Comunidade internacional perde a confiança no Brasil com governo Bolsonaro, diz pesquisadora

Junto com Estados Unidos, país participou esta semana de conferência na Colômbia e assinou compromisso de combate ao terrorismo

O novo chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, durante entrevista coletiva no Palácio do Itamaraty.

Por Eduardo Maretti

Na RBA

Passou quase despercebida pela imprensa de grande circulação no Brasil a participação do país na 3ª Conferência Ministerial Hemisférica de Luta contra o Terrorismo. O evento aconteceu em Bogotá, na Colômbia, na segunda-feira (20). O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, representou o governo do país, que assinou compromisso de combater o terrorismo, enquanto os Estados Unidos enviaram ao encontro um membro do alto escalão do governo Donald Trump, o secretário de Estado Mike Pompeo, um linha-dura em questões diplomáticas e de segurança nacional.

“Grupos terroristas transnacionais, incluindo o Hezbollah, apoiado pelo Irã, ainda estão ativos no Hemisfério Ocidental. A III Conferência Ministerial de Luta contra o Terrorismo de hoje é outro passo importante no fortalecimento de nossos esforços coletivos para combater essas perigosas ameaças à liberdade na região”, disse Pompeo, segundo reportagem do site Congresso em Foco.

Participaram do encontro 18 países. Além de Brasil e EUA, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, República Dominicana, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia.

As nações divulgaram um comunicado conjunto no qual reverberam expressamente a posição norte-americana, ao expressar “sua preocupação com as atividades que redes do Hezbollah continuam a realizar em algumas áreas do hemisfério ocidental”. O documento saúda “as ações recentes de Estados da região no sentido de contra-arrestar as atividades das redes do Hezbollah. Também instaram outros governos a buscar formas mais efetivas de tratar dessa ameaça”.

Para Miriam Gomes Saraiva, pesquisadora do departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a mudança radical da diplomacia brasileira com o governo de Jair Bolsonaro – mais uma vez demonstrada no evento de Bogotá – está “acabando com a confiança” que o Brasil cultivou ao longo de décadas em sua diplomacia.

Em sua opinião, o Brasil, com o atual governo, em relação aos reflexos em sua imagem internacional, faz algo semelhante à Argentina quando iniciou a Guerra das Malvinas (1982). “O Brasil com Bolsonaro está fazendo um pouco isso. É uma coisa que não existia no Brasil, essa extrema-direita retrógrada. Conservadora seria um elogio. Retrógrada nos costumes, agressiva. Isso não existia”, diz.

A mudança na tradição diplomática brasileira é visível em sua posição de alinhamento incondicional aos Estados Unidos e o governo Donald Trump. “Antes de Bolsonaro, o Brasil sempre evitou assumir posições claras sobre quem considera terrorista, sobretudo por causa da Colômbia, para não classificar as Farcs como grupo terrorista”, explica.

Para Miriam, a repercussão da participação do Brasil na Conferência contra o terrorismo terá consequências se “o governo brasileiro pegar isso e vocalizar em relação ao Oriente Médio, se começar a classificar grupos do Oriente Médio como terroristas”, o que ainda não aconteceu após a conferência, embora o governo brasileiro já tenha apoiado os EUA em seu ataque que, no início de janeiro, matou o general iraniano Qassem Soleimani. “Aí começa a ter repercussão, respostas, consequências, e pode afetar relações econômicas. Mas enquanto ficar aqui na América, não passa nada”, afirma a pesquisadora, em entrevista à RBA.

Leia também:  Indígenas do Médio Solimões denunciam falta de remédios e testes para Covid-19

Como avalia o compromisso assinado em Bogotá e a participação do Brasil?

Antes de Bolsonaro, o Brasil sempre evitou assumir posições claras sobre quem considera terrorista, sobretudo por causa da Colômbia, para não classificar as Farcs como grupo terrorista. As Farcs deixaram de ser um grupo armado e assinaram um acordo de paz, embora o ELN (Exército de Libertação Nacional) continue fazendo oposição armada. A Colômbia, secundada pelos Estados Unidos, sempre teve interesse em que os países da região tivessem uma posição mais dura e mais abrangente sobre terrorismo, incluindo como terroristas diferentes grupos armados de oposição, o que não acontecia.

Com a mudança de governos na região, isso foi se tornando mais fácil e vem sendo costurado há algum tempo. Com a questão do Irã, ficou mais evidente a “necessidade” de adotar uma posição mais abrangente sobre terrorismo e condená-lo. Se antes o Brasil tinha como terroristas a Al Qaeda, o Daesh (Estado Islâmico) e ponto, essa nova definição inclui grupos como Hezbollah e outros que lutam armados em terceiros países, que é o que acontece no Oriente Médio e se relaciona a quem os Estados Unidos querem pegar: o governo iraniano. O Brasil mudou e seguiu a indicação norte-americana e colombiana.

Participaram 18 países da conferência na Colômbia. O que essa lista revela? O Uruguai, por exemplo, não participa.

O México, a Nicarágua também não, assim como Cuba, obviamente. Os países que têm governos mais à esquerda não estão na lista, com exceção da Argentina, cujo governo foi eleito recentemente. A Argentina está com uma posição de não abandonar as formalidades. Ela segue no Grupo de Lima, por exemplo. Prefere participar e argumentar contra, dentro dessas instituições, do que sair. De fato, os países mais à esquerda não estão nesse grupo que se reuniu na Colômbia.

Claramente os países da conferência são na maioria apoiadores de ideário alinhado aos Estados Unidos, tirando a Argentina…

Tem governos aí que não são necessariamente alinhados. A Argentina é um. Costa Rica mais ou menos, Equador e Panamá mais ou menos. Canadá tem muitas semelhanças, mas muitas brigas também com os Estados Unidos. Mas a maioria sim. Certamente Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Paraguai, Peru, que não é desalinhado mas também não é tão evidentemente alinhado, porque está numa situação interna muito instável, e não tem muito tempo para exercer política externa. Mas é um pessoal mais à direita aí na lista, com exceções.

Que repercussão a presença do Brasil nessa conferência pode ter no médio ou longo prazo, se é que não tem no curto também?

Olhe, não deve ter muita repercussão no curto prazo. Essa informação nem saiu com destaque em jornais de grande circulação. Como quando o Brasil pediu afastamento da Celac, na semana passada.

Mas qual país latino-americano, ou americano de forma geral, a assinatura desse acordo pode prejudicar? A relação com quem? Com ninguém. A relação com a Venezuela já é horrível, com Cuba também. Então não chega a afetar. Vai afetar se o governo brasileiro pegar isso e vocalizar em relação ao Oriente Médio. Se começar a usar esses critérios para classificar grupos do Oriente Médio que lutam em terras alheias como terroristas, aí começa a ter repercussão, respostas, consequências, e pode afetar relações econômicas. Mas enquanto ficar aqui na América não passa nada.

Leia também:  Caso Witzel: Ministro manda investigar vazamento de informações da PF

Na crise Irã-Estados Unidos, Bolsonaro deu uma declaração considerada um acinte à tradição diplomática brasileira, atribuindo ao Irã o caráter de terrorismo. Que consequências isso pode gerar?

Bolsonaro falou muito rápido, mas falar essas maluquices ele fala. Neste caso foi mais grave porque, seguindo o que ele falou, o Itamaraty publicou uma nota referendando. Quando ele falou que o Alberto Fernández (presidente da Argentina) era “esquerdalha” o Itamaraty não falou nada. Mas quando falou que o Irã incentivava e dava apoio ao terrorismo na região, soltaram uma nota, o que foi grave. Por isso a diplomacia brasileira em Teerã foi chamada. Até agora não teve consequências, em termos de comércio, consequências dessa natureza, mas pode vir a ter, dependendo de como o assunto se desenvolva.

O secretário de Estado Mike Pompeo participou da conferência em Bogotá e disse que “grupos terroristas transnacionais, incluindo o Hezbollah, apoiado pelo Irã, ainda estão ativos no Hemisfério Ocidental”. Ao seguir os Estados Unidos, o Brasil concorda com a “linha dura” de Pompeo, o que não aconteceria em anos anteriores…

Mike Pompeo tem esse perfil e certamente impulsiona e organiza esses encontros. Ele claramente classificou o Hezbollah como terrorista, mas Bolsonaro, na declaração dele, já tinha insinuado. Há grupos que o Irã, de um jeito ou de outro, financia. Às vezes para desestabilizar um governo, mas às vezes para apoiar um governo. No caso da Síria, o Hezbollah estava apoiando um governo instituído. No caso do Líbano muitas vezes também. Depende das circunstâncias. No caso do Iraque, alguns apoiavam o governo iraquiano.

Os grupos que são ligados a um Estado não eram historicamente chamados de terroristas, e agora estão sendo. Os que eram “terroristas” inicialmente, Al Qaeda e Estado Islâmico, não lutavam a mando de país nenhum, eram sem nacionalidade. Por isso, ao dizer que o Estado Islâmico é terrorista, não tem nenhum Estado que você possa afetar. Mas é diferente se você fala de grupos ligados ao Irã ou à Arábia Saudita que fazem luta armada em países dos outros.

Como avalia a mudança radical de posição da diplomacia brasileira?

Foi completamente radical. Teria que ver para a frente o que vai acontecer. Se o Irã e o Trump se acalmam e não tocam no assunto da crise Irã-EUA, e eles não parecem muito dispostos a se enfrentar, pode até ser que esse assunto fique na gaveta e não tenha muita relevância. Mas se acontecer um atentado, alguma violência, aí assim, a posição do Brasil pode vir à tona.

Digamos que Bolsonaro não se reeleja. Não se sabe nem se vai acabar o mandato. Mas se o próximo presidente for de oposição, ele vai rever tudo isso ou vai inercialmente manter aquilo que está escrito e talvez rever se tiver problemas? De todo modo, o problema das mudanças na diplomacia é que essas coisas vão sendo incorporadas. Não é tão simples, depois, dizer que tudo o que foi dito nos últimos quatros anos caiu, que é para apagar. Porque Bolsonaro é um governo. Quem fala – sobretudo o que o Itamaraty escreve – não é o Bolsonaro, é a personalidade jurídica Brasil, o Estado brasileiro. Ou o próximo presidente faz uma autocrítica, revê tudo e diz que nada disso foi verdade, ou ele vai mudando lentamente de acordo com as circunstâncias.

Leia também:  Pode dar certo. De vez em quando dá errado, por Alon Feuerwerker

Mas as outras nações não estarão desconfiadas do Brasil? As relações não se tornarão mais difíceis?

Sim. Essas marcas vão ficando “arquivadas”. Por exemplo, o Brasil hoje já não está lutando para ser membro permanente no Conselho de Segurança da ONU. Digamos que o próximo presidente eleito, Lula por exemplo, reivindique um lugar no Conselho de Segurança. Vai haver mais resistência. Quando a Argentina fez a guerra das Malvinas, dali para a frente nenhum país nunca mais especulou a possibilidade de a Argentina ser membro do Conselho Permanente do Conselho de Segurança. “Um país que invade um outro, como assim?”

O Brasil com Bolsonaro está fazendo um pouco isso, acabando com a confiança. Mesmo com outro presidente, podem falar: “e se na eleição seguinte esse sujeito volta?” É uma coisa que não existia no Brasil, essa extrema-direita retrógrada. Conservadora seria um elogio. Retrógrada nos costumes, agressiva. Isso não existia. Nem mesmo com os militares. Eles fizeram ditadura numa época em que havia ditadura em muitos países na região, o Brasil não era o único. E eles não eram particularmente agressivos no que dizia respeito aos costumes.

E também não diplomaticamente…

Também não diplomaticamente. O que incomodava diplomaticamente era o que acontecia dentro do Brasil, mas não o que se falava para fora, que o Itamaraty segurava. O que falava para fora era um discurso razoável, melhor que o do Bolsonaro. A preocupação que gerava, sobretudo entre os europeus, eram as torturas e a ditadura dentro do país. Bolsonaro não, ele joga no discurso para fora também. Esse negócio de Goebbels. O ex-secretário de Cultura travestido de Goebbels? Isso é horrível. Saiu em jornais mundo afora. Depois, quando você disser “olha, não quer fazer um acordo com esse país?”, é difícil de recompor relações nessas circunstâncias. Essa é a herança que o Bolsonaro vai deixar para o presidente seguinte.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

6 comentários

  1. Esta longa entrevista é um verdadeiro chover no molhado, primeiro no título aparece uma tal de “comunidade internacional” que simplesmente não existe isto. Segundo não explica porque a Argentina que teoricamente teria um viés mais a esquerda participou desta imensa farsa.
    Em resumo, nada de novo.

  2. A propósito, o PT errou em quê mesmo?

    Dados baseados em fontes institucionais citadas no final:

    1. Produto Interno Bruto:
    2002 – R$ 1,48 trilhões
    2013 – R$ 4,84 trilhões

    2. PIB per capita:
    2002 – R$ 7,6 mil
    2013 – R$ 24,1 mil

    3. Dívida líquida do setor público:
    2002 – 60% do PIB
    2013 – 34% do PIB

    4. Lucro do BNDES:
    2002 – R$ 550 milhões
    2013 – R$ 8,15 bilhões

    5. Lucro do Banco do Brasil:
    2002 – R$ 2 bilhões
    2013 – R$ 15,8 bilhões

    6. Lucro da Caixa Econômica Federal:
    2002 – R$ 1,1 bilhões
    2013 – R$ 6,7 bilhões

    7. Produção de veículos:
    2002 – 1,8 milhões
    2013 – 3,7 milhões

    8. Safra Agrícola:
    002 – 97 milhões de toneladas
    2013 – 188 milhões de toneladas

    9. Investimento Estrangeiro Direto:
    2002 – 16,6 bilhões de dólares
    2013 – 64 bilhões de dólares

    10. Reservas Internacionais:
    2002 – 37 bilhões de dólares
    2013 – 375,8 bilhões de dólares

    11. Índice Bovespa:
    2002 – 11.268 pontos
    2013 – 51.507 pontos

    12. Empregos Gerados:
    Governo FHC – 627 mil/ano
    Governos Lula e Dilma – 1,79 milhões/ano

    13. Taxa de Desemprego:
    2002 – 12,2%
    2013 – 5,4%

    14. Valor de Mercado da Petrobras:
    2002 – R$ 15,5 bilhões
    2014 – R$ 104,9 bilhões

    15. Lucro médio da Petrobras:
    Governo FHC – R$ 4,2 bilhões/ano
    Governos Lula e Dilma – R$ 25,6 bilhões/ano

    16. Falências Requeridas em Média/ano:
    Governo FHC – 25.587
    Governos Lula e Dilma – 5.795

    17. Salário Mínimo:
    2002 – R$ 200 (1,42 cestas básicas)
    2014 – R$ 724 (2,24 cestas básicas)

    18. Dívida Externa em Relação às Reservas:
    2002 – 557%
    2014 – 81%

    19. Posição entre as Economias do Mundo:
    2002 – 13ª
    2014 – 7ª

    20. PROUNI: 1,2 milhões de bolsas distribuídas

    21. Salário Mínimo Convertido em dólares:
    2002 – 86,21
    2014 – 305,00

    22. Passagens Aéreas Vendidas:
    2002 – 33 milhões
    2013 – 100 milhões

    23. Exportações:
    2002 – 60,3 bilhões de dólares
    2013 – 242 bilhões de dólares

    24. Inflação Anual Média:
    Governo FHC – 9,1%
    Governos Lula e Dilma – 5,8%

    25. PRONATEC: 6 Milhões de pessoas beneficiadas

    26. Taxa Selic:
    2002 – 18,9%
    2015 – 14,25%

    27. FIES – 1,3 milhões de pessoas com financiamento universitário

    28. Minha Casa Minha Vida – 1,5 milhões de famílias beneficiadas

    29. Luz Para Todos – 9,5 milhões de pessoas beneficiadas

    30. Capacidade Energética:
    2001 – 74.800 MW
    2013 – 122.900 MW

    31. Criação de 6.427 creches

    32. Ciência Sem Fronteiras: 100 mil beneficiados

    33. Mais Médicos (Cerca de 14 mil novos profissionais): 50 milhões de beneficiados

    34. Brasil Sem Miséria: Retirou 22 milhões da extrema pobreza

    35. Criação de Universidades Federais:
    Governos Lula e Dilma – 18
    Governo FHC – zero

    36. Criação de Escolas Técnicas:
    Governos Lula e Dilma – 214
    Governo FHC – 0
    De 1500 até 1994 – 140

    37. Desigualdade Social:
    Governo FHC – Queda de 2,2%
    Governo PT – Queda de 11,4%

    38. Produtividade:
    Governo FHC – Aumento de 0,3%
    Governos Lula e Dilma – Aumento de 13,2%

    39. Taxa de Pobreza:
    2002 – 34%
    2012 – 15%

    40. Taxa de Extrema Pobreza:
    2003 – 15%
    2012 – 5,2%

    41. Índice de Desenvolvimento Humano:
    2000 – 0,669
    2005 – 0,6992
    2012 – 0,730

    42. Mortalidade Infantil:
    2002 – 25,3 em 1000 nascidos vivos
    2012 – 12,9 em 1000 nascidos vivos

    43. Gastos Públicos em Saúde :
    2002 – R$ 28 bilhões
    2013 – R$ 106 bilhões

    44. Gastos Públicos em Educação:
    2002 – R$ 17 bilhões
    2013 – R$ 94 bilhões

    45. Estudantes no Ensino Superior:
    2003 – 583.800
    2012 – 1.087.400

    46. Risco Brasil (IPEA):
    2002 – 1.446
    2013 – 224

    47. Operações da Polícia Federal:
    Governo FHC – 48
    Governo PT – 1.273 (15 mil presos)

    48. Varas da Justiça Federal:
    2003 – 100
    2010 – 513

    9. 38 milhões de pessoas ascenderam à Nova Classe Média (Classe C)

    50. 42 milhões de pessoas saíram da miséria

    FONTES:

    47/48– http://www.dpf.gov.br/agencia/estatisticas

    39/40– http://www.washingtonpost.com

    42 – OMS, Unicef, Banco Mundial e ONU

    37 – índice de GINI: http://www.ipeadata.gov.br

    45 – Ministério da Educação

    13 – IBGE26 – Banco Mundial

  3. Façamos uma cartilha para exibição diuturna.
    No mais, creio que a taxa de desigualdade social não teve queda de 2.2% no governo FHC, posto que foi o período de maior empobrecimento da população.

  4. O comentario do Poivre é muito bom, pois trás a realidade para a discussão. Muita gente tem caido na armadilha da narrativa. A narrativa tem sido o ponto de partida de muita das refutações. Porém acho

  5. Continuando: Porém a única forma de destruir a narrativa é trazê-la para a realidade. Os dados de realidade são essenciais. Como já disse em algum lugar: os vampiros se fragmentam e dissolvem a Luz do sol. Por enquanto nos obrigam a ficar dentro da caverna.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome