Categories: EconomiaNotícia

Copom não indica os próximos rumos para a Selic

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central decidiu não apresentar as possíveis definições para a taxa Selic. De forma geral, os membros do comitê acreditam que o cenário da inflação continuará em baixa, se não ocorrer nenhuma eventualidade na economia brasileira.

 

Conforme o item 24 da ata da reunião, divulgada na última terça-feira (7) pelo Banco Central: “Todos avaliaram que, na ausência de choques adicionais, o cenário inflacionário deve revelar-se confortável. Entretanto, o maior nível de incerteza da atual conjuntura gera necessidade de maior flexibilidade para condução da política monetária, o que recomenda abster-se de fornecer indicações sobre os próximos passos da política monetária.”

 

No dia 1º de agosto, foi anunciado que a Selic se manteria em 6,5% ao ano, continuando com o menor percentual desde o início da série histórica do Bacen, em 1986. Esta situação continua dificultando o rendimento da poupança, portanto o investidor brasileiro precisa buscar melhores aplicações para o seu dinheiro.

 

Algumas das alternativas são os investimentos de renda fixa. Essa modalidade podem ser ofertada por instituições financeiras, como empresas de financiamento, bancos ou até mesmo o governo.

 

O investidor que aplica dinheiro na renda fixa, de certa forma, estará emprestando dinheiro para essas instituições, que utilizam o dinheiro para financiar suas atividades. Em troca, o investidor recebe de volta o valor aplicado acrescido dos juros.

 

Além de serem opções práticas, investir em renda fixa também permite ter a mesma segurança da poupança, pois vários títulos são assegurados pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Ou seja, caso o banco que emitiu o título quebre, o investidor possui a garantia de receber o dinheiro de volta, desde que o valor ressarcido esteja no limite de R$250 mil reais por CPF e por instituição financeira, mas com limite de R$1 milhão a cada 4 anos.

 

Os títulos de renda fixa mais conhecidos no mercado são:

  • CDB

  • Tesouro Direto

  • LCI e LCA

 

CDB

A sigla CDB significa Certificado de Depósito Bancário e é um dos investimentos de renda fixa mais conhecidos do mercado. Esses títulos são emitidos por bancos como forma de captação de recursos com o objetivo de financiar suas atividades. Em troca, o investidor recebe seu dinheiro de volta, acrescido dos juros, no prazo combinado.

Existem 3 tipos de títulos do CDB: prefixado, pós-fixados e híbridos.

  • Prefixado: Para esses títulos, o valor a ser resgatado ao final do investimento é estabelecido no momento da compra.

  • Pós-Fixado: Já neste tipo de título, a remuneração é atrelada a um indexador da economia, que em muitos casos é o CDI.

  • Híbrido: Esses títulos possuem um percentual fixo somado à variação de um indexador econômico.

 

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um investimento de renda fixa muito conhecido pela sua segurança e liquidez. Isto quer dizer que é possível resgatar o dinheiro aplicado a qualquer momento.

 

Quando o governo precisa financiar as dívidas internas e precisa de dinheiro, então é disponibilizado no mercado os títulos do Tesouro. O investidor que realizar a compra desses títulos estará emprestando dinheiro para o governo, recebendo em troca o capital inicial acrescido de juros.

 

Essa relação com o governo é bastante segura, pois a chance de haver um calote é muito baixa. Além da segurança, os títulos públicos também oferecem rentabilidades interessantes, mesmo com o desconto do Imposto de Renda.

 

LCI e LCA

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são investimentos de renda fixa emitidos por bancos ou corretoras. Quando o investidor compra um título desta natureza, ele está emprestando dinheiro para a instituição financeira utilizar em financiamentos no ramo de imóveis ou agropecuário.

 

O que chama bastante atenção nas Letras de Crédito é a isenção no Imposto de Renda para pessoas físicas. No entanto, não é interessante utilizar esta vantagem como único fator decisório na escolha do investimento.

 

Além desses 3 investimentos citados acima, existem outros que possuem ótimas rentabilidades. No entanto, o investidor precisa sempre alinhar suas expectativas e objetivos financeiros na hora de construir uma carteira de investimentos diversificada.

Redação

Redação

Recent Posts

Senado vai recorrer da decisão de Zanin que suspendeu desoneração da folha

Enquanto isso, STF já tem placar de 3 a 0 para manter a suspensão de…

31 minutos ago

PF e FBI enquadram Mauro Cid para mais esclarecimentos sobre joias sauditas

Ex-ajudante de ordens da Presidência presta novo depoimento sobre o caso nesta sexta-feira (26)

1 hora ago

Uma escravidão portuguesa, com certeza, por Urariano Mota

Presidente de Portugal, Rebelo afirmou que o seu país é responsável por crimes realizados durante…

2 horas ago

A última chibatada da Marinha no lombo de João Cândido, por Hugo Souza

Sobre a revolta de Marcos Olsen com a possibilidade de inscrição do nome do líder…

3 horas ago

Observatório da dengue: Vacinação é ampliada para 625 municípios

Cidades contempladas ficam localizadas em seis estados e foram definidas a partir de uma lista…

4 horas ago

Gabriel Yuji Kuwamoto Silva (1996-2024), por Daniel Afonso da Silva

A turma onde encontrei Gabriel era ampla, vasta, criativa, complexa, diversa e plural. Mas, ao…

4 horas ago