Covid-19: São Paulo deve enfrentar pico de casos ainda este ano, afirma secretário

Para Edson Aparecido cenário é consequência do afrouxamento das medidas de contenção contra a transmissão da doença, como o isolamento social

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Jornal GGN – A cidade de São Paulo enfrentará o pior cenário da pandemia da Covid-19 neste fim de ano, segundo a avaliação do secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido. De acordo com ele, o caso é consequência do afrouxamento das medidas de contenção contra a transmissão da doença, como o isolamento social. Confira:

do Poder 360

Ano terminará no pico da pandemia na cidade de São Paulo, afirma secretário

por Guilherme Waltenberg

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, prevê um cenário negativo para o fim de ano na capital paulista. Ele acredita que a cidade alcançará um novo auge no número de casos -superando os números de julho.

Ele aponta algumas causas. Relaxamento da população quanto às medidas de isolamento social, redução no uso de máscaras e retorno da vida social, especialmente entre os jovens.

“A media móvel de 7 dias mais avançada que tivemos foi em julho, com 19.748. Estamos chegando ao final de dezembro a 20 mil casos na media móvel. Estamos chegando no numero superior ao que tivemos no pico da pandemia”, afirmou.

Para frear as altas, ele destaca uma campanha de comunicação que será colocada nas ruas nos próximos dias. Mas não descarta novas medidas de isolamento. O termo “lockdown”, porém, não foi dito pelo secretário.

A vacinação é a esperança para que o quadro atual não degringole. Caso contrário, ele calcula que o pico da 2ª onda será entre os meses de maio e junho.

O único ponto que Aparecido considera positivo do atual cenário é que, na sua avaliação, a carga viral das pessoas que foram contaminadas recentemente seria menor do que aquela observada nos primeiros momentos da pandemia.

Confira a entrevista completa concedida pelo secretário ao Poder360 (26min28seg).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome