Cidadãos protestam no canteiro de Belo Monte, e comentários da Folha são lotados por reacionários

É verdade que alguns comentários tentaram defender o protesto contra Belo Monte ,

(“Investir em usinas hidroelétricas na Amazônia e ligar isso a desenvolvimento é o mesmo que pensar em construir refinarias no Iraque e aliar isso a evolução. Existem n tipos de energias limpas. Vastas extenções de terras soleadas, vasto litoral, vastas áreas com fortes ventos. Batemos no peito que a Amazônia é nossa mas a destruimos produzindo carne, alagando. É muito fácil construir da maneira que melhor se rouba, porém que mais destrói. E não tem só índio protestando….

Você nem deve fazer ideia que uma construção desse porte afeta o microclima da região e consequentemente do restante do país. Derrube todas as árvores que você ver na frente e coloque postes.”

mas a quantidade de comentários preconceituosos e racistas é realmente impressionante …

por  em 27 de outubro de 2011:

“Enquanto cidadãos indígenas, negros, brancos e mestiços estão neste momento lutando pelo respeito ao meio ambiente e às culturas do Xingu, outras pessoas, que, ao que parecem, tiveram uma péssima educação básica em ciências humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), estão também protestando nos comentários da notícia da Folha.com (de onde obtive o fato acima). Mas, por sua vez, contra os indígenas e as ONGs internacionais que estão lutando contra Belo Monte.

Abaixo uma amostra dos comentários em questão, que destilam reacionarismo, racismo, etnofobia, xenofobia, fascismo, etnocentrismo, paranoia, egoísmo, apoio cego ao capitalismo/desenvolvimentismo predatório e tudo o mais que ameaça a integridade da biosfera, incluída nela a humanidade:

– KKk Índio com crachá, só no Brasil. Vão arrumar uma roça e uma enxada pra arar monte de preguiçosos!!!

– Esses vagabundos dos índios só querem ganhar cestas básicas, bolsa família do governo e dinheiro das ONGs. Então quando as ONGs chamam, eles se pintam como se fossem selvagens para aparer na TV. Já vi grupos deles no saguão de aeroportos…

– Coloca esses indios para trabalharem, só querem andar em picapes último modelo,vender as reservas de ouro e madeira de suas terras e depois beber cachaça com o dinheiro. Essa forma de proteção na verdade é discriminação. Coloquem eles para fazerem jus ao pão de cada dia como qualquer brasileiro. A terra não pertence só aos indios, a terra pertence a todos. Quando fazem um movimento como esse não estão querendo proteger nada além de se próprios bolsos.

– Bloquear o progresso de um país por causa de um punhado de aborígenes. Esses silvícolas não produzem nada, vivem do extrativismo, da caça e pesca, estão à beira da extinção por causa dessa falta de vontade de trabalhar, de progredir.

Índio bom é indio em museu, de preferencia embalsamado.

– Por que sera que todos os paises desenvolvidos do mundo acabaram com os indios no seculo dezenove!!!.Talvez uma visão de como essa gente atrasaria o desenvolvimento de um pais a troco de baboseiras…

– Indio é sinonimo de vagabundagem, rapinagem, alcolismo, não servem pra nada.

– Patético… “Uga-uga”…

– Tam mais é que sentar o c-o-u-r-o nesse b-a-n-d-o de va-ga-bun-dos. “

 

 


Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador