da política pelo voto popular há muito tempo.

  9. Mas eu gostaria de agradecer

    Mas eu gostaria de agradecer muito:

    1 – A jogada de mestre de quem iniciou a campanha de doações, na qual até “grandes nomes” estão  mostrando  a cara, como doadores e fez acordar a militância do PT ;

    2 – A baixaria protagonizada por um juiz da Suprema Corte.  Que  para despistar a sujeira do seu curso e do CNJ da Bahia e atingir, mais uma vez o Partido dos Trabalhadores e ainda deixar, sem nenhuma sombra de dúvidas o que foi o julgamento da AP470, colocando todos os demais juizes e principalmente seu Presidente em suspeição, mostrou que o PT tem sim, defensores honrados. Não é o que ele imaginava, um partideco de 5a. categoria.

    E um conselho ao Juiz : “cuidado! a esperteza qdo é muita acaba engolindo o esperto”. Os presos eram uma liderança do partido e as lideranças podem ser  divididas e até substituidas, se necessário, tanto num partido como num “Colegiado” de juizes. Basta querer ! E a oportunidade aparecer.!

  10. A doação ao Dirceu fiz ontem

    A doação ao Dirceu fiz ontem depois do Gilmar mais uma vez me acusar de “lavagem de dinheiro ilícito”. Ia doar menos, mas “incentivado” pelo Gilmar acabei doando 75 Reais, o que me fará falta, já que não tenho escola de ciencias jurídicas em Daimantina, nem em lugar algum.

    Mas não manderei o comprovante por sedex à Brasilia, aos cuidados do Gilmar, com orientações precisas do que fazer com ele. Invés disso, entrarei na ação coletiva contra o supremo boquirroto que está sendo organizado pelo EduGuim.

    O Fux rejeitou a ação do PT dizendo que não foi o partido o atingido pelas declarações. Eu fui, então já concluo que Fux considera essa ação coletiva procedente. Convido desde já o professor Bandeira de Mello a fazer parte dela

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador