Ciro pode substituir Levy

Tereza Cruvinel

O nome do ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, do PDT, emerge como possível substituto de Joaquim Levy no Ministério da Fazenda, pasta que ele ocupou no governo Itamar Franco, substituindo Rubens Ricúpero, que sucedeu a Fernando Henrique quando este deixou o cargo para concorrer à Presidência da República, em 1994.  

Ciro depois rompeu com o PSDB e disputou a Presidência em 2002. No  segundo turno apoiou Lula, que o fez ministro do Desenvolvimento Regional. O 247 colheu a informação junto a fontes bem situadas do Governo que, por diferentes motivos, descartaram os nomes já cogitados: Nelson Barbosa, Luciano Coutinho e Jaques Wagner.

Ciro aproximou-se muito da presidente Dilma Rousseff desde que começou a batalha do impeachment, contra o qual vem fazendo duras declarações, denunciando uma “escalada golpista”. Na semana passada ele jantou no Alvorada com a presidente e o governador Pezão, do Rio de Janeiro.

Na manhã de hoje O Globo lançou o nome de Jaques Wagner, mas fontes do Governo descartam uma temerária troca no Gabinete Civil, onde Jaques vem conseguindo bons resultados políticos para o governo numa dobradinha equilibrada com o ministro chefe da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini.

A gestão de Ciro na Fazenda, em 1994, foi marcada por uma forte abertura comercial, com a redução das tarifas de importação de mais de 400 produtos para evitar o desabastecimento durante os primeiros tempos do Real. Atuou mais como um coordenador da equipe que implantou o plano e revelou ao país seu estilo polêmico e agressivo. Antes, fora governador do Ceará.

Se o escolhido vier a ser Ciro, um homem forte de sua equipe, que o assessora em assuntos econômicos desde o governo do estado, com certeza seria o economista Mauro Benevides Júnior, que atuou também na gestão de seu irmão Cid Gomes.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador