Chuva na Baixada Santista deixa 15 mortos, 33 desaparecidos e mais de 200 desabrigados

Região metropolitana registra uma das maiores tragédias de sua história. Cidades estão em alerta

Foto: Susan Hortas/Prefeitura de Santos

Jornal GGN – Um forte temporal na madrugada desta terça-feira, 3 de março, provocou a morte de 15 pessoas na Baixada Santista, litoral de São Paulo, segundo a Defesa Civil do Estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, por causa dos alagamentos e deslizamentos de terra, 33 pessoas ainda estão desaparecidas. Essas são as marcas de uma das maiores tragédias da história da região metropolitana.

No Guarujá, cidade com os pontos mais críticos entre os morros da Bela Vista, Morro Barreira e Morro do Macaco, foram registrados sete deslizamentos, 13 pessoas morreram e cerca de 200 estão desabrigadas. O prefeito da cidade, Valter Suman, decretou estado de emergência. 

Em São Vicente foram registrados deslizamentos nos morros do Barbosas, Ilha Porchat e Parque Prainha, neste último foi encontrada uma vítima fatal. O Corpo de Bombeiros também está em busca de um casal que foi arrastado pela chuva. A Prefeitura decretou estado de calamidade pública. 

Em Santos, cidade com diversos pontos de alagamentos e que teve o trânsito bloqueado, uma mulher morreu vítima do deslizamento no Morro do Tetéu.

De acordo com a Defesa Civil, em 24 horas choveu cerca de 300 milímetros só no Guarujá, 222 mm em Santos e 187 mm em São Vicente. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelam que choveu mais que o esperado, já que a média calculada para o mês de março no Guarujá são 277 milímetros.

O governador do Estado, João Doria (PSDB), se manifestou pelas redes sociais e nesta tarde foi até a região da Baixada Santista. Doria ofereceu sua solidariedade.

Com informações do G1.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E dória o desumano, diz que até no mundo “civilizado” acontecem estas tragédias por causa das moradias irregulares e invasões de áreas de risco.

    https://folhasantista.com.br/baixadasantista/santos/doria-diz-que-ate-no-mundo-civilizado-chuvas-tem-provocado-tragedias-como-as-da-baixada-santista/

    Logo ele cheio de bons exemplos:

    Doria sofre derrota, e MP-SP mantém investigação sobre puxadinho de sua mansão
    https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/11/doria-sofre-derrota-e-mp-sp-mantem-investigacao-sobre-puxadinho-de-sua-mansao.shtml

    Doria posou com líder de invasão que, segundo ele, foi financiada por facção
    Em 2017, o então prefeito da Capital posou para uma foto ao lado de Ananias Pereira, coordenador do movimento que ocupava o edifício que desabou no largo do Paissandú
    https://www.diariodolitoral.com.br/politica/doria-posou-com-lider-de-invasao-que-segundo-ele-foi-financiada-por/112041/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador