22 de junho de 2026

Bolsonaro assina acordo para alugar Base de Alcântara aos EUA

Ministério da Defesa acha que Brasil pode faturar até US$ 10 milhões alugando a base para lançamentos de satélites. Congresso precisa aprovar o acordo antes
Foto: Divulgação/Presidência

Jornal GGN – Jair Bolsonaro assinou nesta segunda (18) um acordo para que os Estados Unidos possam fazer uso comercial da Base de Alcântara, no Maranhão. Se aprovado pelo Congresso, o acordo possibilitará ao País de Donald Trump – que encontra Bolsonaro na terça (19) – lançar satélites utilizando a base militar brasileira.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O Ministério da Defesa acredita que o Brasil pode faturar até US$ 10 milhões (cerca de R$ 37 milhões) com o acordo, informou a Folha de S. Paulo.

Além do termo de “salvaguardas tecnológicas”, também foi assinada uma parceria entre a americana Nasa e a AEB (Agência Espacial Brasileira) para “cooperação na tarefa de pesquisa de observações de clima”.

Da última vez em que um texto de salvaguardas tecnológicas foi acordado com os EUA, em 2000, durante o governo FHC, o Congresso rejeitou a parceria – Bolsonaro, inclusive, votou contra.

VENEZUELA

Na noite desta segunda (18), durante jantar com empresários, Bolsonaro disse que conta com a capacidade bélica dos EUA para resolver a questão da “nossa Venezuela”.

“Temos alguns assuntos que estamos trabalhando em conjunto, reconhecendo a capacidade econômica, bélica, entre outras, dos Estados Unidos. Temos que resolver a questão da nossa Venezuela”, declarou.

Folha ainda apurou que os militares brasileiros que estão na Venezuela mantém “interlocução” com o governo Trump. Já os militares que estão no governo Bolsonaro são contra intervenções armadas no País governado por Nicolas Maduro.

Para encerrar, Bolsonaro ainda fez um discurso sobre acreditar em Deus, ser “contra o politicamente correto” e não querer “ideologia de gênero” no Brasil.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

10 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Schell

    18 de março de 2019 10:44 pm

    pela manchete do jornal de Porto Alegre (Zero Hora), o aluguel vai além do lançamento de satélites…

    Brasil assina acordo que permite aos EUA lançar foguetes e mísseis da base de Alcântara, ou seja, será
    base militar dos eua em território brasileiro: prontinha pra lançar mísseis contra a venezuela…

    1. Jardel

      19 de março de 2019 5:53 pm

      Prontinha para ser bombardeada pela Rússia, também.
      Quem procura sarna para se coçar acaba encontrando…

  2. Jus Ad Rem

    19 de março de 2019 12:02 am

    A diplomacia brasileira sempre primou pela paz. Aí chega ao Poder um débil mental e, agora com os EU operando a Base de Alcântara, o Brasil se torna um alvo para os inimigos ou adversários dos EUA.
    Tudo depende do que vai acontecer ainda. Mas, com o Bozo se intrometendo na Venezuela, não acho improvável uma nova Crise dos Mísseis, só que agora o alvo não é Cuba e sim o Brasil.

  3. Anônimo

    19 de março de 2019 2:38 am

    Estamos num momento: ‘Muito além do Jardim”
    Porém Peter Sellers falava de flores e neste sentido era um personagem muito mais preparado.

  4. Não é um exilado cubano

    19 de março de 2019 7:14 am

    Brazil acima de tudo.

  5. JJLopez

    19 de março de 2019 7:37 am

    Inacreditável. Cadê o Governador Dino do Maranhão? Os Estados Unidos jamais permitiriam essa base no país deles. Ficamos vulneráveis

  6. Fábio de Oliveira Ribeiro

    19 de março de 2019 7:57 am

    Nunca mais o Exército vai recuperar o controle de Alcântara. Assim que os gringos chegarem mulheres brasileiras começarão a ser estupradas por alguns deles. Como ocorre em Okinawa, os estupradores do US Army se esconderão na base e serão despachados de avião para os EUA.

    Quanto o vagabundo Jair Bolsonaro vai lucrar por ter autorizado o estupro do país e das brasileiras? Ele dividirá a propina com o general Mourão?

    1. Victor Suarez

      19 de março de 2019 11:31 am

      Consequências previsíveis de um possível uso comercial de Alcântara.
      1. Se tornar uma base militar americana e toda p u t a r i a que vem junto
      2. com mísseis nucleares
      3. na prática se torna território americano
      4. amazônia bem ali, em pouco tempo os marines estarão espalhados pelo Brasil
      5. nenhuma tecnologia será transferida para o BR
      6. China cancelará sua parceria com o INPE
      7. programa nuclear brasileiro secreto será sabotado de dentro
      8. jamais teremos um lançador nacional.

  7. Rui Ribeiro

    19 de março de 2019 12:10 pm

    Aluga-se
    (Raul Seixas)

    A solução pro nosso povo eu vou dar
    Negócio bom assim ninguém nunca viu
    ‘Tá tudo pronto aqui, é só vir pegar
    A solução é alugar o Brasil
    Nós não vamos pagar nada
    É tudo free
    Tá na hora, agora é free

    Vamo embora
    Dá lugar pros gringo entrar
    Esse imóvel tá pra alugar, ah, ah, ah, ah
    Os estrangeiros eu sei que eles vão gostar
    Tem o Atlântico, tem vista pro mar
    A Amazônia é o jardim do quintal
    E o dólar dele paga o nosso mingau
    Nós não vamo pagar nada
    É tudo free
    ‘Tá na hora agora é free

    Vamo embora
    Dá lugar pros gringo entrar
    Pois esse imóvel está pra alugar, alugar
    Grande soluça, uh, ei
    Nós não vamo pagar nada
    Nós não vamo pagar nada
    Agora é free
    ‘Tá na hora, é tudo free

    Vamo embora
    Dá lugar pros outro entrar
    Pois esse imóvel tá pra alugar ah ah ah ah
    Nós não vamo paga nada
    Nós não vamo paga nada
    Agora é free
    ‘Tá na hora é tudo free
    Vamo embora
    Dá lugar pros gringos entrar
    Pois esse imóvel
    Está pra alugar
    Está pra alugar meu Deus
    Nós não vamo paga nada
    Nós não vamo paga nada
    É absolutamente free, tá na hora
    É tudo free, vamo embora

  8. Ulisses

    19 de março de 2019 1:12 pm

    Cadê o André para comentar. Segundo ele, em nossos comentários, os EUA não tinham interesse nenhum em ocupar a base. Eu falei que os EUA estavam montando um porta aviões no Brasil

Recomendados para você

Recomendados