Como comprar ações na Bolsa de Valores

O Mercado de Ações é um ambiente da Bolsa de Valores muito procurado por quem quer investir e busca rentabilidades mais atraentes do que as encontradas na renda fixa.

Neste mercado, são negociados papéis de grandes empresas como Vale, Ambev, Itaú, Petrobras, entre outras. Ao comprar uma ação, o investidor se torna um acionista da empresa e passa a ter alguns direitos de um sócio, como a participação nos lucros da instituição. Claro que de maneira proporcional à quantidade de ações que possui.

Além de ganhar com a distribuição de lucros, o investidor também pode lucrar com a oscilação dos papéis. Ou seja, vender ações por um preço superior ao de compra e lucrar com a diferença. Nesse caso, quanto mais a ação se valorizar, mais o investidor ganha.

Essa possibilidade de obter bons ganhos com a negociação de ações atrai muitos investidores interessados em aprender como comprar ações, dúvida que será respondida nos próximos tópicos.

O que é uma ação

Antes de entender como comprar ações, é preciso saber o que de fato são esses papéis. Uma ação é um parte de uma empresa. Quando um investidor compra uma ação ele  adquire para si um pedaço daquela instituição. Por exemplo, se você comprar ações da Ambev, você estará se tornando um sócio e consequentemente poderá receber parte dos lucros.

Uma ação pode ser de dois tipos diferentes:

  • Ação preferencial: esse tipo de papel dá ao acionista preferência no recebimento de dividendos.

  • Ação ordinária: o investidor que possui ações ordinárias tem direito a voto nas assembleias da empresa.

Agora que você entendeu o que são ações, você verá qual é o caminho para comprar esses papéis.

Passo a passo para comprar ações

1. Defina objetivos

Antes de comprar ações, você precisa saber o qual é o seu objetivo nesse mercado. Quer fazer uma viagem? Comprar um carro? Quitar um financiamento? O que você pretende fazer com o dinheiro que ganhar?

Isso precisa estar bem claro na sua mente. Com objetivos bem traçados você terá maiores chances de tomar decisões acertadas de acordo com o que busca conquistar. Além disso, quando você sabe onde quer chegar, poderá saber qual caminho te levará até lá.

2. Trace estratégias

Depois de definir seus objetivos, o próximo passo é traçar suas estratégias para alcançar o que almeja no melhor tempo possível. Ter seu caminho bem desenhado também vai te ajudar a manter o foco e a disciplina, dois pontos essenciais para o sucesso de todo investidor.

3. Abra conta em uma corretora de valores

Para negociar ações na Bolsa, você vai precisar ter conta em uma corretora de valores. Procure uma instituição que te ofereça segurança, bom atendimento e taxas justas. Isso vai tornar sua experiência no universo dos investimentos muito melhor.

4. Atente-se ao mercado

Você já sabe que o preço das ações pode variar, o detalhe é que isso pode acontecer por vários motivos. Por isso, é muito importante ficar atento ao que acontece no mercado para encontrar boas oportunidades e analisar tudo o que pode afetar seus investimentos.

5. Conte com o apoio de profissionais

Investir em ações na Bolsa de Valores não é um bicho que sete cabeças, mas também não é a tarefa mais simples do mundo. Por isso, contar com a ajuda de profissionais do mercado mesmo que você não seja iniciante pode contribuir muito para o seu sucesso.

Buscar conhecimento também é uma atitude chave para fazer bons investimentos. Entender conceitos, conseguir desenvolver estratégias inteligentes e saber identificar tendências poderá te ajudar muito em sua jornada.

 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador