Bolsonaro pretende fugir de Orlando para a Itália, diz revista

A "fuga vergonhosa" é tão patente que o PL está atrasando o pagamento do salário prometido a Bolsonaro até que ele retorne ao Brasil

Bolsonaro com Laura e Michelle
Bolsonaro com Laura e Michelle. Foto: Alan Santos/PR

O jornalista Leandro Mazzini, da revista IstoÉ, publicou uma coluna nesta quinta-feira (5) afirmando que Jair Bolsonaro pretende sair de Orlando, nos Estados Unidos, diretamente para a Itália, sem retornar ao Brasil.

Alvo de vários inquéritos, o ex-presidente não quer correr o risco de ser preso em solo brasileiro, agora que não mais detém foro privilegiado.

Segundo a coluna, a “fuga vergonhosa” é tão patente que o PL está atrasando o pagamento do salário prometido a Bolsonaro, para confirmar se ele retorna ao Brasil.

O plano de Bolsonaro, de acordo com o colunista, é levar Michelle e a filha mais nova para Roma. A Embaixada italiana no Distrito Federal já recebeu o pedido da família, mas não fornece informações sobre a emissão da cidadania dos três.

Os filhos Carlos, Eduardo e Flávio também deram entrada no pedido de cidadania italiana quando o pai perdeu a eleição para Lula. Mas, de acordo com o colunista, não é intenção dos três políticos – com mandato – deixar o Brasil por enquanto.

Bolsonaro está hospedado em Orlando, nos Estados Unidos, desde 30 de dezembro de 2022, um dia antes de Lula tomar posse como presidente da República para um terceiro mandato.

O extremista de direita fez uma última live no Facebook antes de embarcar para a Flórida. Na transmissão ao vivo, Bolsonaro disse que passou dois meses após a eleição buscando uma “alternativa” para impedir a posse de Lula, mas admitiu que não teve apoio em outras instituições para dar o golpe.

Nesta semana, vieram a público informações de bastidores do último jantar político de Bolsonaro em Brasília, na casa de Fábio Faria, seu ex-chefe da Secom. Bolsonaro teria sido aconselhado, naquele evento, a deixar o País. Um dos nomes que teria endossado a recomendação é o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.

No STF, Bolsonaro e seus apoiadores são objeto de inquéritos sob a batuta de Alexandre de Moraes, que também presidiu o Tribunal Superior Eleitoral durante a eleição que talvez tenha sido a mais difícil da história.

Às vésperas de deixar o poder, Bolsonaro também foi apontado em inquérito da Polícia Federal como responsável por propagar informações falsas sobre Covid e Aids.

Extradição

Uma fuga de Bolsonaro para a Itália, em tese, dificultaria a execução de eventual pena imposta ao ex-presidente. É que o acordo de Cooperação Judiciária em Matéria Penal entre Brasil e Itália estabelece que que “a cooperação não compreenderá a execução de medidas restritivas da liberdade pessoal nem a execução de condenações”. As informações sobre o acordo de cooperação são do site UOL.

Leia também:

Recomendado:

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Todo mau perdedor foge quando derrotado. E se tiver culpa no cartório, aí que foge de vez, para não responder em juízo por seus crimes. Mas Bolsonaro se engana, se pensa que fugirá para sempre. Cedo ou tarde, será preso em qualquer lugar do mundo, não importa onde, e extraditado ao Brasil, independente de haver ou não acordo de extradição entre o Brasil e o país no qual for preso. Ninguém comete crime e fica impune. Da lei, ninguém foge!

  2. Bolsonaro instalado na casa do lutador José Aldo é porta giratória. O Instituto JAJ teve convênio assinado no dia 5 de outubro do ano passado, três dias depois do primeiro turno das eleições, com a previsão da realização da Copa Cidadania de Jiu-Jitsu no Rio de Janeiro.

    A indicação para a assinatura foi realizada por uma canetada do deputado federal bolsonarista Felício Lacerda (PP-RJ) , partido s aliado de Bolsonaro, e designava o repasse de R$ 199.998,55 em parcela única ao Instituto JAJ por meio da Secretaria Nacional de Esportes.
    Vai vendo a porta giratória rodar nos isteites.

  3. BOLSONARO, FUGINDO OU NÃO, ITÁLIA, RUSSIA, EMIRADOS ÁRABES, HUNGRIA…POUCO IMPORTA, COM CERTEZA DEVE TER MUITO DINHEIRO GUARDADO NESTE VASTO MUNDO… PIOR É UMA BOA PARTE DE ALGUNS BRASILEIROS QUE AINDA ACREDITAM NESTE VERME FUJÃO, COVARDE… TIREM OS DIREITOS FINANCEIROS DELE, ESTES POUCOS MAIS QUE OITENTA MIL REIS; DESAPROPRIEM SUAS PROPRIEDADES NO BRASIL, QUE SE FAÇA JUSTIÇA,QUE SEJA ELE E TODOS AQUELES QUE PREJUDICARAM O PAÍS, CADEIA.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador