Congresso dos EUA inicia 2º processo de impeachment contra Trump

Apesar do andamento do processo, Trump não deve perder o cargo antes do fim de seu mandato, em 20 de janeiro. Mas, a medida pode impedir que o republicano concorra novamente à Presidência

Foto: Alex Brandon/AP Photo

Jornal GGN – Há menos de 10 dias de deixar a Casa Branca, o presidente americano Donald Trump, lida com o início de um segundo processo de impeachment. A Câmara dos Deputados dos EUA vota nesta segunda-feira, 11, o pedido dos democratas, informou a Folha de S. Paulo.

A oposição pede o afastamento do republicano por incitação à insurreição e à violência, a partir de suas declarações sobre uma possível fraude nos resultados da eleição presidencial,  que ocorreu em novembro passado. Trump perdeu a chefia dos EUA para o democrata Joe Biden. 

“Ele, deliberadamente, deu declarações que encorajaram ações ilegais. Incitada pelo presidente, uma multidão invadiu o Capitólio de forma ilegal, atacou equipes de segurança, ameaçou membros do Congresso e o vice (…) e se engajou em atos violentos, mortais, destrutivos e sediciosos”, diz a petição.

Os democratas já haviam solicitado que o vice Mike Pence aplicasse a 25ª Emenda, para que Trump fosse derrubado do comando da Casa Branca, sob a justificativa de incapacidade. A proposta, no entanto, foi barrada pelos republicanos e deve ser votada hoje no plenário da Câmara. 

Apesar do andamento do processo de impeachment, Trump não deve perder o cargo antes do fim de seu mandato, em 20 de janeiro. De acordo com a reportagem, a medida tem um objetivo maior: impedir que o republicano concorra novamente à Presidência. 

Nos EUA, o impeachment prevê a perda de mandato e a proibição de que o réu volte a ocupar cargos federais. Sendo que este último, depende apenas de uma votação por maioria simples após a condenação.

O processo pode seguir mesmo após o republicano deixar o governo. Ainda, caso aprovado, Trump poderá ainda perder os benefícios dados a ex-presidentes, como aposentadoria, plano de saúde e segurança particular.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ih, o grande “profeta” da extrema-direita sendo impedido? Simbolismo interessante.

    Resta saber qual seria a consequência disso: pá-de-cal no conservadorismo? Ou será que os fanáticos seguidores ficarão ainda mais inflamados? No último caso, nem dá para imaginar no que isso vai dar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador