Clipping do dia

As matérias para serem lidas e comentadas.

As matérias para serem lidas e comentadas.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Santos Lima, o da compliance, toma uma surra no Facebook
    Procurador, arranja uma entrevista na Globo…

    Publicado em 15/06/2019, no Conversa Afiada

    Santos Lima e Dalanhinho: manipulavam a imprensa e se esbaldavam na Globo! (Créditos: Agência Brasil)

    O Conversa Afiada reproduz com ilimitado entusiasmo a farelagem do procurador Santos Lima no Facebook.

    O Procurador é figura fácil desde a patranha do Banestado, quando, em companhia da mulher, teve ilibado desempenho.

    Depois, ele se tornou o Bonner de barbicha das entrevistas “coletivas” em que, ao lado da notória delegada Marena, expunha as vísceras dos condenados sem prova.

    Aí, se aposentou e foi trabalhar em “compliance”.

    Que é a nova maneira de iludir empresário otário e vender o que não pode entregar: a lisura dos negócios (no Brasil…).

    Agora, o Intercept flagrou o procurador em atividade de “compliance” com o Moro: ludibriar a opinião pública, através da imprensa (Globo), para desmoralizar “o showzinho” da defesa do Lula!

    Para se defender do Greenwald (o Greenwald deve estar muito preocupado com a compliance…), o notório Santos Lima (dessa vez, a mulher não o acompanha, nem a notória Marena) recorre a nova forma de “coletiva”.

    E toma uma surra!

    O Conversa Afiada reproduz a nota do procurador:

    Diante da nova rodada de mentiras da Intercept, é minha posição: Desconheço completamente as mensagens citadas, supostamente obtidas por meio reconhecidamente criminoso, acreditando singular que o “órgão jornalístico” volte-se agora contra mim, aparentemente incomodada pelas críticas que tenho feito ao péssimo exemplo de “jornalismo” que produz. Além disso, creio que o “órgão jornalístico” deve uma explicação de como teve acesso a esse material de origem criminosa, e quais foram as medidas que tomou para ter certeza de sua veracidade, integridade e ausência de manipulação. Gostaria de saber também se foram entregues os meios eletrônicos pelos quais esse material foi recebido para perícia pela PF, tanto para verificar possíveis manipulações, quanto para identificar a origem do crime. Lembro, por fim que a liberdade de imprensa não cobre qualquer participação de jornalistas no crime de violação de sigilo de comunicações.

    E, abaixo, os comentários de visitantes – o carinho da torcida! Quá, quá, quá!

    Se o Senhor afirma que as mensagens são mentiras do Intercept e desconhece as mensagens citadas, porque pergunta como o jornalista teve acesso a material de origem criminosa? Elas não eram falsas? No final o senhor faz uma ressalva sobre o crime de violação de sigilo de informações… Como pode haver esse crime, se o senhor desconhece essas mensagens e são falsas? Acredito que o Senhor acabou de dar o selo de veracidade da reportagem.

    O órgão de imprensa é objeto de investigação em algum inquérito? Se não, porque tem que entregar algo pra perícia? Quanto ao sigilo da fonte, a LJ pulou as aulas de Direito Constitucional? Tudo bem que ao que parece a lei pra vocês é secundária, sobretudo as processuais, mas, e quanto esta acusação que o órgão de imprensa cometeu crime, tem indícios?

    Caro decano, controle o rompante autoritário e aceite, vocês foram pegos se lambuzando no lixo da imoralidade. Quem sabe pra ajudar, em breve algum procurador não faz uma delação premiada?

    O Sr. faltou nessa aula?

    “A Constituição assegura o sigilo da fonte. Assim nem a lei, nem a Administração, nem os particulares podem compelir um jornalista a denunciar a pessoa ou o órgão de quem obteve a informação.

    Dita o artigo 5º, XIV, da Constituição Federal:

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XIV – e assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.”

    Já que o senhor é inocente, o senhor vai entregar o seu celular para perícia para verificar a veracidade das mensagens?

    Esta publicação é genuinamente sua, ou foi algum juiz que pediu a você, por aplicativo de mensagem, que a publicasse?

    Eu morro de rir cada vez que vaza diálogo do Moro, do Dallagnol e de vcs pq com aquele vocabulário curitibês jacu, não dá nem pra justificar que a conversa foi forjada…

    O “órgão jornalístico” não deve explicação nenhuma, já que se resguardam no direito de proteção da fonte!! Quem deve explicações são os envolvidos nessa baixaria toda!! Aguardamos com urgência!

    “Prova ilícita obtida de boa-fé deve ser válida”.

    Palavras de seu coordenador, Moro.

    Querem prender “Intercept”? Prendam tb seu chefe, aquele da voz esquisita e que fala “conge” ou “conje”, sei lá.

    Vcs vão sofrer paulatinamente.

    Que inteligente! Nega e depois fica rebatendo…só fruto do desespero!!! Sinto muito, mas vem mais por aí…

    Tratou de se aposentar logo e desfrutar dos louros da Lava Jato através da advocacia e palestras baseadas em mentiras e falso moralismo. Se tem algo ou alguém que não pode ser responsabilizado é o The Intercept. Vergonha dessa justiça podre e fraudada. Imagina o que seriam capazes de fazerem para condenarem alguém.

    Aguardando ansiosamente os áudios vazados que vão mostrar o quão mentirosos são esses bandidos vestidos de toga e de colarinho branco, manchando a imagem da Justiça e do Ministério Público brasileiros

    Partiu para a ameaça? Penso que o senhor lembra sim do teor da Conversa revelada. As coisas virão mais e mais à tona é essa ladainha sobre Hacker e tals vai chafurdar tal e qual a reputação dos ex-heróis nacionais.

    Seria legal se você entregasse o Celular para a Perícia Criminal Oficial. Ajude a perícia a encontrar o criminoso. Faça valer o art. 158, do CPP.

    Se as mensagens são falsas, então mostre por gentileza as originais verdadeiras que a gente compara e a verdade vem à tona. É simples desmascarar. Isto é, caso sejam mesmo mentirosas… Se não forem, aí complica.

    Ditado é certo quando diz que “um dia é da caça outro do caçador ”

    Vamos passar tudo a limpo pra ninguém ficar prejudicado! E quem não cumpriu o que a lei diz que responda nos seus exatos termos, como o próprio Sergio Moro dizia:

    Ninguém está acima da lei!

    Lembrando que:

    Glenn Greenwald é um jornalista premiado mundialmente , foi através dele que Edward Snowden revelou ao mundo que os Estados Unidos espionava tudo e todos!

    Boa sorte!

    Dr., “A Lei é para todos”. Não era esse o nome do filme?!?! Quem não deve não teme.

    Apresente seu celular para ser periciado pela Polícia Federal; apresente o celular para acautelamento no STF. Falta coragem né ? Por isso tenta desqualificar o jornal

    A água começou a bater na bunda, né? Talvez vc não saiba, mas o sigilo da fonte é garantido por lei. Prá verificar a autenticidade das mensagens, por que você não entrega seu aparelho??

  2. https://www.facebook.com/permalink.php?id=980256792069259&story_fbid=2302201653208093

    DESCOBERTO O VAZADOR DA LAVA JATO: *DIOGO CASTOR DE MATTOS*

    Segundo fonte que não quis se identificar, o procurador Diogo Castor de Mattos teria vazado as mensagens de Deltan e Moro para se safar de uma “prensa” que Dallagnol estaria armando para o escritório de seus irmãos Analice e Rodrigo Castor de Mattos.
    Rodrigo atuava em conjunto com o irmão para extorquir os acusados da lava jato, utilizando o expediente das “delações premiadas” para faturar alto em cima de dinheiro oriundo de corrupção.
    O esquema chegava até a 2ª instância no TRF-4 através do primo de ambos, o subprocurador
    Maurício Gotardo Gerum, que participaria do esquema revisando e endossando as sentenças
    baseadas nas acusações de Diogo.
    Diogo era um os procuradores de confiança de Deltan Dallagnol, recebendo informações privilegiadas e com acesso a decisões antecipadas de Moro, repassava as informações para o irmão chantagear e extorquir os acusados que seu escritório defendia.
    A desfaçatez foi tão grande que que STF pediu publicamente a pedir que a Procuradoria-Geral
    da República investigasse a relação entre os irmãos, sob alegação de corrupção na operação lava-jato.
    Alguns acusados como João Santana e Palocci, foram pressionados a rescindir contrato com escritório do advogado Roberto Batochio e forçados a “contratar” o escritório de Rodrigo Castor de Mattos.
    Segundo o ministro Gilmar Mendes, após o esquema vir a tona, as atuações passaram a ser clandestinas e continuaram até o Diogo pedir afastamento da Lava Jato em abril de 2019. Até então, somente no caso do Palocci o escritório de advocacia da família mattos teria faturado mais de 30 milhões de reais.
    Em março houve um atrito muito forte entre Diogo e a Advogada Anna Carolina Noronha, filha do presidente do STJ João Otavio Noronha, que passaram a denunciar publicamente as irregularidades praticadas pela família Castor de Mattos.
    Ao que tudo indica, ao manchar a reputação da operação lava-jato Diogo e Rodrigo teriam sido pressionados e ameaçados por outros procuradores da operação e, copiaram todas as mensagens do grupo como forma de se proteger caso fossem “fritados” publicamente por seus pares da Lava-Jato.
    A ambição dos irmãos cresceu com a possibilidade de participarem da gestão da fundação bilionária que Dallagnol e Castor tentaram criar com fundos da Petrobrás, Diogo está sendo investigado pelo polêmico acordo extrajudicial firmado pelo MP.
    Após discussão com Dallagnol, que o teria acusdo de ser o responsável pela acordo da fundação ter sido negado pelo STF, Diogo estaria acuado, ansioso e preocupado com o que poderia acontecer com ele e seus irmãos.
    Com medo de serem desmascarados e descartados, os irmãos teriam facilitado o arquivo para o intercept publicar, dessa forma os holofotes sairiam de cima deles diretamente para as cabeças de Moro e Dallagnol.
    Outra possível motivação é que Diogo teria sido obrigado a pedir seu afastamento da operação contra sua vontade e agora estaria vazando as mensagens como forma de retaliação. Caso não pedisse o afastamento ele teria sido fritado junto com o irmão.
    A coincidência de datas é bastante sugestiva, Diogo pede afastamento em abril e poucas semanas depois o Intercept recebe um gigantesco vazamento que veio a luz.
    O “ponto de virada” que teria levado Diogo a vazar as mensagens teria sido a reclamação disciplinar aberta contra ele pelo Dias Toffoli na corregedoria nacional do MP, após manifestação de Diogo publicada no site “O Antagonista”.
    Enquanto Moro tenta criar uma cortina de fumaça sobre um hacker que nunca existiu, internamente começa uma nova “caça as bruxas” dentro da lava-jato, onde todos começam a desconfiar uns dos outros numa avalanche que ninguém sabe onde vai terminar.
    Até o momento o vazamento prejudicou somente as principais figuras da operação, porém não vazou nenhuma mensagem dos irmãos Diogo

    e Rodrigo, justamente os que faziam o “serviço sujo” através das delações premiadas e eram o “elo frágil” que já estava prestes a ser fritado.

    Fontes:

    https://www.conjur.com.br/2019-abr-14/cnmp-abre-reclamacao-disciplinar-diogo-castor-mattos

    https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/03/raquel-dodge-abre-crise-com-procuradores-depois-de-enquadrar-lava-jato.shtml

    https://apublica.org/2018/05/de-cada-lado-do-balcao-um-castor-de-mattos/

    Tudo em família: procurador que poderia rever a Lava Jato é primo de um dos acusadores

    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/tudo-em-familia-procurador-que-poderia-rever-a-lava-jato-e-primo-de-um-dos-acusadores-de-lula-por-joaquim-de-carvalho/

    https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/filha-do-presidente-do-stj-ataca-procurador-da-lava-jato-moleque-inconsequente/

    https://www.conjur.com.br/2019-jun-13/defesa-lula-alega-suspeicao-procurador-denunciou

    https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI299813,101048-Procurador+Diogo+Castor+de+Mattos+sai+da+forcatarefa+da+Lava+Jato

    https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2019/04/06/procurador-diogo-castor-pede-desligamento-da-forca-tarefa-da-lava-jato.ghtml

    https://contraponto.jor.br/procurador-diogo-castor-se-afasta-da-lava-jato/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador