CPI do SwissLeaks-HSBC deve ser instalada, sem assinaturas do PSBD

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Nenhum senador do PSDB assinou ainda o pedido de abertura da Comissão. O partido que mais angariou assinaturas foi o PT.

Jornal GGN – O pedido de abertura da CPI do SwissLeaks-HSBC foi lido nesta sexta-feira (27) no Senado, para investigar as denúncias das contas secretas no banco da Suíça. A sugestão foi do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que conseguiu 33 assinaturas, seis a mais que o mínimo necessário para a criação de uma comissão. Até agora, confirmaram 31 senadores, o que pelas contas já confirma a abertura.

O partido que angariou mais assinaturas para a abertura das investigações foi o PT, com oito parlamentares. E, até agora, nenhum senador do PSDB assinou o requerimento.

Ao contrário de seus discursos contra a corrupção, o ex-candidato à presidência Aécio Neves, o senador que deverá comandar a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Aloysio Nunes, e o senador Álvaro Dias nãi assinaram o pedido da CPI.

De acordo com o requerimento, a Comissão terá 11 integrantes titulares e seis suplentes, com um prazo de 180 dias de duração. Os parlamentares têm até a meia-noite desta sexta-feira para incluir ou retirar seus nomes.

O objetivo da CPI é investigar as contas secretas de brasileiros na filial do HSBC em Genebra. Randolfe Rodrigues defende que o Ministério da Fazenda e o Ministério da Justiça obtenham o nome de todos os brasileiros na lista, para investigar as possíveis condutas ilícitas.

O senador do PSOL afirmou que o interesse é suprapartidário e não busca “fomentar disputas” entre as siglas, e sim “desmantelar pela raiz” o esquema criminoso. “Esse escândalo é de dimensão mundial. De acordo com o Financial Times, trata-se do maior caso de evasão fiscal do mundo. É necessário que o parlamento brasileiro também se manifeste e instaure um procedimento de investigação”, disse Randolfe.

Saiba quais são os 31 senadores que já assinaram o pedido de abertura da CPI:

Gleisi Hoffmann (PT-PR)

Humberto Costa (PT-PE)

Jorge Vianna (PT-AC)

José Pimentel (PT-CE)

Lindbergh Farias (PT-RJ)

Paulo Rocha (PT-PA)

Regina Souza (PT-PI)

Walter Pinheiro (PT-BA)

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)

Randolfe Rodrigues (Psol-AP)

Marcelo Crivella (PRB-RJ)

Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)

João Capiberibe (PSB-AP)

Lídice da Mata (PSB-BA)

Roberto Rocha (PSB-MA)

Romário (PSB-RJ)

Roberto Requião (PMDB-PR)

Rose de Freitas (PMDB-ES)

Waldemir Moka (PMDB-MS)

Cristovam Buarque (PDT-DF)

Reguffe (PDT-DF)

Telmário Mota (PDT-RR)

Hélio José (PSD-DF)

Omar Aziz (PSD-AM)

Otto Alencar (PSD-BA)

Sérgio Petecão (PSD-AC)

Magno Malta (PR-ES)

Gladson Cameli (PP-AC)

José Medeiros (PPS-MT)

Davi Alcolumbre (DEM-AP)

Wilder Morais (DEM-GO)

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

88 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ninguém do PSDB assinou? Mas

    Ninguém do PSDB assinou? Mas como? Não estou entendo. Um partido composto pela nata da nata dos homens probos se abster numa investigação tão importante? 

    Mais dias, menos dia, cai a casa dos hipócritas. Ontem foi o  senador Cagado, desculpem a falha, senador Caiado que de forma solene afirmou com relação a denúncia do seu par José Levou um carão da Dilma Agripino Maia : “não podemos pré-julgar”.

    É, mas só o que já fez e faz. Useiro e vezeiro em denegrir o PT e seus hierarcas, a última foi chamar um ex-presidente, hoje uma personalidade mundial, de “bandido frouxo”.

    Esse é o nivel, a qualidade dos que querem mudar o Brasil. 

  2. Daqui do Ceará tem dois

    Daqui do Ceará tem dois milionários, Tasso Jereissati e Eunicio Oliveira,  que não assinaram, Nenhuma suspeita a priori, mas que põe a gente de orelha em pé, isso põe. Quem não deve, não teme. 

  3. A primeira providência deve
    A primeira providência deve ser a requisição do material em poder do canalha do UOL. A segunda a publicação de todo o material dele na íntegra para que os jornalistas possam fazer seu trabalho auxiliando informalmente a CPI.

    1. Aliás está foto é o exemplo
      Aliás está foto é o exemplo melancólico da auto promoção de.um rejeitado.

      Está foto tem potencial de virar meme: basta colocarem no lugar da nota de real a foto da P36, logo do FMI, logo da Petrobrax, capa da Privataria Tucana, lâmpada apagada, etc.

  4. Aleluia ! Conseguiram ! Mas

    Aleluia ! Conseguiram ! Mas pq será que aqueles que mais “lutam” contra a corrupção no Brasil, não quiseram assinar. Mas já devem estar estudando um modo para que a CPI não avance . Magina !!!!!!! Que falta de respeito para c/ eles. Estão passando recibo, como sugeriu o JB Costa, eu acredito !

    1. Qual o liame de uma lista com

      Qual o liame de uma lista com 8.000 clientes bancarios com corrupção? Esses oito mil são funcionarios publicos?

      Só funcionario publico pode ser corrompido e guardar dinheiro de corrupção.

      1. E qual seria o seu liame com

        E qual seria o seu liame com os componentes da lista ? E em que momento eu disse, por favor, que todos seriam funcionários públicos ou deputados. Aliás, não me canso de dizer que se somente os políticos fossem ladrões e/bandidos, o Brasil seria uma maravilha. Acredito, prá seu governo, que a maioria da lista seja de sonegadores de impostos, aqueles que batem no peito e dizem: O Brasil tem impostos Suiços e serviços de 5º mundo. São os piores bandidos, podes crer !

  5. Meus parabéns aos que

    Meus parabéns aos que assinaram. Não tem como essa CPI emperrar. Ela encontra eco em várias partes do mundo, em países que, inclusive, já começaram a investigação dos seus criminosos. 

  6. CPI que tucano não quer

    Nassif,

    Esta CPI, caso não seja pessimamente conduzida como foi a de CCachoeira, certamente acenderá muitos holofotes não somente na trincheira tucana.

    O volume da evasão fiscal é espetaculoso e não é ambiente prá gente “dura e tesa”. Já enviei vários e-mails a respeito do assunto e, até hoje, não obtive nenhum retorno, qualquer que fosse ele, um fato inteiramente fora da normalidade.

    A CPI do SwissLeaks-HSBC tem todos os elementos prá se tornar a repetição do universo da CPI do Banestado.

  7. Não se importam com o que vão

    Não se importam com o que vão pensar deles…

    Eles não precisam do povo!

    Precisam daqueles que têm dinheiro na suiça!

  8. Abismo entre discurso e prática: o PSDB e o caso SwissLeaks-HSBC

    A partir dessa matéria, escrevi o seguinte texto em meu Facebook, que reproduzo aqui:

    O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL, requereu a abertura de CPI para a apuração do caso SwissLeaks-HSBC. O senador conseguiu até o momento a adesão de 33 senadores, seis além dos que seriam necessários para a criação da CPI.

    O partido que mais contribuiu com assinaturas para a criação da CPI foi o “partido mais corrupto do Brasil”, o PT, com oito parlamentares. Como o PT possui 12 cadeiras, quase 70% de sua bancada assinou o requerimento.

    A nota triste do episódio é que, ao menos até agora, nenhum senador do “partido mais honesto do Brasil”, o PSDB, honrou o requerimento com sua assinatura, nem mesmo os “campeões da moralidade” Aécio Neves, Álvaro Dias e Aloysio Nunes. Repito: nenhum senador do PSDB assinou o requerimento. E olha que o PSDB possui quase tantos senadores quanto o PT. São 10 senadores. Provavelmente possuem fortes razões para não assinar. Cada um sabe onde o calo lhe aperta.

    A grande mídia, que somente escandaliza os casos de corrupção que, de alguma forma, envolvam petistas e seus aliados, praticamente nada publica sobre o assunto. Então, é possível que muitos sequer saibam do que se trata.

    O nome é uma referência à Wikileaks, organização sueca que vaza informações confidenciais dos governos. SwissLeaks-HSBC é, assim, literalmente, o “vazamento sueco do HSBC”, constituindo-se num gigantesco vazamento de dados bancários de clientes do banco HSBC, em Genebra, talvez o maior vazamento do tipo ocorrido na história da Suíça. O vazamento permitiu dar nome e individualizar as contas secretas, numeradas, que o banco mantém, e que são utilizadas para sonegação de impostos, evasão de divisas de diversos países e lavagem de dinheiro.

    Aliás, esse é o único propósito de todos paraísos fiscais: autorizar o roubo da riqueza dos países, indevidamente apropriada por seus piratas modernos – rentistas, políticos e empresários inescrupulosos -, o que ocorre na forma de evasão fiscal. O país onde o pirata fez fortuna, através do suor dos trabalhadores e da exploração da riqueza natural, não vê um pingo de retorno na forma de impostos ou mesmo através de reinvestimento na produção.

    Ganha o país do paraíso fiscal, ganham os bancos que realizam o serviço sujo de limpar o dinheiro e ganham os inescrupulosos piratas. Perde o povo e os miseráveis de todo o mundo.
    Sabe-se que mais de 9 mil contas de brasileiros milionários, ou bilionários, figuram na lista. O único jornalista brasileiro que teve acesso à lista, Fernando Rodrigues, não a divulga, apenas pinçando os nomes que ele próprio julga adequado publicar.

    Como esse jornalista possui ojeriza ao PT e simpatia pelo PSDB, alguns suspeitam que diversos nomes ligados a esse partido constam da lista. A manobra é tão vil que outro jornalista brasileiro, mais sério, Amaury Ribeiro Jr, autor do livro “Privataria Tucana”, requereu sua desfiliação da entidade de jornalistas investigativos que concedeu exclusividade ao Fernando Rodrigues.

    Aparentemente, o PSDB possui um discurso contra a corrupção, principalmente do ex-candidato à presidência Aécio Neves, que não reflete a realidade de sua prática. Aliás, essa contradição entre discurso e prática é uma constante nesse partido, bastando analisar os sucessivos governos paulistas, o governo mineiro com Aécio e, indo um pouco mais para trás, o governo federal com Fernando Henrique Cardoso.

    As redações da grande imprensa funcionam mais ou menos assim: para os tucanos, a leniência mesmo com as provas mais evidentes, como no caso da compra de votos para a reeleição, e determinação expressa para não envolver o nome do ex-presidente FHC nas notícias sobre a Operação Lava-Jato.

    Para os petistas, se o ascensorista terceirizado de uma estatal errar o andar solicitado, grita-se impeachment e exige-se a aplicação de punição com o rigor da teoria do domínio do fato.

    Se a CPI do caso SwissLeaks-HSBC realmente funcionar, é possível que tenhamos uma revoada no ninho dos tucanos.

    1. Coincidência ou não, são os

      Coincidência ou não, são os mesmos  senadores do “partido mais honesto do Brasil”, o PSDB, que votaram pela extinção da CPMF à época. 

  9. PiG-psdb é a organização mais corrupta do Brasil!

    Rico ladrão é herói para o partido da “elite” branca e rica.

    É óbvio que tem peixe graúdo do PiG-psdb nesta patifaria.

    Querem varrer a safadeza para debaixo do tapete.

  10. DNA da Corrupção no caso HSBC

    É como Teste de Investigação de Paternidade, quem se nega a fazer o exame de DNA reconhece ser pai da criança ( CORRUPÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL). Que dúvida!

    Quem gosta deste tipo de comparação medicina / capital ,é o Sr. Armínio Fraga. … Usou-a muito nos discursos eleitorais.

  11. O PSDB estão certo, estão

    O PSDB estão certo, estão cumprindo a lei.

    Em direito não tem algo que diz que “ninguém é obrigado a criar provas contra si”

    Está certo o PSDB.

    Mande esse petralhas catar coquinho.

    No meu não, cidadão !

  12. Olha só: até o DEM teve

    Olha só: até o DEM teve senadores seus assinando.
    É, se alguém ainda tinha alguma dúvida do envolvimento de tucanos mesmo depois do silêncio da mídia, acho que agora não tem mais.

    O partido mais podre do país sempre posando de moralista: esse é o PSDB.

  13. Bastante interessante

    Bastante interessante a lista de assinantes. 

    Quase ninguém do PMDB e só a metade dos petistas, e justamente os “vazados”.

    Mas está na cara que essa CPI aí é fogo-de-encontro. Não querem investigar bosta nenhuma.

    Até porque, a Receita, o COAF e outros órgãos do Executivo teriam, se quisessem investigar, acesso a esses dados via acordos internacionais contra lavagem de dinheiro.

    Quero ver convocarem esse pessoal do executivo para dizer na CPI porque não foram atrás dos dados disponibilizados há dois anos por outros governos, como o da França.

    O Randolfe está certo, aproveitou a deixa para jogar gasolina no circo.

    1. Humm … Tucanus apertadus

      Humm … Tucanus apertadus diversionista no blog. Meu caro, que tal pedir pro seu amigo FR pra divulgar o listão completo e acabar logo com essa masturbação sonegadológica?

      1. Assim

        Não sou tucano nem petista.

        Mas, pelas declarações do Ministro do governo do PT hoje, de que criar emprego custa muito caro e que taxar grandes fortunas não é bom para o país, acho que aqueles que são contra o neo-liberalismo tem que começar a rever suas posições políticas.

        Ficar querendo dizer que este governo não é neo-liberal, começa a ser atestado de burrice.

        1. então só pode ser do DEMO ou

          então só pode ser do DEMO ou do PP. Ou simplesmente um chato que quer aparecer e ficando mudando de nick. Por acaso vc já foi um “sopa de letrinhas” ?, como dizia, acho que o JB (não o ilmo juiz)

  14.  
    O Janot “já mandou dizer

     

    O Janot “já mandou dizer para o ‘Never’ &$ os demais inimputáveis da Casa Grande que podem esquecer de vazamentos”!…

    ###################

    Janot pedirá só abertura de inquéritos contra políticos

    ANDRÉIA SADI
    SEVERINO MOTTA
    GABRIEL MASCARENHAS
    Da Folha de São Paulo
    DE BRASÍLIA
    27/02/2015 02h00

    O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve pedir ao STF (Supremo Tribunal Federal) apenas aberturas de inquéritos –e não fazer denúncias diretas– contra os políticos suspeitos de participar do esquema de corrupção na Petrobras.
    A informação foi confirmada à Folha por três pessoas que têm acesso a investigadores da Operação Lava Jato.
    (…)

    FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/02/1595542-janot-pedira-so-abertura-de-inqueritos-contra-politicos.shtml

    ####################

    … Enquanto os DEMoTucanos ‘Never’, (S)erra, aGRIPEno [Suína] Maia et caterva riem à beça da nossa ‘cara de banana’, eu vou ouvir é Wagner!…

      1. Marta Suplicy à muito tempo

        Marta Suplicy à muito tempo se bandeou para a turma de golpistas.

        Se estiver em cima do muro é a mesma coisa.

        Não fará falta alguma!

  15. A Banca não brinca!

    A Banca não brinca!  Há quanto tempo estes fatos estão em banho-maria por aqui sem ações efetivas ?

    Sejamos cautelosos e observemos.  A abertura do processo foi excelente para expor os hipócritas, mas daí a avançar… Tenho dúvidas!

    De toda forma, o ambiente está fervilhando com a avidez por escândalos e descobertas, que nossa querida mídia alimenta constante e consistentemente.  Pode ser que este apelo popular dê algum fôlego a esta Comissão.

    A ver…

  16.  
    … Até que enfim um

     

    … Até que enfim um Procurador Geral da República “prudente, cauteloso”… E “desconfiado”! E, de quebra, “não vazador”!

    ENTENDA a sacanagem seletiva!…

    #################

    (…)
    Segundo interlocutores, Janot quer manter um ”padrão linear” para as peças que tratam das autoridades. A ideia seria dar o tratamento mais isonômico possível para evitar eventual acusação de exploração política do caso.
    Outra questão diz respeito à linha de corte para solicitação de inquérito. Políticos que aparecem lateralmente, citados por delatores que “ouviram dizer”, devem ficar de fora do alvo da PGR.
    (…)

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/02/1595542-janot-pedira-so-abertura-de-inqueritos-contra-politicos.shtml

     

    ##############

     

    … É muita sacanagem!…

  17.  
    O Janot já disse: “Fica,

     

    O Janot já disse: “Fica, [Aécio] ‘Never’!”…

    ##################

    (…)
    Outra questão diz respeito à linha de corte para solicitação de inquérito. Políticos que aparecem lateralmente, citados por delatores que “ouviram dizer”, devem ficar de fora do alvo da PGR.
    (…)

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/p...

    #################

    … Isso é que é “puteiro cheiroso”!

    Perdão às meretrizes!

  18. DEMORÔ

       Orra, até que enfim funciono esse motor véio! O mais impressionante disso são os tucanalhas Aécio e Álvaro dias: “arautos da moral e dos bons costumes” não assinarem! Puxa vida! Decepcionô a galéra dotô! rssssss

  19. MÁFIA BRASILEIRA
    O PSDB não é um partido. É um grupo mafioso.
    De CACHOEIRA A YUSSEF e o PIG, com tentáculos espalhados por todo o pais, inclusive no JUDICIÁRIO.
    CAMORRA e COSA-NOSTRA que se cuidem!!!

  20. Dinheiro? Ao portador pertence.

    Latiu, rosnou, escoiceou. Quando os holofotes iluminaram sua cara, Aécio, o aético, que bradava pela decência, tirou seu time de campo. Contas secretas na Suíça? No comment.  Onde se esconde o dinheiro do Aécio, do FHC, do Serra, de sua amantíssima filha Verônica, da liderança da passeata tucana em março, a marcha golpista? Qui lo sa?

  21. Não se iludam

    Não me surprenderá se a referida CPI ao final não sirva somente como objeto de barganha, concluindo seus trabalhos no ostracismo, com um relatório de duas páginas: “Encaminhe-se aos órgãos competentes para apuração das denúncias…”. Gaveta!

    Incrível como a percepção deste povo, mesmo com amostras estrúxulas dia após dia, ainda acredita no alcance da Justça desta terra aos poderosos.

    Ela vem, mas somente quando é do interesse deles mesmo, e mesmo assim, sempre enviesada (Moro e Barbosa)

  22. Culpa do PT

    Culpa do PT, claro…

     

    Ponha um petista como culpado para ver… Todos assinarão na hora…

     

    Mas… as caudas estão ‘alienadas’…

     

     

  23. Toda a LISTA do SUIÇALÃO na REDE

    QUE CPI QUE NADA !!!  Queremos é toda a LISTA do SUIÇALÃO na REDE; na ÍNTEGRA, sem edição. Só assim passaremos o BRASIL A LIMPO.

  24.  
    Suplemento da patifaria

     

    Suplemento da patifaria ‘Pigal’! Falta, agora, perguntar ao “ilibado” DEMoTucano Ronaldo Caiado se o deputado petista e o atual ministro da Justiça merecem a presunção da inocência concedida ao DEMoTucano aGRIPEno [Suína] Maia!

  25. O caso HSBC é apenas a ponta

    O caso HSBC é apenas a ponta da  transferência de recursos para o exterior, seja depositando em conta ou comprando  algo. A CPI deve começar investigano desde dos anos 50

  26. CPI do SwissLeaks-HSBC deve ser instalada, sem assinaturas do PS

    SUÍÇALÃO, SUÍÇALÃO, SUÍÇALÃO, SUÍÇALÃO, SUÍÇALÃO, SUÍÇALÃO, SUÍÇALÃO, SUÍÇALÃO, SUÍÇALÃO, SUÍÇALÃO, SUÍÇALÃO, SUÍÇALÃO, SUÍÇALÃO, SUÍÇALÃO, SUÍÇALÃO, SUÍÇALÃO,

  27. CPI do swiss laks HSBC

    A MESMA JUSTIÇA DO LAVA JATO ESTA HOMOLOGANDO A INOCENCIA DE ALI BABA E OS 8.600 LADROES,AINDA BEM QUE NAO VOU VIVER BASTANT5E PARA VER COMO ESSA sujeira vai acabar,perguntado o papa o que ele achava de tudo isso ele foi taxativo,prendam todos ou soltam todos.,o que voce acha sr,ali baba,tambem conhecido entre os escribas falantes como boca mole.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador