Covid-19 pode matar milhões na África sem ação imediata, diz chefe da ONU

"Ainda podemos prevenir o pior da África, mas sem uma mobilização maciça teremos milhões e milhões de pessoas contaminadas", disse

Do RFi

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, diz que teme “milhões e milhões” de casos de coronavírus na África, onde os jovens não serão poupados. Ele pediu aos países ricos que ajudem o mundo em desenvolvimento, por eles mesmos.

Guterres disse à RFI que a África deve ser a prioridade da comunidade internacional, pois o continente tem os recursos para combater a pandemia de Covid-19.

“Noventa por cento dos casos estão nos países do G20, que detêm 80 por cento da economia global. Eles não deveriam estar trabalhando sozinhos, cada um no seu canto, mas de maneira coordenada para encontrar tratamentos e vacinas para colocar à disposição do mundo”, disse ele.

Guterres diz que pelo menos três trilhões de dólares, cerca de 10% do PIB mundial, são necessários para retardar a disseminação do coronavírus para países vulneráveis ​​no Sul Global.

Ele apoiou o apelo do presidente francês Emmanuel Macron à comunidade internacional para tornar o continente africano sua principal prioridade.

“Não é uma crise financeira como em 2008”, disse ele.

Segundo dados publicados pela União Africana, existem 3.924 casos de Covid-19 na África e 117 mortes registradas em 46 países.

“A África precisa urgentemente de kits de teste, máscaras, ventiladores, roupas de proteção para os profissionais de saúde”, disse Guterres. “Ainda podemos prevenir o pior da África, mas sem uma mobilização maciça teremos milhões e milhões de pessoas contaminadas, o que significa milhões de mortes ”, acrescentando que a crescente população jovem da África não será poupada.

Mutação do coronavírus

Segundo Guterres, o risco de sofrer uma mutação no coronavírus é maior, dada a rapidez com que está se espalhando globalmente.

“Como o vírus sofre mutação, todo o investimento que estamos investindo em vacinas será inútil, porque o vírus viajará do sul para o norte. Portanto, é do interesse de países do norte ajudar o sul ”, disse ele à RFI.

Ele acrescentou que o G20 poderia coordenar a ajuda para a África, em termos de suprimentos de saúde, tratamentos médicos e pacotes financeiros.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dreadlocks, the Time ia Now
    (Gladiators)

    I had a vision last night
    That I was walking on a street of gold
    The street that I saw
    Is where I and I should have been
    So let’s unite and stand up and fight for our rights

    Dreadlocks, the time is now
    Stand up fight for your rights
    Or you ain’t gonna get your culture, Man
    Roots Natty, don’t give up – hold on
    If I am wrong
    Be not afraid to say so
    Is there any difference between the human race?
    We are all of one skin
    Same blood, same soul
    But there are some who think
    Dreadlocks don’t count

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador