Covid: Governo brasileiro acha “prematuro” debater distribuição da vacina

Jornal GGN – É destaque em O Globo desta quarta (29) a informação de que o governo brasileiro, sob Jair Bolsonaro, acha que é cedo demais para começar a discutir o planejamento da distribuição da vacina contra coronavírus.

O País está testando duas vacinas em fase adiantada: a de Oxford, com a Fiocruz, e a da empresa chinesa Sinovac, com o Instituto Butantan. Em tese, se tudo der certo, o Brasil teria milhares de doses garantidas.

Segundo O Globo, o “Ministério da Saúde informou, por meio de sua assessoria, que o Brasil tem tradição em distribuir 19 tipos de vacinas diferentes pelo SUS, e que esse conhecimento será utilizado no caso do imunizante que deverá existir contra a Covid-19.” Antecipar o debate sobre a distribuição, agora, seria “prematuro”, porque não se conhece os “detalhes das vacinas” para “debater a logística ou os critérios de imunização.”

Ao jornal, Felipe Carvalho, coordenador da Campanha de Acesso a Medicamentos da ONG Médicos sem Fronteiras no Brasil, disse que alguns países, mesmo aqueles com tradição em vacinar, podem enfrentar problemas porque a “logística se soma a uma questão geopolítica, em que países mais ricos estão comprando os primeiros lotes, mesmo que eles talvez não estejam no pico da doença.”

“Fala-se muito da distribuição justa, primeiro para profissionais de saúde e depois para populações mais vulneráveis. Mas é preciso levar em conta grupos com menos acesso à saúde, como comunidades e refugiados, como prioritários”, comentou. “Há um desafio político sobre produção, preço, como os países estão agindo sobre essas vacinas… É uma corda bamba entre a cooperação internacional e o cada um por si.”

O Brasil tem, hoje, 2.484.649 casos confirmados e 88.634 mortos por Covid-19.

Redação

Redação

View Comments

  • O cara nomeou uma cupincha inepta para chefiar uma representação do ministério que por ora usurpa no estado de Pernambuco. O milico tem cara de idiota, mas sabe comer pelas beiradas.

    E ainda pagamos pra esses canalhas se formarem, não fazerem chongas e, armados, nos ameaçarem e reprimirem. E, no fim dos seus dias, mamarem uma boa grana do erário. Até bem poucos, até as netas "adotadas".

    Canalhas!

Recent Posts

Roberto Jefferson deve voltar à prisão após informe de hospital

Internado desde 2023, o ex-deputado apresenta quadro estável para receber alta; Alexandre de Moraes manteve…

8 horas ago

Lula lembra trabalho da Embrapa na luta contra a fome

Presidente esteve em evento que marcou aniversário de 51 anos de fundação da empresa de…

9 horas ago

Embrapa celebra aniversário fechando acordos estratégicos

Termos de cooperação englobam participação de ministérios e instituições para desenvolver projetos em torno do…

10 horas ago

O legado de 50 anos da Revolução dos Cravos que o partido Chega quer enterrar em Portugal

Arcary explica a "embriaguez social e política que deixa o mundo completamente fascinado" trazida pela…

10 horas ago

Análise: Pagamento de dividendos da Petrobras é vitória do mercado

Valor distribuído pela estatal só não é maior do que o montante pago durante o…

10 horas ago

Reforma tributária: governo define alíquotas e propõe cashback para mais pobres

Fazenda prevê IVA de 26,5% sobre produtos e serviços, exceto os alimentos da cesta básica;…

11 horas ago